A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Micro e Macroeconomia O mundo da economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia se dedica ao estudo do comportamento de pequenas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Micro e Macroeconomia O mundo da economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia se dedica ao estudo do comportamento de pequenas."— Transcrição da apresentação:

1 Micro e Macroeconomia O mundo da economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia se dedica ao estudo do comportamento de pequenas unidades do sistema como famílias, empresas e governos no que se refere a suas decisões e escolhas diante da escassez. A macroeconomia – adota uma visão geral da economia. Em vez de se concentrar na criação de empregos num setor específico, considera o emprego total da economia, incluindo todas as industrias de um país, por exemplo. Assim, compreende as condições econômicas mais amplas

2 A Macroeconomia Desde a publicação da obra “A riqueza das Nações”, a ênfase do estudo econômico estava na microeconomia. Acreditava-se que a economia tinha a capacidade de se auto-regular (mão invisível) de forma a gerar o “pleno emprego” (capacidade de empregar todos os recursos disponíveis de forma eficiente). “Laissez-faire, laissez passer: le monde va de lui même” (“deixa fazer, deixa passar: o mundo anda por si mesmo” O Estudo da Macroeconomia ganhou impulso a partir da década de 30, com John Maynard Keynes.

3 A Grande Depressão e a Transição do pensamento Micro para o Macroeconômico
Até a Grande Depressão de 1930, prevaleceram as idéias clássicas de auto regulação do mercado. Em meio a crise, acreditava-se que o mercado reagiria sem a intervenção do Governo. No entanto, esta tendência automática ao pleno emprego não foi verificada quando Houve a GRADE DEPRESSÃO. Keynes passa a defender a importância da intervenção do governo na economia e a Macroeconomia ganha força. Keynes é considerado o pai da macroeconomia. Surge a preocupação de calcular “Agregados Macroeconômicos” tais como Produto Agregado, Renda Agregada, Despesa Agregada etc.

4 Mas o que foi a GRANDE DEPRESSÃO?

5 retrato da Depressão de30
A no mesmo ano Florense Owens – retrato da Depressão de30

6 O significado econômico do PIB – Produto Interno Bruto
A medida oficial do produto total de uma economia é chamada “Produto Interno Bruto”. Assim, o primeiro passo para medir o desempenho de um país é analisar seu PIB, que pode indicar crescimento ou estagnação. O PIB exprime o valor da produção realizada dentro das fronteiras geográficas de um país, num determinado período, independentemente da nacionalidade das unidades produtoras. Pela ótica da produção, o PIB corresponde à soma dos valores agregados líquidos dos setores primário, secundário e terciário, sem incorrer em dupla contagem.

7 Como é feito o cálculo do PIB?
O PIB é calculado pelo IBGE e segue as recomendações do Sistema de Contas Nacionais (SCN). Pela ótica da produção, o PIB é a soma dos produtos finais dos setores abaixo, sem incorrer em dupla contagem: Primário: o conjunto de atividades econômicas que produzem matérias-primas (agricultura, pecuária e extração). Secundário: transformação de produtos –indústria. Terciário: produtos intangíveis (finanças, transportes, comunicações, educação etc).

8 Como é feito o cálculo do PIB?
Ainda pela ótica do produto, o PIB também pode ser calculado pela soma do valor adicionado, que é o valor que uma empresa agrega na atividade produtiva. EX: uma empresa de roupas vende um lote de peças por 100 mas pagou 70 na compra de tecidos. O valor agregado pela empresa é igual a 30. Sobre a nova metodologia para cálculo do PIB: Basicamente, o novo cálculo do PIB acrescentou dados. Antes eram computadas 43 atividades econômicas e 80 produtos. Agora são 56 atividades com 110 produtos. Também foram incluídos relatórios setoriais e informações da Receita Federal.

9

10 PIB Nominal e Real Para pensar: O PIB dos Eua foi de US$8.508 bilhões em 1998, comparado com US$526 bilhões em Isto significa que o PIB de 1998 foi 16 vezes maior que o PIB de 1960? PIB nominal é a soma das quantidades de bens finais produzidos vezes seus preços correntes. PIB real é calculado como a soma das quantidades de bens finais multiplicados por preços constantes. leva em conta a produção total de bens e serviços sem a influência da variação nos preços PIB real = PIB nominal descontado da inflação (aumento de preços).

11 PIB, PNB e PIB per capita O PNB (Produto Nacional Bruto) é o PIB somado as rendas enviadas/recebidas do exterior. PNB = PIB – RLEE (Renda líquida enviada ao exterior) No Brasil, o PIB é maior que o PNB, uma vez que cerca de 3% da riquezas geradas no país são enviadas para o exterior na forma de lucros, dividendos e juros. Já Os EUA tem o PNB maior que o PIB. PIB>PNB: país com fluxo de capital negativo (sai mais do que entra Já o PIB per capita pode medir a qualidade de vida de uma população pela divisão do PIB de um país pelo número de seus habitantes.


Carregar ppt "Micro e Macroeconomia O mundo da economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia se dedica ao estudo do comportamento de pequenas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google