Módulo 2 - Noções Gerais de Microeconomia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

Comercialização de Produtos Agroindustriais
CONCEITOS PRELIMINARES
Capítulo 2: Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
FACCAT – Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Taquara
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
OFERTA E DEMANDA II: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
CAPÍTULO 3 Oferta e Demanda
Sumário, aula 6 1) Mercado Curva da Procura Curva da Oferta
Elasticidade e Suas Aplicações
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Capítulo 3: Elasticidades
Análise da Oferta de Mercado
TEORIA ECONOMICA I.
O Modelo da Procura e Oferta
Módulo 4 - Noções Gerais de Microeconomia
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
Análises de Demanda e Oferta
Elasticidades 1.
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
O mercado como mecanismo de alocação de recursos
Turma: ADM 2º semestre noturno
A Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Teoria Econômica AULA 4 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
DEMANDA.
Economia e Mercado 4ª AULA.
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
CURVA IS EQUILÍBRIO NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
Microeconomia – aula 6 Microeconomia para Administração
Teoria da Escolha do Consumidor
MICROECONOMIA.
Prof. Frederico Cavalcanti
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS TEORIA ELEMENTAR DO FUNCIONAMENTO DO MERCADO Prof.. José Stênio Sousa.
Elasticidade e sua Aplicação
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Os Fundamentos da Oferta e da Demanda
Aula 3 Conjuntura Econômica e Estratégia Corporativa
DEMANDA x OFERTA.
INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NO EQUILÍBRIO DE MERCADO
Prof. Claudio Ditticio 1 A eficiência de mercado. Abr 2009 Universidade Paulista - UNIP.
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Teoria Básica de Oferta e Demanda
Teoria da Demanda e Oferta Parte 2
uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;
OFERTA E DEMANDA: COMO O MERCADO TRABALHA
Assuntos preliminares
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Princípios de Microeconomia
A Demanda e seus Determinantes
DEMANDA.
Oferta de Mercado Aula 5.
Oferta e Demanda.
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
Microeconomia Aula 4.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
Prof. Jorge Sant' Anna Teoria da Oferta e do Equilíbrio
Capítulo III - Elasticidades Conceito Elasticidade-Preço da Demanda
Aula 3 – Oferta e Demanda.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Prof. MSc. Elói Martins Senhoras Introdução à Economia Prof. MSc. Elói Martins Senhoras.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Transcrição da apresentação:

Módulo 2 - Noções Gerais de Microeconomia Objetivos: Discutir o processo de formação de preços em mercados de concorrência perfeita e imperfeita. Examinar o processo de maximização de lucros para formas alternativas de estruturas de mercado. Apresentar noções gerais de elaboração e avaliação de projetos.

Capítulo 1 - Oferta e Demanda e Funcionamento dos Mercados Mercado e Determinação de Preços No capitalismo, todas as transações envolvendo compra e venda de mercadorias são intermediadas pelo mercado. Mercado é um arcabouço institucional que permite a realização das trocas.

Capítulo 1 - Oferta e Demanda e Funcionamento dos Mercados Cada economia precisa de um mecanismo para responder às questões fundamentais da economia como: 1. Quais bens e serviços produzir? 2. Como produzir esses bens e serviços? 3. Para quem produzir?

Capítulo 1 - Oferta e Demanda e Funcionamento dos Mercados Dois mecanismos podem ser utilizados para responder essas questões: 1. O governo 2. O mercado Uma Economia mista é uma economia em que o governo e o mercado compartilham as decisões de o que, como e para quem produzir O foco será de como o mercado trata essas questões.

Capítulo 1 - Oferta e Demanda e Funcionamento dos Mercados Em um mercado, o preço desempenha duas funções fundamentais: 1. O preço dá informação 2. O preço dá incentivos Por exemplo: imagine que alguém decida enviar toda produção de aço do país para região norte e toda produção de café para o sul. Com isso, o alto preço do café na região norte pode informar que o produto está escasso naquela região.

Capítulo 1 - Oferta e Demanda e Funcionamento dos Mercados Além do mais, esse alto preço pode representar um incentivo para que alguém produza o café na região norte. Ou seja, através o sistema de preços, o mecanismo de mercado pode organizar a produção e distribuição de bens e serviços.

Determinação de Preços O que determina os preços de mercado? A Oferta e a Procura por determinado bem. Os preços de mercado surgem do confronto entre vendedores, que são ofertantes das mercadorias, e os compradores, que são os demandantes dessas mercadorias.

