2 April, 2017 Dica da Semana Cipa Vícios no Volante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dynapac presents a series of new pneumatic tyred rollers
Advertisements

DIAGNÓSTICO VEICULAR.
ANIP MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES
Motores. Foto cortesia da DaimlerChrysler Motor do Jeep Grand Cherokee 2003.
MÓDULO lV SISTEMA DE SUSPENSÃO
Cicloturismo.
- Engenharia de Produção -
Sistema de transmissão de tratores agrícolas
Mecânico automotivo Freios Convencionais
T= F X D Concepção do veículo. Multiplicação de força.
Objetivo: Propiciar aos participantes a conhecer os componentes dos circuitos de freios, bem como sua dinâmica de funcionamento e as particularidades.
Mecânico Automotivo Freios Convencionais
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Mecânico automotivo – freios convencionais Aula 2 – Freios a tambor.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 06 – EQUIPAMENTOS.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA TRANSMISSÃO
AULA TÉCNICA TRANSMISSÃO
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA TRANSMISSÃO
AULA TÉCNICA TRANSMISSÃO
Procedimentos de Segurança
APRESENTA.
Motor de 2 tempos 1ºTempo : A mistura gasolina-ar explode e empurra o êmbolo para baixo, uma nova mistura entra no cárter pela janela de admissão. O êmbolo.
- DSS - DIALOGO SEMANAL DE SEGURANÇA
Roseli Oliveira da Silva
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
Motores de Combustão Interna
SMS PETROBRAS.
COMO FUNCIONA A DIREÇÃO DO CARROS
Questões - Física Prof.: Haroldo Candal.
Produtos de Alta Performance. Desenvolvidos para Você! 1 COMPRESSORES PORTÁTEIS 150Q – 185Q – 200Q.
AULA TÉCNICA TRANSMISSÃO INSTRUTOR: SCOPINO.
INFORMATIVO TÉCNICO Saiba como obter bom funcionamento e
Plantão da Manutenção – Edição 04
Motor Otto Produzido por Raphael Cambas
Todos os dias acontecem acidentes de trânsito em algum lugar
Curso: Técnica administrativa Trabalho elaborado por: Paula Alexandre
AULA TÉCNICA TRANSMISSÃO
TUDO SOBRE PNEUS
Sistema de Lubrificação dos Motores de Combustão Interna
SEGURANÇA PESSOAL NO TRÂNSITO
Condução fora do asfalto
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Abril
TREINAMENTO Pós-Vendas John Deere Brasil – Todos os direitos reservados. Material elaborado em Outubro/2008. A John Deere Brasil reserva-se ao direito.
Direção Defensiva.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 04 – COMO MEDIR.
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE MOTOR VW A AR TEMA DE HOJE: INTRODUÇÃO.
Motores a combustão interna e a Transmissão de sua potência
Manutenção.
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
A01 Prof. Nilton Ferruzzi Prof. Nilton Ferruzzi.
Jovem Aprendiz Mecânica Automotiva
Controles da Cabine.
15 October, 2017 Dica da Semana Cipa Vícios no Volante.
Transcrição da apresentação:

2 April, 2017 Dica da Semana Cipa Vícios no Volante

Vícios e Manias ao Volante 2 April, 2017 Vícios e Manias ao Volante

2 April, 2017 EMBREAGEM Muitos brasileiros deixam o pé apoiado sobre o pedal da embreagem quando dirigem. É um dos vícios mais comuns e difícil de ser superado. As alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de oito para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal e separar o disco de embreagem do platô. O pé constantemente apoiado sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%. Descansar o pé sobre o pedal da embreagem é um vício que provoca o desgaste prematuro dos componentes do sistema

2 April, 2017 MÃO NA ALAVANCA Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente. Dirigir com a mão apoiada sobre o câmbio força o trambulador e seus terminais, provocando desgaste prematuro.

2 April, 2017 QUEBRA-MOLAS Outro mau hábito é o de passar em uma lombada transversalmente (cada roda de uma vez). Essa prática pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos. Além disso, provoca maior torção da carroceria, o que pode empenar o monobloco. Passar com o carro atravessado no quebra-molas, uma roda por vez, provoca maior torção na carroceria e pode até empenar o monobloco.

2 April, 2017 BANGUELA Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro em ponto morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção eletrônica, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo.

2 April, 2017 PEGAR NO TRANCO Deve ser evitado em carros com injeção eletrônica, pois, se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de 8 volts. Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e “pular alguns dentes”, quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas. Nesse caso, o prejuízo é grande, pois o motor terá que ser aberto em sua parte superior. Outro problema decorrente deste hábito é que o combustível não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma irreversível o catalisador (os mais baratos custam cerca de R$ 400). Por fim, se for fazer a famosa “chupeta” (ligar uma bateria em bom estado na descarregada), tome cuidado para não inverter os pólos. Isso poderia queimar a central eletrônica, que custa mais de R$ 1.000,00.

Manias que pesam no bolso 2 April, 2017 Manias que pesam no bolso Alguns vícios passam de pai para filho e continuam causando prejuízos. Os problemas vão da postura ao dirigir ao comportamento no trânsito, passando por falsas idéias de economia. ÚLTIMA ACELERADA Motoristas que têm esse hábito antes de desligar o carro não sabem que isso só serve para desperdiçar gasolina e aumentar as chances de danificar o motor. Isso porque o combustível não queimado irá “lavar” o óleo das paredes do cilindro do motor. Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.

2 April, 2017 BRAÇO NA JANELA Além do perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência, pode custar multa bem cara e perda de quatro pontos no prontuário. Motorista que dirige com o braço na janela corre o risco de não conseguir fazer manobra de emergência

2 April, 2017 NÃO ESQUENTE Veículos mais novos, que têm injeção eletrônica, não precisam ser aquecidos antes de entrar em movimento. O sistema programa a lubrificação e a mistura ar/combustível. Além disso, a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado mesmo com o motor frio. HONDA ACCORD V6

2 April, 2017 ESTACIONAMENTO Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto rodas/pneus. Pneu pressionado contra o meio-fio sofre deformação na estrutura

2 April, 2017 SUSPENSÃO Ao ver um buraco na estrada, alguns motoristas têm a péssima mania de frear bruscamente. Com a roda travada, o impacto é muito maior, o que sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de freios. A roda venceria este obstáculo muito mais facilmente, se estivesse em movimento. Atenção com os buracos

2 April, 2017 DIREÇÃO HIDRAÚLICA Não gire o volante com direção hidráulica com o motor desligado. Isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de fluído ou, até mesmo, deslocar a tampa. Mesmo com o motor funcionando, não se deve deixar o volante completamente virado por mais de 15 segundos. Nessa condição, o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica, o que pode causar danos no sistema e ruídos.

2 April, 2017 ENCHENTE Passar por trechos alagados pode ser bastante oneroso para o proprietário do carro, caso o motor aspire água em vez de ar, provocando o calço hidráulico: como o pistão recebe água, que não se comprime, pode travar o motor e entortar as bielas, danificando-as seriamente. Evite passar por locais alagados quando a água ultrapassar a metade da roda. Ao atravessar trechos alagados, aumenta-se o risco de ocorrer calço hidráulico, que é a entrada de água no motor

“Cuide bem do seu carro, e ele cuidará bem de você” 2 April, 2017 “Cuide bem do seu carro, e ele cuidará bem de você” Colaboração do amigo Prof. Dr. Claudinê Paschoeto