Agrupamento Vertical de Escolas D. Afonso Henriques

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAÚDE, HIGIENE, PREVENÇÃO E SEGURANÇA NA ESCOLA
Advertisements

Plano de Prevenção e Emergência
Nome da escola + logotipo Nome dos alunos, turma e ano letivo
I SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA NAS RODOVIAS
PLANO DE SEGURANÇA INTERNO
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Plano de Emergência Agrupamento Vertical de Escolas D. Afonso Henriques.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO
PON Plano operacional normal
Escola EB 2 e 3 da Trafaria.
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
Plano de Prevenção e Emergência
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
GENEDEMPSEY BICALHO CRUZ
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Programa aluno pesquisador
Estágio Supervisionado PE: ES
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
Estágio Profissional Loulé Colbat, Empresa de construção, LDA. Eliana Silva.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Instalações MegaExpansão
Plano de Emergência em acção
PLANO DE EMERGÊNCIA E DE EVACUAÇÃO
Nuno Breda
Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho
Analise do Plano de Emergência (Agrupamento vertical de escolas D
Colégio Senhor dos Milagres
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Santarém Março a Julho de 2007
Projecto “Escola Segura”
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS
O objectivo da directiva é assegurar uma melhor protecção dos trabalhadores no local de trabalho, através de medidas de prevenção dos acidentes de trabalho.
Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE CONTINGÊNCIA
Algumas Actividades desenvolvidas ao longo do 2º período.
Módulo: 3787 Formadora Fátima Guerreiro
Análise de Plano de Emergência Escola Dom Afonso Henrique
REGISTO FOTOGRÁFICO DO EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Sugestão de Atividade:
AIG SRPC SESARAM OUTRAS PARCERIAS…. AIG SRPC SESARAM OUTRAS PARCERIAS…
Recuperação da Mata de S. Sebastião
Índice 1.O que é o Projecto Limpar Portugal ? 2.A Inspiração 3.Porquê o dia 20 de Março? 4.Organização do PLP 5.Como participar.
PROCEDIMENTO PARA ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA
Perguntas de Modelação
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
Requalificação da Praça Angra do Heroísmo
Oficina de Formação a cargo de : Aníbal Augusto Gonçalves 2003/04 Formando: Carla Maria C. Alves Lopes.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
transporte e armazenamento
Informações sobre as atividades a realizar no domínio da segurança
Escola... Qual o perfil da sua?.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Morada: Rua Dr. Carlos Vaz de Faria e Almeida, nº 31 – 1. º Dt
6º Grupamento de Bombeiros de Nova Friburgo
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Comando de Bombeiros de Área – CBA SERRANA.
Plano de Emergência Escola Básica dos 1º e 2º Ciclos de Tondela ANO LETIVO 2015/2016.
Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo
EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO SEGURANÇA Saudação Caros colegas, aqui estão reunidas um conjunto de informações essenciais para o bom desempenho das nossas funções,
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Plano de Emergência Interno ESTG - Leiria
Transcrição da apresentação:

Agrupamento Vertical de Escolas D. Afonso Henriques Plano de Emergência Agrupamento Vertical de Escolas D. Afonso Henriques

O que é um Plano de Emergência? Um plano de emergência pode definir-se como a sistematização de um conjunto de normas e regras de procedimento, destinadas a minimizar os efeitos das catástrofes que se prevê, que possam vir a ocorrer em determinadas áreas, gerindo, de forma optimizada, os recursos disponíveis.

O que é um Plano de Emergência? O Plano de emergência constitui um instrumento da gestão operacional, uma vez que estabelece os meios para fazer face ao acidente, define a composição da estrutura interna de segurança e atribui-lhes missões.

O que se pretende com o Plano de Emergência? - Dotar a escola de um nível de segurança eficaz; - Limitar as consequências de um acidente; - Co-responsabilizar toda a população escolar no cumprimento das normas de segurança; - Preparar e organizar os meios humanos e materiais existentes, para garantir a salvaguarda de pessoas e bens em caso de ocorrência de uma situação perigosa.             

As razões pelas quais foi elaborado este plano, foram as seguintes:  1 – Identificar os riscos. 2 – Estabelecer cenários de acidentes para os riscos identificados. 3 – Definir princípios, normas e regras de actuação face aos cenários possíveis. 4 – Organizar os meios de socorro e prever missões que competem a cada um dos intervenientes.