Estruturas de Mercado Alguns mercados são dominados por algumas grandes empresas; outros contêm milhares de vendedores. Um monopólio existe quando tem apenas um vendedor. Um oligopólio existe quando alguns vendedores dominam em um mercado. A concorrência perfeita existe quando há muitos compradores e vendedores, e nenhum vendedor ou comprador, por si só, tem controle sobre o preço.

Estruturas de Mercado

Estruturas de Mercado

Demanda Individual versus Demanda de Mercado A demanda por determinado bem depende de vários fatores: · preço do próprio bem · renda dos consumidores · preço de outros bens · gosto dos consumidores LEI DA DEMANDA: Tudo o mais permanecendo constante (ceteris paribus) a quantidade demandada de um bem aumenta quando o seu preço diminui.

Esquema de demanda

Esquema de Demanda

Curva de Demanda e Equação de Demanda A curva de demanda estabelece uma relação inversa entre os preços de determinado bem e as quantidades que os consumidores estão dispostos a comprar pelos referidos preços, ceteris paribus. Equação da demanda: Q = a - bP Q = quantidade demandada P = preço do bem a e b parâmetros da reta

Curva de Demanda e Equação de Demanda A demanda é uma relação que dá as quantidades de um bem ou serviço que os compradores estariam e seriam capazes de adquirir a diferentes preços. Os indivíduos geralmente estão dispostos a comprar mais quando o preço baixa; a curva reflete isto, porque cai da esquerda para a direita.

Exemplo Pesquisa de mercado indicou o seguinte comportamento para a demanda semanal por barras de chocolate em certa localidade: Q = 26 - 3P Montando o esquema de demanda: E a representação gráfica desse esquema?

Deslocamentos da Curva de Demanda Variáveis que deslocam a curva de demanda: · renda dos consumidores · preço de outros bens · gosto dos consumidores

Deslocamentos da Curva de Demanda Preço da Barra de Chocolate Redução da Renda Aumento da Renda 4 Propaganda Negativa Propaganda Positiva D1 D2 D3 5 14 22 Quantidade de Barras de Chocolate

Deslocamentos da Curva de Demanda Deslocamentos na curva de demanda Quando estamos desenhando uma curva de demanda, as rendas e todos os outros fatores (com exceção do preço) que podem afetar a quantidade demandada têm de ser mantidos constantes. No linguajar do economista, adotamos a hipótese de ceteris paribus - que as outras coisas permanecem constantes.

Deslocamentos da Curva de Demanda Como já destacado, um deslocamento na curva de demanda ( ou seja, uma mudança na demanda) pode ser causado por uma mudança em qualquer uma de uma série de "outras coisas". As mais importantes são: i) a renda; ii) os preços de outros bens relacionados; iii) gostos.

Deslocamentos da Curva de Demanda Deslocamento da demanda devido a renda Quando a renda aumenta, as pessoas podem consumir mais. Para um bem típico ou normal, a curva de demanda se desloca para a direita, quando a renda aumenta, da maneira indicada pela figura. Há exceções a essa regra. Com o aumento de renda, as pessoas podem reduzir o consumo de feijão e batata e comer mais carne, um alimento mais caro que, pelo aumento da renda, passa a ser consumido.

Deslocamentos da Curva de Demanda Nesta situação - quando o aumento de renda produz um deslocamento para a esquerda na curva de demanda por batatas, por exemplo - o bem em questão é um bem inferior. Deslocamento da demanda devido a mudanças de outros preços O deslocamento da demanda devido a mudanças de outros preços dependerá do tipo de relacionamento que o bem em questão possui com os outros bens,

Deslocamentos da Curva de Demanda ou seja, se esses outros bens são complementares ou substitutos. Se os bens são complementares, o aumento no preço de um provoca uma queda na demanda do outro, ou seja, um deslocamento da demanda para esquerda. Se os bens são substitutos, o aumento do preço de um provoca um aumento na quantidade demanda de outro, isto é, um deslocamento da curva de demanda para direita.

Deslocamentos da Curva de Demanda Deslocamento da demanda devido às mudanças no gosto O tempo vai passando e os gostos mudam. Talvez, devido ao maior número de jogos de tênis transmitidos pela televisão, ou como resultado da nova mania de se manter a forma física, mais pessoas estão jogando tênis. Esta tendência aumenta a demanda por raquetes de tênis. O que é demonstrado através de um deslocamento da curva de demanda para direita.

