ESTRATÉGIA PARA ECONOMIA DE ENERGIA POR MEIO DE TERMOACUMULAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Helena Trapp - Administração Empresarial - UNIFIEO
Advertisements

A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
PROBEN CONSCIENTIZAÇÃO
EFICIENCIA ENERGÉTICA I
PROJETO DE PESQUISA: CONSTRUÇÃO DE DESSALINIZADOR/PURIFICADOR E ANÁLISE DA ÁGUA PRODUZIDA NO CUFSA ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVAPORAÇÃO/CONDENSAÇÃO Bolsista:
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Objetivo e metodologia de trabalho
POLÍCIA MILITAR DO ESPÍRITO SANTO
Estratégias de Sucesso
Fim das Concessões: Renovar ou Privatizar o Setor Elétrico
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O processo de repartida de poços recebe destaque por ser um dos mais complexos presentes no ambiente da indústria de uma plataforma.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: OPC é um padrão industrial aberto para transmissão de dados em tempo real, esse padrão está sendo adotado pela maioria dos fabricantes.
O Uso De Modelos Econométricos Em Empresas
Unidade 2 As decisões Estratégicas Grupo Q – Subgrupo 2.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
TRATABILIDADE DE EMULSÕES
FORUM NACIONAL DO CARVÃO VEGETAL
V & S ener r gia. CONSULTORIA EM ANÁLISE DE PERFIL DE CONSUMO ENERGÉTICO.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Proposta de Dissertação
FRESULTANTE = Ec P = -Eg Fel = Eel ENERGIA MECÂNICA
IBP0663_05 Estudo da Viabilidade Técnica de uma Bancada de Cogeração Baseada em uma Micro-turbina a Gás Natural Rafael R. Romanos, Edson Bazzo, José A.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Milhares de redes de dutos têm sido construídas em todo o mundo com a finalidade de transportar variados produtos de refinarias,
Programa 5S Shikari Yaro.
Escalas Termométricas.
Sendo assim, existe uma equivalência entre energia mecânica e calor.
MÉTODOS DE CUSTEIO DEFINIÇÃO DE MÉTODO DE CUSTEIO:
Orientador: Clodomiro Alves Jr.
Oficina de Apropriação de Resultados
Projeto e implementação de um sensor magnético sem fio aplicado ao método plunger lift Período: Março/2008 a Agosto/2008 (1º Semestre) Bolsista: Hundson.
Oficina de Apropriação de Resultados
ESTUDO DA SORÇÃO DE PETRÓLEO POR FIBRAS VEGETAIS
Apresentação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Unidade 06- O mecanismo de pedir Grupo 19-O – Subgrupo 1: Alexandre Leal 09/ Pedro Matheus 09/ Thais Castro 09/ Rodrigo Melo 09/
DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA PARA TESTES DE TERMOACUMULADORES
Aluno: João Ferreira Orientador: Paulo Maciel Algoritmo baseado no de Ford e Fulkerson para otimizar a distribuição de energia em modelos EFM.
Tópicos em Arquitetura e Hardware
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Leonam dos Santos Guimarães
Outro tipo de máquina térmica!. O que é Turbina? Turbina é uma máquina construída para captar e converter energia mecânica e térmica contida em um fluido.
ENSOLD - Encontro Técnico de Soldagem
Fonte: Faturas de Energia. Org. COPLAN /DIPLAN.
Arquitetura Bioclimática
Estudo da Aderência entre Compósitos Cimentantes e Tubos de Revestimento Metálico submetidos a ciclagens térmicas em Poços de Petróleo Doutorando: Jair.
Aluno: Leodécio Elias Rodrigues
4º período de Engenharia de Produção
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
GESTÃO DE ESTOQUES: ADMINISTRANDO OS ESTOQUES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Agradecimentos: Ao Hospital Estadual Vila Alpina e ao Seconci SP pelo apoio e auxílio com todo material necessário ao desenvolvimento do estudo. Ao utilizar.
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
Gestão de Processos Solução ou Burocracia Lançamento do Banco Nacional de Processos 23/04/2015.
Caldeiras T Automação e Controle industrial.
ENG. GESTÃO – PP 2016 ATUALIZAÇÃO DEVIDO ÀS MUDANÇAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS ENGENHARIAS. POUCAS MUDANÇAS DEVIDO: - NOTA 5 NO ENADE - ACEITAÇÃO.
Desenvolvimento e crescimento econômico Segundo Roscow.
OBJETIVO Analisar o processo L.S.F. na construção de edificações populares e sua adequação aos pilares da sustentabilidade. Vertentes da sustentabilidade:
PERDA DE TRANSMISSÃO SONORA ENTRE PAREDES DE ALVENARIA ESTRUTURAL
Nicole Deckmann Callai, Lucas Pufal
Projeto de Desenvolvimento de Alimentos para Fins Especiais
TIPOS DE CONCRETO Autores: Bruna Fernandes / Cássia Ferreira / Gabriele Resende / Sabrina Nunes Orientador: Marcelo L. M. Borges Palavras-chave: Armações;
Projeto de Desenvolvimento de Alimentos para Fins Especiais Disciplina: Tecnologia de Alimentos Profa. Cláudia Câmara Semestre:
Administração de Materiais e do Patrimônio 1 Administração de Materiais e do Patrimônio Versão 1 Paulino G. Francischini Floriano C. Amaral Gurgel.
Ciclo de Debates sobre as Perspectivas da Integração Elétrica na América do Sul Seminário sobre Integração no Arco Norte Nivalde J. de Castro Coordenador.
Aplicação dos padrões da norma IEC em projetos de subestações
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
Fernando da Silva Souza Coordenador de Compras. O treinamento tem o objetivo de apresentar aos servidores técnicos administrativos desta IFES a forma.
 Os custos com Fluossilicato de Sódio tem se mostrado crescente nos últimos anos;  Baixa solubilidade do fluossilicato de sódio;
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIA PARA ECONOMIA DE ENERGIA POR MEIO DE TERMOACUMULAÇÃO Pedro Alexandre Pinto Celestino I.C. ANP Graduando em Eng. Mecânica Orientador: George Marinho

Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação MOTIVAÇÃO Eletricidade – insumo para crescimento econômico Brasil – demanda crescente por eletricidade ( ~ 5% / ano ) Nordeste = 2 x crescimento econômico da média nacional

Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação MOTIVAÇÃO COMO CONSEGUIR ENERGIA p/ GARANTIR CRESCIMENTO ? Produzir energia Economizar energia

Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação JUSTIFICATIVA ECONOMIA DE ENERGIA = CONSERVAÇÃO DE ENERGIA

 CLIMATIZAÇÃO DE AMBIENTES - Consumo alto - Eficiência baixa Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação JUSTIFICATIVA  CLIMATIZAÇÃO DE AMBIENTES - Consumo alto - Eficiência baixa

Armazenagem de substância em nível térmico diferente do ambiente. Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação TERMOACUMULAÇÃO Armazenagem de substância em nível térmico diferente do ambiente. Ex: gelo, água gelada, fluidos e materiais especiais.

Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação

Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação

Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação OBJETIVO Desenvolver novos materiais para termoacumulação, visando redução do consumo de energia na climatização de ambientes.

 Etapa I – Construção da bancada de testes Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação METODOLOGIA  Etapa I – Construção da bancada de testes  Etapa II – Teste do fluido padrão / desenvolvimento de materiais  Etapa III – Análise e comparação dos resultados

Etapa I – Construção da bancada de testes Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação METODOLOGIA Etapa I – Construção da bancada de testes

Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação

Etapa II – Teste do fluido padrão / desenvolvimento de materiais Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação METODOLOGIA Etapa II – Teste do fluido padrão / desenvolvimento de materiais Tempo(min) T (ºC) no fluido T (ºC) interna T (ºC) externa Umidade (%) 25,6 25,9 65 5 20,4 12,1 61 10 15,4 2,4 25,4 63 15 13 0,6 25,1 20 11,6 0,3 64 25 10,5 0,1 30 9,5 -0,2 25,3 35 8,5 -0,8 40 7,4 -1,5 45 6,4 -2 50 5,9 -2,5 67 55 4,8 -3,1 60 3,9 -3,6 3,4 -3,4

Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação

Etapa II – Teste do fluido padrão / desenvolvimento de materiais Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação METODOLOGIA Etapa II – Teste do fluido padrão / desenvolvimento de materiais

Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação

Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação Resina escolhida para produção das amostras que serão utilizadas na termoacumulação.

Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação

Etapa III – Análise e comparação dos resultados. Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação METODOLOGIA Etapa III – Análise e comparação dos resultados.

Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação PROXIMAS ETAPAS  Adquirir resinas  Desenvolver compósitos para termoacumulação  Solicitação de patentes via NIT-UFRN  Produção de artigos e publicações

Estratégia para economia de energia por meio de termoacumulação Agradecimentos