As razões pelas quais foi elaborado este plano, foram as seguintes: 5 – Permitir desencadear acções oportunas, destinadas a minimizar as consequências do sinistro. 6 – Evitar confusões, erros, atropelos e a duplicação de actuações. 7 – Prever e organizar antecipadamente a evacuação e a intervenção. 8 - Rotinar procedimentos, os quais poderão ser testados, através de exercícios de simulação. 

Desta forma, com este Plano de Emergência, e de acordo com o Decreto-lei nº 414/98 de 31 de Dezembro e da Portaria n.º 1444/2002, de 7 de Novembro, Artigo 16º pretende-se identificar os perigos, caracterizar os riscos, e preparar as medidas de protecção de modo a limita-los e minimizar os seus prejuízos, em caso de catástrofe natural ou de perigo para a população da Escola EB 2,3 D. Afonso Henriques.

 CONSTITUIÇÃO DO PEI IV – Plano de Evacuação   V – Instruções de Segurança        VI – Implementação do Plano I – Caracterização do estabelecimento   II – Organização da Emergência        III – Plano de Intervenção

Caracterização do Estabelecimento Apresentação do Estabelecimento Escolar Caracterização da população escolar Caracterização das Instalações Caracterização dos riscos Levantamento dos meios e recursos

Designação e Localização Enquadramento geográfico Escola EB 2,3 D. Afonso HenriquesRua Alberto Vieira Braga – Creixomil Telefone: 253 413410 Fax: 253418247  Chefe de Segurança: Mónica Alberta Sousa Sanfins – Presidente da Comissão Provisória Aspectos humanos Graus de ensino leccionados – 2 e 3º ciclos do ensino básico Enquadramento geográfico A Escola EB 2,3 D. Afonso Henriques localiza-se na Rua Alberto Vieira Braga, freguesia de Creixomil, concelho de Guimarães e no distrito de Braga. Encontra-se situada no limite interno da zona urbana da cidade, numa zona de transição entre o urbano e o rural. A área envolvente caracteriza-se, fundamentalmente, por uma zona residencial onde se destaca uma tipologia habitação unifamiliar.  Acessos dos meios de emergência As entidades envolvidas na segurança e socorro situam-se no centro de Guimarães, de acordo com o quadro anexo: 

Acessos a meios de emergência: Entidade Localização Distância Tempos em minutos Hospital Distrital Nossa Senhora da Oliveira Rua dos Cutileiros – Creixomil O, 5 Km 5 Bombeiros Voluntários de Guimarães Alameda Dr. Alfredo Pimenta 1,5 Km 10 Polícia de Segurança Pública

Caracterização das Instalações Áreas / Sectores Composição das instalações escolares  Estrutura do edifício escolar Aspectos Construtivos Fontes de energia

CARACTERIZAÇÃO DOS RISCOS Locais de Risco Riscos biológicos Risco químico  Risco físico Riscos Internos Origem Natural Tecnológicos Riscos Externos  

LEVANTAMENTO DOS MEIOS E RECURSOS Meios de Alarme e Alerta  Sinalização e Iluminação  Meios de incêndio Primeiros Socorros 

Organização da Emergência: ORGANIGRAMA DA SEGURANÇA

O que contém o Plano de Actuação ? DESCRIÇÃO DA ACTUAÇÃO Nível 1 Nível 2 ESQUEMA DE ACTUAÇÃO 

ESQUEMA DE ACTUAÇÃO 

DESCRIÇÃO DA ACTUAÇÃO Qualquer professor, funcionário ou aluno que presencie uma situação de emergência deve dar o alarme à pessoa mais próxima, de preferência ao coordenador de bloco. O coordenador de bloco (pode utilizar os extintores) informa o chefe de segurança que por sua vez faz o reconhecimento da situação:  - Localização exacta da emergência; - A extensão da mesma; - Existência de vitimas; - Riscos envolventes; Meios disponíveis.  Após inteirar-se da situação e da sua gravidade, o chefe de segurança decide qual o nível de emergência: 

Nível 1 - É possível limitar a situação ao bloco onde teve origem; - Não ameaça outros blocos; - O procedimento de emergência interno é capaz por si só de controlar o sinistro usando apenas os meios internos; - Pode implicar a evacuação do bloco. 

