Prevenção de Transmissão Vertical em Moçambique

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZINDO A MORTALIDADE MATERNA E PERINATAL EM MOÇAMBIQUE
Advertisements

Ronda de Vigilância Sentinela de HIV
1as Jornadas Científicas do Hospital Central de Maputo
O que sei sobre SIDA? Questionário
Julho Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais do Estado da Bahia.
Aconselhamento pré e pós-teste anti-HIV para gestantes
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
Relatório para o Dia Mundial de Luta contra Aids/SIDA | 2011
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Ministério da Saúde IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO COMO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV Programa Nacional de DST/AIDS Programa Nacional de Controle da Tuberculose.
Teste rápido – HIV, Sífilis e Hepatites B e C
VIGILÂNCIA DE CASO DE INFECÇÃO PELO HIV
DTS/Aids/Hepatites Virais
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Campanha de Prevenção DST/Aids.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids Apoio às SES para elaboração do PAM 2009.
Mortalidade Materna- HCM
PROGRAMA DE ACCAO DO SINTIA O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Industria do Acucar, designado por *SINTIA*, congrega cerca de trabalhadores,
Transmissão do HIV e Tratamento da Aids
Desejos reprodutivos de homens e mulheres vivendo com HIV
AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS MATERNOS IgG ANTI-HTLV-1/2 - VÍRUS LINFOTRÓPICO HUMANO DE CÉLULAS T EM RECÉM-NASCIDOS NO ESTADO DE MINAS.
Acompanhamento e avaliação periódica da mãe portadora do HTLV, pré e pós parto, e a garantia nutricional de ambos.
Prevenção da Transmissão Vertical e suas implicações na questão HTLV
AIDS 30 anos: Avanços, Desafios e Perspectivas
Programa de Saúde da Família
14º CONGRESSO NORDESTINO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS
Imunodeficiência Adquirida
III CONGRESSO DA CPLP SOBRE HIV/SIDA E INFEC Ç ÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL A CONCRETIZAÇÃO NORMATIVA DOS DIREITOS HUMANOS Lisboa, Março de 2010.
Maria da Luz Lima Mendonça Lisboa 18 de Março de 2010 III Congresso da CPLP sobre Infecção VIH/sida e Doenças de Transmissão Sexual Como está a CPLP a.
TRATAMENTO COMO PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DO HIV
Jornada de Trabalho da Rede Nacional de Laboratórios de Genotipagem – RENAGENO Genotipagem e falha terapêutica em crianças Brasília, setembro de.
São Tomé e Principe A Prevenção da Transmissão Mãe – Filho (PTMF)
HIV - ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA EXPOSTA
Ministério da Saúde de Moçambique
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Transmissão Mãe – Filho
O HIV/SIDA em Moçambique Maputo, Março de PNC ITS/HIV/SIDA - MISAU
Prevenção da transmissão mãe-filho do VIH
Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
1. Redução da transmissão do HIV em 50% até Redução da transmissão do HIV em 50% entre pessoas usuárias de drogas até Eliminação da transmissão.
Mario E. Piscoya Díaz Helder dos Santos Augusto CEDEPLAR - UFMG
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
Projeto de Pesquisa Fatores Associados aos Desfechos do Tratamento da Tuberculose em um Centro de Atenção Básica de Saúde: Uma Análise Sob a Ótica Antropológica.
Como está a CPLP a formar profissionais habilitados para responder aos vários níveis de cuidados exigidos pelo VIH e outras infecções de transmissão sexual?
VIH, concepção, gravidez e contracepção
Experiência do HIAE com Teste de Ácidos Nucleicos (NAT)
A SIDA, a Malária e outras doenças
Manejo da Criança Exposta ao HIV
Analise da realidade das DST no Brasil
HIV e SIDA Situação epidemiológica
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Sida TRABALHO ELABORADO POR : Diogo lobo Nº 1 9ºa BRUNO SILVA Nº8 9ºA EDSON OLIVEIRA Nº11 9ºA PROF: RAQUEL SOARES Ciências NATURAIS.
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA AIDS NA PCRJ. AIDS é a sigla em inglês que significa Síndrome de Imuno-Deficiência Adquirida (SIDA) O QUE É AIDS?
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Cardiomiopatia e HIV Camila Freitas Pereira – R1 de Pediatria HRAS/SES/DF Orientadora: Dra. Sueli Falcão 15/5/2008.
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
XXV CONSELHO CONSULTIVO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
SITUAÇÃO ACTUAL DO TARV EM ADULTOS
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
Desafios da gestão loco-regional para a ampliação do acesso aos preservativos masculinos e ao teste anti-HIV na Região Metropolitana da Baixada Santista.
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
E) Em Fase de Investigação Rilpivirina (2011) e Etravirina (2008) - inibidores não-nucleosídico da transcriptase reversa. Maviroque (2007) - antagonista.
AÇÕES DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AS DST/AIDS PARA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE (PPL) Programa Estadual de DST/AIDS/SP.
1 Dia Mundial de Luta contra a Sida 1 de Dezembro de 2004 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DO VIH/SIDA EM CABO VERDE Dra Maria de Lourdes Monteiro.
Situação epidemiológica do VIH/SIDA em Cabo Verde Praia, Fevereiro de 2007 Direcção Geral de Saúde Programa de Luta contra a SIDA/ Serviço de Epidemiologia.
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Tuberculose e HIV/aids 19/08/2013.
Transcrição da apresentação:

