1 MACROECONOMIA PIB – É a soma expressa em US$, do valor monetário final de bens e serviços produzidos dentro do país, no ano civil. PIB per capita – É.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MACROECONOMIA.
Advertisements

CONTABILIDADE REGIONAL
Negócios Internacionais Capítulo 2.3 O Meio Económico International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc4-1.
O Crescimento Econômico em 2010 e seus Determinantes
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Desigualdade e exclusão Cap. 14
2.3 O Brasil em números 187,7 milhões de habitantes (estimativa IBGE,07/2008) Quinto maior contingente populacional do planeta. 1º China 2º Índia 3º.
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
* 100 anos de tradição focados na produção de aço em mini-usinas e na distribuição de produtos siderúrgicos. * Capacidade instalada de 8 milhões de toneladas.
AGREGADOS MACROECONÔMICOS E IDENTIDADES CONTÁBEIS
ÍNDICES SINTÉTICOS X CONTAS NACIONAIS
Psicologia do Envelhecimento
Os diferentes níveis de desenvolvimento
O REGIME DE JUROS SIMPLES
Outra Regionalização do Mundo
Ministro Paulo Bernardo
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
Goiânia, 16 de dezembro de 2009.
Professora Carol/Geografia
Uma Teoria para a Macroeconomia Aberta
Finanças Públicas BNDES Provas ( 2009 e 2011)
Municípios goianos 2006 Seplan/Sepin Goiânia, 16 de dezembro de 2008.
Macroeconomia André Nascimento.
IDH medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" classificando os países como desenvolvidos (desenvolvimento.
Economia Brasileira_26/02/2007
Farmacêutico Fórum de Tendências Aliança do Brasil Bruno de Paula Rocha São Paulo, 06 de dezembro de 2006.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 PIB TRIMESTRAL DA BAHIA 4º TRIMESTRE 2012 Coordenação de Contas Regionais.
Características e Crescimento da População Mundial.
PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA Maílson da Nóbrega Belo Horizonte, 24 de março de 2008.
GEOGRAFIA.
Paises Emergentes.
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
Produto agregado 2.1 Contas de renda e produto nacional são um sistema de contabilidade utilizado para medir a atividade econômica agregada. A medida do.
Contabilidade Nacional
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Macroeconomia Aula 1.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
BALANÇO DE PAGAMENTOS Conceito: Registro de todas as transações comerciais e financeiras realizadas entre residentes e não-residentes de um país. Documento.
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
C ONTABILIDADE N ACIONAL Aula 1. C ONCEITOS C HAVES PIB – Produto Interno Bruto (GDP) Valor dos bens finais produzidos em um território em um dado período.
Apresentação ao Senado Realizada nos dias 08 a 13 de maio/2015 Analistas consultados: 22 PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS.
Reunião Previsão de Carga para os Estudos de Ampliações e Reforços – PAR , Estudos do Planejamento da Operação Elétrica de Médio Prazo – PEL.
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
VISIBILIDADE do BRASIL
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Micro e Macroeconomia O mundo da economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia se dedica ao estudo do comportamento de pequenas.
Desigualdade Social e Violência
Manchetes de Jornal 16/07/2009 -
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Capítulo 2 : Conceitos Introdutórios
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
Medindo a Renda de Uma Nação
BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA
ECONOMIA BRASILEIRA CONCEITOS BÁSICOS
Políticas de Comércio Exterior Estatísticas. Regionais Paraná Capital Curitiba Área (km²) ,850 Número de Municípios399 População Estimada
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR CURSO DE ECONOMIA MACROECONOMIA I Aula 03 Macroeconomia Básica – Principais variáveis.
Produto Interno Bruto PIB AdrianaJeanKleberKátiaRenilde.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Transcrição da apresentação:

1 MACROECONOMIA PIB – É a soma expressa em US$, do valor monetário final de bens e serviços produzidos dentro do país, no ano civil. PIB per capita – É o PIB dividido pela população Força de Trabalho – população economicamente ativa de 15 a 64 anos Força de Trabalho – população economicamente ativa de 15 a 64 anos. IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – mede o bem-estar da população em três aspectos: - Vida longa e saudável (expectativa de vida) - Conhecimento (escolaridade) - Padrão de vida decente (PIB per capita – PPC). PNB – Produto Nacional Bruto – PIB + movimento externo.

2 MACROECONOMIA A população cresce em média 1,23% ao ano.

3 MACROECONOMIA Projeção da População = 1,23%

4 MACROECONOMIA Expectativa de crescimento populacional – 20 anos

5 MACROECONOMIA Maiores Superávit Balança Comercial

6 MACROECONOMIA Distribuição do PIB em alguns países e localidades

7 MACROECONOMIA Distribuição em algumas cidades (2001)

8 MACROECONOMIA - Em 2050 haverá 32 milhões de pessoas com mais de 100 anos. - Em 2030, 40% da população estará na Terceira Idade.

9 MACROECONOMIA Tributos Vinculados à Seguridade Social

10 MACROECONOMIA Controle exercido pelo Estado - Controle CPMF - D.O.I. - DI PJ - I T R - DIRF - DCTF - DIMOB - Cartão de Crédito - DIF BEBIDAS - I R PF - RENAVAN - Sentenças Judiciais - RAIS - GIA – ESTADUAL - GIA – MODELO B - Monitoramento do Estado sobre entrada e saídas de merc. - SINTEGRA - N F ENTRE ESTADOS - Sinais exteriores de riqueza