Interações Interespecíficas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Sistema Digestivo no Homem
Advertisements

PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Escola Básica e Secundária de Santa Maria Trabalho elaborado por:
Professora e Enfermeira: Drª Carla Gomes
Factores bióticos.
Há benefício para um ser e prejuízo para o outro (+, -) ... Competição Duas espécies diferentes competem de modo a obterem alimento, espaço, luz.
Conceitos Básicos e Relações Ecológicas
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
VERMES PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS – UT 12
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Relações entre os Professoras: Kátia Benati Silvana Guimarães.
Relações entre os Professor: Feliciano “Feliz”.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
Filo Nematodea (Nematelmintos)
Relações Interespecíficas
PARASITISMO ECTOPARASITISMO.
ANELÍDEOS, PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
A Predação.
Platelmintos Vermes achatados.
Ciências Naturais 8.º ano
Relações interespecíficas
Parasitas e Ectoparasitas
Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin.
Biologia Ivan,Rodolfo,Bruno 2M1
Parasitismo Trabalho realizado por : Ophélie Baptista nº 23 Eduardo nº
Relações Interespecíficas.
Relações interespecíficas - Comensalismo
Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)
Foto do personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato
Endoparasitismo.
Relações Desarmônicas
Platelmintos e Nematelmintos
ECOLOGIA.
Ecologia: Relações Ecológicas
Os seres vivos mantêm relações entre si na luta pela sobrevivência
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
TRABALHO DE: GABRIEL DAVID JOAO VITOR TORRES PEDRO FEITOSA 7M3
Interacções entre os seres vivos
Predação.
Relação interespecífica
Mutualismo.
VERMINOSES.
Parasitismo.
Harmônicas (+/+) ou (+/0) Desarmônicas (+/-), (0/-) ou (-/-)
M U T A L I S O Trabalho realizado por: Bruna Daniela Nº6
Relações Interespecíficas
Relações interespecíficas
Relações Interespecíficas
Relações interespecíficas
Relações Interespecíficas:
Mutualismo.
Relações interespecíficas
Filo Nematelminto   Ø    Características: Animal de corpo fino e tubular são triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral. Ø    Habitat: Animais.
PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Colégio Maria Imaculada
SUSTENTABILIDADE NA TERRA
Animais Invertebrados: Platelmintos
PLATELMINTOS Platyhelminthes Animais Invertebrados
Ecologia de Populações
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Prof. Simone.
Ecologia de Populações
Doenças e causas de doença
Como os seres vivos se relacionam?
RELAÇÕES ECOLÓGICAS PROF. HELOISA.
ANFÍBIOS Taís Cristine Ernst Frizzo. Características gerais O “Anfíbio” vem do grego e significa "duas vidas". Um exemplo é o sapo, cujo jovem é o girino,
Transcrição da apresentação:

Interações Interespecíficas O Endoparasitismo

Índice Introdução 3 Parasitismo 4 Endoparasitismo 5 Conclusão 10 Lombriga/Homem 6 Ténia/Homem 7 Cymothoa exigua/Peixes 8 Formiga/Fungo 9 Conclusão 10 Bibliografia 11

Introdução Este trabalho vai consistir numa relação interespecífica, o parasitismo, mais concretamente o endoparasitismo. Os seres vivos estabelecem entre si relações de onde retiram vantagens e/ou desvantagens. Essas relações são bióticas, podendo dividir-se em interespecíficas e intraespecíficas. Relações interespecíficas- relações bióticas entre seres vivos de diferentes espécies. Relações intraespecíficas-relações bióticas entre seres vivos da mesma espécie.

Carraça, ex. de parasitismo O Parasitismo vem de duas palavras gregas para e sitos, que correspondem a “perto” e “alimento”, respetivamente. No Parasitismo, um dos seres vivos sai beneficiado sendo o outro prejudicado. Normalmente, um determinado parasita não provoca danos mortais, a curto prazo, mas sim um enfraquecimento progressivo ao “hospedeiro”. Carraça, ex. de parasitismo

Endoparasitismo Os Endoparasitas são os parasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro, como é o caso de muitas bactérias. Estes seres vivos invadem o corpo do hospedeiro para se alimentarem ou procriarem. Os endoparasitas aproveitam da proteção fornecida pelo hospedeiro, instalam-se no intestino ou estômago do hospedeiro para se alimentar, quando o parasita não se alimenta do sangue do hospedeiro, alimenta-se do que estes comem . Um exemplo de endoparasita são os vírus que só vivem dentro de um organismo. 

Lombriga/Homem As lombrigas são vermes que se alojam dentro do corpo do ser humano. Estes parasitas têm um formato comprido e cilíndrico, com o diâmetro de um lápis. As fêmeas são, normalmente, maiores que os machos, com cerca de 40 centímetros. Estes seres vivos, depois de eclodirem, deslocam-se para o fígado, infetando-o. Depois passa pelo coração e chega aos pulmões que se vai alojar nos alvéolos onde vai crescer com muitos nutrientes e oxigénio. Depois de serem demasiado grandes, voltam para o intestino delgado onde passam o resto da sua vida.

Ténia/Homem A ténia é um parasita que habita no intestino dos mamíferos. Esta, pode atingir os 9m, medindo, normalmente, entre os 4,5m e os antes referidos 9m. Estas podem entrar no nosso organismo quando ingerimos alguns alimentos (carne de bovino ou suíno crua ou mal cozinhada). Esta, instalada no nosso organismo, o organismo hospedeiro, onde encontra condições ideais para se desenvolver, podendo causar uma doença grave, a Cisticercose.

Cymothoa exigua/Peixes Cymothoa exigua, ou "parasita devoradora de língua", é uma parasita que entra no corpo dos peixes pelas guelras e, depois, agarra-se à base da língua do peixe. A fêmea agarra-se à língua e o macho às guelras. As fêmeas tem de 8 à 29 mm de comprimento e de 4 a 14 mm de largura máxima. Machos tem aproximadamente 7,5 à 15 mm de comprimento e de 3 à 7 mm de largura. Este parasita come a língua do peixe e então liga-se à base da língua e torna-se a nova língua do peixe, alimentando-se do que o hospedeiro come.

Formiga/fungo Ophiocordyceps unilateralis Este parasita alimenta-se dos tecidos vivos das formigas. Quando uma formiga ingere um esporo deste fungo, esta rapidamente infeta a formiga. Quando esta morre, são criados novos esporos nessa formiga morta para as outras formigas ingerirem a partir da primeira, infetando muitas formigas.

Relação (obrigatória/facultativa conclusão Após a realização deste trabalho podemos perceber mais a cerca das relações interespecíficas nomeadamente o endoparasitismo. Espécie A Espécie B Relação (obrigatória/facultativa Endoparasitismo + (parasita) - (hospedeiro) Obrigatória para o parasita + - benefício - - malefício

Sitografia bibliografia ANTUNES, Cristina et al.- Novo Descobrir a Terra 8 MOTTA, Lucinda et al.- Bioterra sustentabilidade na Terra DIAS DA SILVA, Amparo et al.- Planeta Vivo Sustentabilidade na Terra Sitografia http://hypescience.com/os-10-mais-nojentos-e-diabolicos-parasitas/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Cymothoa_exigua

Trabalho realizado por: Bruno Santiago nº3 Manuel Vieira nº14 Manuel Duarte nº15 Martim Afonso nº22