Prevenção de Transmissão Vertical em Moçambique Março 2010 02-04-2017 Estrategia de Padrinhos - Ginecologia e Obstetricia

913.000 mulheres 154.000 crianças 632.000 homens Introdução Estima-se que existam 1.7 milhões de Moçambicanos infectados em 2010, dos quais: 154.000 crianças 632.000 homens 913.000 mulheres Destas infecções, estima-se que ocorram diariamente cerca de 450 infecções por dia 2

Introdução O PTV é uma das prioridades da estratégia de aceleração da prevenção do HIV-SIDA. Em Moçambique o número estimado de mulheres grávidas HIV+ é de 150.000/ano. O MISAU tem adoptado politicas e actualizado normas para responder a situação do HIV na mulher tendo como base as recomendações da OMS.

Implementação e expansão do programa Início do programa em 2002 (8 US) Actualização das normas de PTV em 2006: Aconselhamento e Testagem Iniciado pelo Provedor (ATIP) nas CPN e maternidades Colheita de amostras de sangue para CD4 nas CPN Teste de PCR-DNA para crianças expostas ao HIV Em 2009 832 US: cobertura de 76,3%

Cobertura das US com Serviços Pré-Natais e com PTV, Moçambique 2009 <70% 70-79% 80-89% 90-99% 100%

Mulheres grávidas que receberam profilaxia ARV, Moçambique (2002-2009)

Situação actual Em 2009 a percentagem estimada das crianças nascidas de mãe seropositivas que tornaram-se positivas é de 29%. Factores Perda da mulher grávida das CPN Baixa cobertura dos partos institucionais Exposição longa ao HIV durante a amamentação (22 meses em média) Baixa % de crianças expostas que fazem aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida

Cascata pré-natal e pós-natal para o PTV, Moçambique 2009

Desafios Insuficiente acesso ao TARV para mulheres grávidas elegíveis Baixa cobertura de partos institucionais Baixa cobertura dos serviços de PTV Baixa cobertura de TARVs para crianças Fraco seguimento das crianças expostas na consulta de Criança em Risco; Inconsistente adopção de práticas seguras de aleitamento materno-infantil Frágil inclusão da família, dos parceiros masculinos e de outras pessoas com poder de decisão na família 02-04-2017 Estrategia de Padrinhos - Ginecologia e Obstetricia

Perspectivas para 2010 Assegurar uma provisão adequada e abrangente de serviços de PTV Integração de temáticas de PTV/TARV/componente psicossocial nos curricula de formação pré-serviço de enfermeiras básicas de SMI Envolvimento comunitário Iniciar o TARV nas mulheres grávidas HIV+ elegíveis Reforçar o aconselhamento para a alimentação infantil mais segura 02-04-2017 Estrategia de Padrinhos - Ginecologia e Obstetricia

Perspectivas para 2010 Definir modalidades de envolvimento da família/comunidade Homem, sogras e idosas notáveis Parteiras Tradicionais Praticantes de Medicina Tradicional Reforça adesão ao programa PTV A assistência alimentar e nutricional a mulheres em PTV e a crianças, deverá merecer atenção porque contribui para adesao. Reforçar o diagnóstico precoce do HIV Aumentar o acesso ao TARV para crianças HIV+ 02-04-2017 11 Estrategia de Padrinhos - Ginecologia e Obstetricia 11

OBRIGADA 02-04-2017 Estrategia de Padrinhos - Ginecologia e Obstetricia