Oferta Individual versus Oferta de Mercado A oferta de determinado bem depende de vários fatores: · preço do próprio bem · preço das matérias primas e dos fatores de produção · tecnologia utilizada LEI DA OFERTA: Tudo o mais permanecendo constante (ceteris paribus) a quantidade oferecida de um bem aumenta quando o seu preço aumenta.

Esquema de Oferta

Esquema de Oferta

Curva de Oferta e Equação da Oferta A curva de oferta estabelece uma relação direta entre os preços de um determinado bem e as quantidades que os produtores estão dispostos a produzir aos referidos preços ceteris paribus. Equação da oferta: Q = c + dP Q = quantidade ofertada P = preço do bem c e d parâmetros da reta

Exemplo Pesquisa de mercado indicou o seguinte comportamento para a demanda semanal por barras de chocolate em certa localidade: Q = 2 + 3P Montando o esquema de demanda: E a representação gráfica desse esquema?

Deslocamentos da Curva de Oferta Variáveis que deslocam a curva de oferta: · preço das matérias primas e dos fatores de produção · tecnologia utilizada Preço da Barra de Chocolate Aumento do Preço do Pó de Chocolate Introdução da Máquina O3 O1 O2 Quantidade de Barra de Chocolate

Deslocamentos da Curva de Oferta Como no caso da demanda, a oferta pode ser afetada por "outras coisas" que mudam com o tempo, produzindo deslocamentos na curva de oferta. Estas "outras coisas" incluem as seguintes: 1.O custo de insumos. Quando o preço de fertilizantes sobe, os agricultores estarão menos dispostos a produzir milho ao mesmo preço, por exemplo. A curva de oferta se deslocará à esquerda.

Deslocamentos da Curva de Oferta 2.A tecnologia. Com a melhora importante na tecnologia, o custo de produção diminuirá. Com um custo menor por unidade, os produtores estarão dispostos a produzir mais que antes, a qualquer preço. A curva de oferta se deslocará para a direita. 3.Condições climáticas. Este fator é especialmente importante para a produção agrícola. Uma seca provocará, por exemplo, uma queda na produção de soja (quer dizer, um deslocamento da curva de oferta à esquerda), e uma geada no Paraná pode causar uma redução na produção de café.

Deslocamentos da Curva de Oferta 4.Os preços de bens relacionados. Da mesma maneira que os bens podem ser substitutos ou complementares no consumo, podem ser substitutos ou complementares na produção. O milho e a soja, por exemplo, são substitutos na produção. Com um aumento no preço do milho, os agricultores serão incentivados a reduzir o plantio de soja e aumentar o de milho. A quantidade de soja que estão dispostos a oferecer a um determinado preço diminuirá: a curva de oferta de soja se deslocará para a esquerda.

Deslocamentos da Curva de Oferta A carne e o couro são complementares. Quando o abate de gado aumenta em resposta a uma demanda maior de carne, a produção de couro aumenta simultaneamente. Assim, um aumento na produção de carne levará a um deslocamento da curva de oferta de couro cru para a direita.

Equilíbrio de Mercado Quando, a determinado preço, a quantidade que os vendedores desejam e podem vender corresponde à quantidade que os compradores desejam e podem comprar, o mercado está numa situação de equilíbrio.

Equilíbrio de Mercado

Encontrando o Preço de Equilíbrio Calculando o equilíbrio a partir das Equações de Oferta e Demanda Demanda Qd = 26 - 3P Oferta Qo = 2 + 3P EQUILÍBRIO: Qd = Qo 26 - 3P = 2 + 3P 24 = 6P  P = 24/6 = 4

Encontrando a Quantidade de Equilíbrio · Qual o valor de Q que equilibra o mercado ao preço P = 4? Como Qd é igual a Qo em equilíbrio use a equação de demanda ou a equação de oferta para encontrar Q. Q = 14

Equilíbrio de Mercado - Ajustamento

A Concorrência Perfeita Em mercados perfeitamente competitivos, quando o preço de mercado está acima do preço de equilíbrio, há excesso de oferta que pressiona o preço para baixo. Quando o preço de mercado está abaixo do preço de equilíbrio, há excesso de demanda que pressiona o preço para cima. Os mercados perfeitamente competitivos são auto-reguladores.

Elasticidade-preço da demanda A elasticidade-preço da demanda mede a intensidade com que a quantidade demandada responde a variações no preço do bem.

