Síndrome Respiratório Agudo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biossegurança para uma possível epidemia de gripe
Advertisements

Secretaria Municipal de Saúde Fundação Municipal de Saúde
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
H1N1 Gripe Suina.
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Vírus.
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
SARS, sigla para Severe Acute Respiratory Syndrome ou SRAG, sigla para Síndrome Respiratória Aguda Grave.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Hospital de Clínicas – UFPR
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
Dengue Dengue.
Gripe Influenza A H1N1.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
Doenças causadas por vírus
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O VÍRUS DA GRIPE A (H1N1)
E.E Camilo Bonfim Rubéola
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
HERPES.
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
Macaé, 23 de Janeiro de 2013.
Gripe Suína.
Portal da Saúde OMS/WHO Gripenet
Esclarecimentos referentes às medidas
Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
H1N1 Gripe A O que é? Medidas de prevenção Plano de contingência
DOENÇAS VIRAIS.
GRIPE sempre deve ser combatida
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NA UNB
Prevenção da Gripe A (H1N1)
Gripe A.
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
O que é Influenza A(H1N1)?.
GRIPE sempre deve ser combatida
INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM
Vamos Falar sobre… SIDA.
Professora: Ludmila Olandim de Souza
GRIPE A.
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
Cuidado com a GRIPE!.
Vacinação contra gripe
O QUE É A GRIPE A. O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Prevenção da Gripe A Orientações para a concepção de um Plano de Contingência.
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
GRIPE = INFLUENZA.
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Gripe Suína/Gripe A Ofélia 07/07/2009.
Gripe Suína Influenza A (H1N1)..
De julho de 2009 Gripe Suína o que é?????? É uma doença respiratória aguda altamente contagiosa freqüente em porcos. Esses animais podem ser infectados,
 Trabalho realizado por:  Dora Santos Nº6  Pedro Alves Nº20  Área de Projecto 8ºC  Prof.: Pedro Francisco Escola Básica 2/3 José Maria dos Santos.
INFLUENZA Apresentação 31/08/2009 Apresentaçao: Mariza Grimmer de Almeida Rondon, MD, MPH CAP 2.1.
EVD PREPAREDNESS AND RESPONSE TRAINING PACKAGE Capacities at Points of Entry 1 |1 | Capacidades nos Pontos de Entrada.
Grandes epidemias: um passado presente
INFLUENZA A (H1N1) GRIPE SUÍNA.
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
INFLUENZA A (H1 N1)‏ HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. INFLUENZA A (H1 N1) HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA – PAREDES Coordenação do plano Avaliação das condições das instalações.
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Transcrição da apresentação:

Síndrome Respiratório Agudo (SRA)

Síndrome Respiratório Agudo (SRA) é o nome que a Organização Mundial de Saúde dá à epidemia que começou por ser Pneumonia atípica. (Em Inglês: Severe Acute Respiratory Syndrome, SARS)

A SRA é uma doença respiratória cuja aparição foi recentemente anunciada na Ásia (Guandong, China), América do Norte e Europa.

Sintomas:  Começa geralmente com febres superiores aos 38ºC.  Outros sintomas: - dor de cabeça; - sensação geral de incomodo; dor no corpo.  Algumas pessoas podem apresentar pequenos problemas respiratórios.  Depois de 2 a 7 dias, os doentes podem apresentar tosse seca e problemas em respirar.  Causa pneumonia atípica nos pacientes infectados.

Pneumonia Típica/Atípica  A pneumonia típica é uma infecção dos pulmões, onde os alvéolos da zona afectada estão cheios de exsudados, bloqueando a transferência de oxigénio. A radiografia mostra uma zona demarcada.  Na pneumonia atípica o tecido que rodeia os alvéolos incha, colapsando os alvéolos, reduzindo a quantidade de sangue que chega a essa área obstruindo a transferência de oxigénio. A radiografia ao peito mostra uma zona escura sem fronteiras definidas.

Pneumonia Típica Atípica

Como se propaga A principal forma de propagação parece ser o contacto físico entre pessoas. A maioria dos casos surgiu em: pessoal hospitalar que entraram em contacto com pessoas com este síndrome; - pessoas que vivem com indivíduos infectados; pessoas que tiveram contacto directo com material infectado (por exemplo com secreções respiratórias).

 As formas potenciais de transmissão da doença são, entre outras o contacto com a pele ou com objectos contaminados e posterior contacto com olhos, nariz e boca.  A contaminação de um espaço pode ocorrer quando o doente espirra ou tosse. Pequenas partículas infectadas podem cair sobre o próprio ou sobre outras pessoas ou sobre superfícies. É provável que o SRA possa propagar-se mais amplamente por meio do ar ou outras formas que por enquanto se desconhece.

A possível causa do SRA Os investigadores detectaram um coronavirus (“corona” lat= coroa) desconhecido nos indivíduos com SRA. Considera-se que seja este o responsável por esta síndrome. . Coronavirus

Recomendações dos serviços de saúde  Para pessoas que estão a pensar viajar para zonas afectadas pelo SRA (China, Hong-Kong, Singapura, Hanoi e Toronto) e cuja viagem não seja essencial é aconselhado adiarem a viagem até próximo aviso. Para pessoas que já estão a viajar em zonas contaminadas: -É recomendado o lavar frequente das mãos visto ser um veículo de transmissão; -Evitar aglomerados de pessoas.  Para pessoas que pensam estar infectadas com SRA: -Consultar um profissional de saúde informando-o se fez viagens para zonas afectadas ou se esteve em contacto com pessoas com os sintomas.

Para mais informações: - Dr. Chandana Samaranayake MD Clinical Specialist- Protective Measures For Prevention Of SARS Infection www.cdc.gov www.who.int www.cnn.com.br/2003/saude/03/19/pneumonia/ www.sapo.pt