2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,

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Transcrição da apresentação:

2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia, pela arte, pela física, até chegar muito tempo depois ao design e à Internet

Em linguagem corrente, cor tanto designa sensação cromática, como o estímulo que a provoca A rigor o estímulo é a matiz e a sensação a cor Para um estudo aprofundado de cores, seria necessário entender toda a teoria das cores, mas isso nos ajudaria a entender a Web? Qualquer estudo de cor, por mais que oriente e considere os efeitos psicológicos das cores, admite que as sensações de cor podem ser as mais diversas

No entanto, há ainda divisões como Cores quentes: vermelho, amarelo e laranja Para sensações de agitação e euforia Cores frias: azul-turquesa e violeta Para sensações calmas Cores acromáticas: branco, cinza e preto Podem dar sensações quentes ou frias Cores marginais: verde e magenta A sensação que provoca varia de acordo com o que estiver ao redor

Qual é a sensação de cores do Google?

Qual é a sensação de cores do UOL?

As cores podem surgir em síntese subtrativa ou aditiva

Os efeitos luminosos das cores têm três grupos distintos: Cores-luz (vermelho, verde e azul) Cores-pigmento opacas (vermelho, amarelo e azul) Cores-pigmento transparentes (magenta, amarelo e ciano)

CLASSIFICAÇÃO DAS CORES 1) Cor primária ou geratriz Cada uma das cores indecomponíveis que, misturadas em proporções variáveis, produzem todas as cores do espectro solar 2) Cor secundária É aquela formada pela combinação de duas cores primárias 3) Cor complementar É a designação dada à cor secundária que em justaposição com uma cor primária, complementa o espectro solar

Há ainda outras denominações e classificações importantes / curiosas: Matiz Valor ou brilho Croma Cor viva Amarelo-canário Azul-piscina Verde-bandeira …

A IMPORTÂNCIA DE ALGUNS TERMOS Valor Na legibilidade geral de qualquer imagem, página ou composição DICAS: não posicionar informações importantes em áreas escuras, ver diferentes plataformas, testar o monitor com escala de cinza

Brilho e contraste Contrastes baixos podem ser difíceis de ler O segundo plano precisa contrastar com o valor do texto O texto com um segundo plano de granulação de contraste alto pode ser difícil de ler DICAS: Escolher valor similar para as cores dentro do quadro de imagem (contraste claro / escuro) Torne o texto mais largo para que o sólido seja lido em contraste com o granulado Em vez de usar HTML, lembre-se de fazer seu texto uma imagem

Saturação Medida da intensidade da cor A saturação total é preto ou branco Quanto menos saturada a cor no computador mais próximo do cinza se torna DICAS: Utilizar saturação como dispositivo de “interesse”ou para chamar atenção para um texto, botão ou elemento Separar itens na tela por saturação contrastante

Textura e granulação Se a textura tiver muito contraste e granulações evidentes, o texto em tamanhos normais tende a se perder

Unificação de cores Por união de saturação, valor etc Direcionando a imagem para um matiz, tinta, tonalidade, saturação ou valor

Relativização de cores Que cor você vê abaixo? Que cor você vê no centro?

Observações em relação à cor Web X Impressa O padrão CMYK, diferentemente do RGB, trabalha com peças “de processo de quatro cores” translúcidas CMYK é refletiva (luz do sol e reflexão do objeto) Spot color (“tinta na lata”) não está impressa nem na Web RGB é a junção de milhares de combinações de luzes As intensidades, matiz e brilho em RGB possuem valores de 0 a 255 HTML traduz sua cor para hexadecimal Uma cor indexada é uma paleta de cores limitadas de cores RGB Monitores dependem da configuração e browsers podem utilizar “cores seguras”