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Transcrição da apresentação:

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Tudo Sobre Pneus A maior parte das pessoas utiliza veículos a motor diariamente e raramente presta atenção a uma das partes mais importantes do veículo: os pneus. www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus Infelizmente, quase ninguém altera este mau hábito até que seja tarde de mais. www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus Sabia que o pneu expira 4 anos após ter sido fabricado? E que esta data está carimbada no pneu? www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus É muito fácil descobrir qual a data de validade do pneu: basta verificar o lado do pneu, e encontra quatro dígitos carimbados nele. Estes números indicam a semana e o ano em que foi fabricado, a data de validade é quatro anos mais tarde. www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus Este número indica que o pneu foi fabricado na sétima semana de 2007, o que é o mesmo que Fevereiro de 2007. Logo a data de validade é Fevereiro de 2011. 07 07 Ano em que foi fabricado: 2007 7ª semana do ano: “Fevereiro” www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus Se usarmos pneus fora da data de validade, existe maior probabilidade destes rebentarem e dar origem a graves acidentes ou até mesmo fatais. Deveríamos verificar os nossos pneus e garantir que eles não ultrapassem a data de validade, quer seja no acto da compra ou durante a sua utilização. www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus NÃO PERMITA ISTO! Outro ponto importante de que muitas vezes nos esquecemos é a pressão de enchimento dos pneus. A maior parte das bombas de gasolina calibra os seus pneus a 1,95 bar (28 psi) e se for viajar muitas vezes calibram a 1,70-1,80 bar (24-26 psi) porque “eles vão aquecer na estrada e a pressão aumenta”. NÃO PERMITA ISTO! www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus No lado do pneu, também se encontra a pressão máxima de enchimento permitida para o pneu. Alguns pneus têm uma pressão máxima de 2,2 bar (32 psi), outros 3,05 bar (44 psi) e outros podem chegar até 3,50 bar (50 psi). Verifique a pressão do seu pneu e ajuste para uma pressão um pouco mais baixa, mas não muito. O fabricante do veículo também aconselha um valor de pressão máxima, que se encontra na porta do condutor. www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus PRESSÃO MÁXIMA PRESSÃO ACEITÁVEL 32 psi 2,20 bar 28 psi 1,95 bar 44 psi 3,05 bar 35 psi 2,40 bar 50 psi 5,50 bar Diferentes pneus pos-suem uma pressão máxi-ma diferente. Uma pressão inferior à recomendada aumenta o consumo de combustível até 15%. www.green-pai-energy.com

PERIGO!!! O calor excessivo danifica os pneus! Tudo Sobre Pneus Uma pressão inferior à recomendada faz aumentar a temperatura do pneu. Através de fotografias de infravermelhos obtidas em pneus a alta velocidade, verifica-se que o calor que produzirá danos aumenta na medida que a pressão do pneu diminui. PERIGO!!! O calor excessivo danifica os pneus! www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus Outro ponto importante que devemos considerar, é a carga que pomos nos nossos pneus. Muitas vezes sobrecarregamos os nossos veículos, sem prestar atenção à tensão submetida aos nossos pneus. Se excedermos a carga máxima de um pneu, isso pode levar à sua ruptura e resultar num acidente. www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus A seguinte tabela indica o índice de carga e a carga máxima por pneu em kilogramas. www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus Se o índice de Carga é 109, a capacidade máxima de carga é 1030 Kg. www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus A velocidade para que cada pneu é desenhado é indicada por uma letra ao lado do índice de carga. A tabela ao lado indica a velocidade em Km/h. www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus Muitos de nós já compramos pneus no passado e, quando nos perguntam de que tama-nho queremos, socor-remo-nos do pneu velho para obter essa informa-ção. Mas o que significam esses números? www.green-pai-energy.com

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RESISTÊNCIA À TEMPERATURA Tudo Sobre Pneus RESISTÊNCIA À TEMPERATURA As letras indicam a resistência de um pneu ao calor. Estas classifi-cam-se do mais alto para o mais baixo tal como A, B ou C. www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus TRACÇÃO A tracção é a capacidade de um pneu para parar em pavimento molhado. Um pneu de maior graduação deverá permitir uma maior capacidade de parar o veículo numa via molhada, numa distância menor do que um pneu de um menor grau.. A tracção está classificada do mais alto para o mais baixo como “AA”, “A”, “B” e “C” . www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus TREADWEAR <Treadwear> número que indica o ritmo ao qual o pneu se desgasta, quanto maior for a graduação, mais tempo levará o pneu a desgastar-se. Por conseguinte, um pneu de graduação 400 deveria durar o dobro que duraria um de graduação 200. www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus O QUE DEVEMOS SABER SOBRE OS PNEUS: • Data de fabricação • Máxima pressão de enchimento • Tracção • Desgaste • Máxima capacidade de carga por pneu • Velocidade Máxima do pneu • Resistência à temperatura • Tamanho do pneu www.green-pai-energy.com

Tudo Sobre Pneus BOA VIAGEM! www.green-pai-energy.com