Elasticidade-preço da demanda A elasticidade-preço depende de inúmeros fatores tais como: a existência de bens substitutos próximos, o grau de necessidade do bem, o peso do bem no orçamento do consumidor etc.

Elasticidade-preço da demanda Variação percentual da qtde. demandada Variação percentual do preço = Quando a elasticidade-preço da demanda é maior do que um, o bem é classificado como elástico na faixa de preços. Quando a elasticidade-preço da demanda é menor do que um, classificamos o bem como inelástico na faixa de preços

Receita e Elasticidade Bem com demanda inelástica: Aumento de preço implica em aumento da receita total. Bem com demanda elástica: Aumento de preço implica em redução da receita total Preço Q1 Q2 P1 P2 A B D C

Receita e Elasticidade Quando a demanda por certo bem é inelástica, ao longo de determinada faixa de preços, aumentos de preços levam a aumentos na receita total e vice-versa. Quando a demanda é elástica, aumentos de preços levam a quedas na receita total e vice-versa.

Elasticidade da Oferta A elasticidade-preço da oferta mede a intensidade com que a quantidade ofertada de um bem responde à variações no preço do próprio bem.

Elasticidade da Oferta Variação Percentual da Quantidade Ofertada Elasticidade da Oferta = Variação Percentual do Preço Considera-se a oferta elástica (maior do que um) quando a variação na quantidade ofertada é maior do que a variação no preço. Quando a variação na quantidade ofertada é menor do que a variação nos preços (elasticidade menor do que um), a oferta é dita inelástica. A elasticidade da oferta pode ser igual a zero!

Mercado de Produtos Agrícolas no Curtíssimo Prazo Preço O P2 P1 D2 D1 Q1 = Resultado da Colheita Quantidade

Excedente do Consumidor Disposição para Pagar por um BMW

Demanda e Excedente do Consumidor Preço máximo que João está disposto a pagar Preço $ 80.000 Preço máximo que José está disposto a pagar $ 60.000 Preço máximo que Pedro está disposto a pagar $ 40.000 1 2 3 Quantidade de BMWs Excedente de João Excedente de José

Demanda e Excedente do Consumidor O excedente do consumidor pode ser entendido como a diferença entre o montante que os consumidores estão dispostos a pagar por um bem e o que eles efetivamente gastam.

Excedente do consumidor ao preço P1 B C Preço Demanda Quantidade Q1 Excedente do consumidor

Excedente do consumidor ao preço P2 Demanda Quantidade Q1 B P1 P2 D E F Q2 Excedente do consumidor para os novos consumidores Excedente do consumidor Excedente do consumidor adi-cional para os consumidores iniciais

Excedente do consumidor ao preço P2 Duas são as explicações para o aumento de bem estar: A preços menores, os antigos compradores desejam adquirir quantidades adicionais do bem. A preços mais baratos, novos consumidores terão acesso à compra do produto

Excedente do Produtor Excedente do produtor ao preço P1 Preço Oferta B P1 C A Q1 Quantidade

Excedente do Produtor O excedente do produtor é a diferença entre a quantia que os vendedores recebem pela venda de determinada quantidade de bens e o custo de produção destes bens.

Excedente do Produtor Excedente do produtor ao preço P2 Preço Q1 P1 A B C Oferta Quantidade Excedente do produtor Excedente do produtor para os produtores iniciais Excedente do produtor para os novos produtores Q2 D E F P2

Aumentos do Bem-estar Como no caso dos consumidores, duas razões podem ser apresentadas para o aumento de bem-estar: A primeira está relacionada aos ganhos adicionais dos vendedores que já estão no mercado e agora se defrontam com preços mais vantajosos (maiores). A segunda, representa os ganhos dos novos vendedores – aqueles que estavam fora do mercado e que aos preços mais elevados resolveram participar.

A Questão do Bem-Estar A soma dos excedentes do consumidor e do produtor - chamada de excedente total - é usada como medida de bem-estar econômico e como parâmetro para a tomada de decisões.

A Questão do Bem-Estar  Excedente total = Excedente do Consumidor + Excedente do Produtor  Excedente do Consumidor = Valor atribuído ao bem pelos consumidores – Gasto total dos consumidores com o bem  Excedente do Produtor = Receita dos vendedores – Custo de produção do bem  Excedente total = Valor atribuído ao bem pelos consumidores - Custo de produção do bem.