Nível 1 Em caso de ser uma emergência do nível 1 - Deve o chefe de segurança do bloco verificar a cada instante se a situação está em vias de resolução ou controle; - Se a situação está resolvida, declara o “fim da emergência”; - Se necessária a intervenção de meios externos à escola, passar à execução dos procedimentos do nível 2.

Nível 2 - O sinistro assume grandes dimensões; - O sinistro fora de controlo, ou a fugir ao controle, que ameaça outros blocos; - Necessidade de activar meios externos; - Implica a evacuação do bloco ou da escola. 

Nível 2 Em caso de ser uma emergência do nível 2 - Deve o responsável de segurança ordenar o accionamento do alarme geral; - Após soar o alarme acústico deverão ser executadas as seguintes fracções: - Alerta às entidades exteriores do sinistro com indicação de: - Tipo de sinistro; - Zona; - Elementos envolvidos; - Outros perigos.

Nível 2 - Corte de energia: - Activação da equipa de  apoio à 1.ª intervenção; - Activação das equipas de evacuação, concentração e controlo (contagem e chamada dos elementos presentes nos pontos de encontro, de acordo com a listagem); - Activação dos elementos responsáveis pela informação e vigilância (abertura dos portões para entradas dos meios de emergência. Informar e auxiliar os meios externos, aquando a sua chegada); - O responsável pelos meios externos (bombeiros) declara o “fim das emergência”.

Procedimentos de Evacuação Pontos Críticos em Caso de Evacuação Plano de Evacuação Vias de Evacuação Procedimentos de Evacuação Pontos Críticos em Caso de Evacuação Ponto de Encontro O plano de evacuação da escola tem por objectivo estabelecer procedimentos e preparar a evacuação rápida e segura da população escolar em caso de ocorrência de uma situação perigosa.

Instruções de Segurança As instruções particulares de segurança são aplicáveis a locais que apresentam riscos específicos, como a cozinha, o laboratório, as salas de aulas, os quadros eléctricos e a sala da caldeira. Estas instruções devem ser afixadas à entrada do local a que correspondem, ou, no caso dos quadros eléctricos, junto a cada quadro.  Destinam-se à totalidade da população escolar. Devem estar afixadas em locais de grande visibilidade – junto à entrada de cada bloco – e ser do conhecimento de toda a comunidade escolar, que devem receber formação de forma a compreender facilmente todo o Plano de Emergência no geral e estas instruções em particular.  GERAIS PARTICULARES ESPECIAIS As instruções especiais de segurança destinam-se aos elementos das equipas, aos quais devem ser entregues cópias e dada formação.  

Implementação do Plano Após a aprovação do plano será feita uma sessão de divulgação com o objectivo de informar todos os colaboradores da sua existência e realçar a importância do seu conteúdo em caso de emergência Após cada simulacro, será elaborado um relatório, que após análise do mesmo, poderão resultar sugestões de melhorias a serem implementadas e consequentemente nova actualização deste plano de emergência.    Serão realizados todos os anos dois simulacros de evacuação com a participação das entidades responsáveis pelo socorro e segurança:  Bombeiros , PSP e Protecção Civil Divulgação Actualização Exercício

Exercício de Evacuação http://www.aeafonsohenriques.com/index.php?option=com_content&view=article&id=129:evacuacao&catid=38:emergencia&Itemid=79

Aspectos Positivos neste Plano de Emergência: O filme do exercício de evacuação (simulacro) Simplicidade e Precisão Anualmente actualizado Existência de uma boca de incêndio junto à entrada principal e três no arruamento adjacente

Aspectos Positivos neste Plano de Emergência: Organigrama de segurança Implementação do plano com divulgação, de modo a informar todos os colaboradores Efectuação de dois simulacros anualmente

Aspectos Negativos neste Plano de Emergência: Ausência de hiperligações aos anexos Ausência de existência de qualquer tipo de sistema automático de detecção de incêndio no interior da escola Ausência de pessoal formado ou treinado para o combate a incêndios e a primeiros socorros

Trabalho elaborado por: André Martins Miriam Marques Graça Gonçalves Data: 01.07.2010 / 15.07.2010 Formadora: Fátima Guerreiro UFCD 3787 - Definição de um Plano de Emergência Netografia: http://www.aeafonsohenriques.com/index.php?option=com_content&view=category&id=38&Itemid=79