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O novo programa de Matemática para o ensino básico

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Apresentação em tema: "O novo programa de Matemática para o ensino básico"— Transcrição da apresentação:

1 O novo programa de Matemática para o ensino básico
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUA DE MATEMÁTICA 2008/ Adaptado da apresentação de Hélia Sousa em 2 de Julho de 2008 O novo programa de Matemática para o ensino básico Porquê um novo programa? - Os programas de matemática são datados de (1º ciclo 1990 e 2º e 3º ciclos 1991). O Currículo Nacional do Ensino Básico introduziu modificações curriculares importantes, valorizando a noção de competência matemática e também a forma como apresenta os temas matemáticos a abordar. o desenv do conh sobre o ensino e aprendizagem da matematica dos ultimos 15 anos

2 NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO

3 EQUIPA DE ELABORAÇÃO: João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina
Programa de Matemática do Ensino Básico EQUIPA DE ELABORAÇÃO: João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Henrique Manuel Guimarães Ana Breda Fátima Guimarães Hélia Sousa Luís Menezes Maria Eugénia Graça Martins Paulo Alexandre Oliveira A equipa proveniente de todos os níveis de ensino pondo à partida a articulação entre ciclos.

4 Programa de Matemática do Ensino Básico
PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO PROGRAMA 1. Implementação Ano Lectivo 2008/2009 Experimentação em turmas piloto (1º, 3º, 5º e 7º anos) Duas de cada ano por direcção regional. No Porto funcionam duas turmas do 1º ciclo na mesma escola. Funcionamento das turmas piloto: 2 professores em cada turma, têm formação com a equipa do programa, reunião das equipas regionais entre a formação, um dia por semana reunem no moddle. Generalização em todas as escolas que se candidatem para esse efeito (1º, 3º, 5º e 7º anos) Ano Lectivo 2009/2010

5 Programa de Matemática do Ensino Básico
PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO PROGRAMA 2. Materiais de apoio Brochuras Números e Operações Álgebra Geometria Organização e tratamento de dados Capacidades transversais Materiais Propostas de tarefas para os três ciclos do Ensino Básico Website Materiais de apoio (textos, planos de aula, tarefas, relatos de experiências em sala de aula, etc...) e um apoio on-line para os professores.

6 Programa de Matemática do Ensino Básico
PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO PROGRAMA 3. Formação no ano lectivo 2008/2009 Programa de Formação Contínua Professores do 1.º e do 2.º ciclos Formação Professores das turmas piloto Formação em Matemática para professores do 2º e 3º Ciclos Replicação das Oficinas no âmbito do novo Programa de Matemática que têm ocorrido no País

7 Programa de Matemática do Ensino Básico
Enquadramento O presente documento constitui um reajustamento do Programa de Matemática para o ensino básico, datado do início dos anos noventa (1990 para o 1.º ciclo e 1991 para o 2.º e 3.º ciclos), desde há muito que necessitava de ser revisto. O facto de se tratar de um reajustamento não obstou a que se introduzissem mudanças significativas em alguns aspectos.

8 Programa de Matemática do Ensino Básico
Estrutura do programa Finalidades Objectivos gerais Temas matemáticos Capacidades transversais Orientações metodológicas Gestão Curricular Avaliação Indicações programáticas globais O Programa tem uma primeira parte de Indicações prog. globais (comuns aos 3 ciclos) e outra de ind. prog. por ciclo. Ao nível da estrutura estão definidas as finalidades e os objectivos gerais para o ensino da matematica que definem as principais metas para esse ensino e que sao comuns aos tres ciclos do ensino basico. Temas matemáticos: Números e operações, Geometria (e medida), Álgebra (no 2º e 3º ciclo mas já trabalhada no 1º ciclo nomeadamente através dos padrões e regularidades), Organização e Tratamento de dados (nos 3 ciclos). Seleccionaram-se 3 capacidades transversais. Por fim ainda tem Quadros temáticos Bibliografia e recursos Indicações programáticas por ciclo 1.º ciclo 2.º ciclo 3.º ciclo

9 Programa de Matemática do Ensino Básico
Desenvolvimento do programa por tema e por ciclo Introdução / Articulação com o ciclo anterior Propósito principal de ensino Objectivos gerais de aprendizagem Indicações metodológicas: Abordagem Tarefas e recursos Conceitos específicos Tópicos e objectivos específicos: Tópicos Objectivos específicos Notas Para cada ciclo existe uma Introdução (1º ciclo)ou articulação com o ciclo anterior, Propósito principal de ensino, objectivos gerais de aprendizagem, Indicações metodológicas, tópicos e objectivos específicos (tópicos, objectivos específicos e notas). Aqui vou focar-me no Propósito principal de ensino (ppe), nos tópicos e nas orientações metodológicas. O proposito principal de ensino constitui a orientação principal de fundo que deve nortear o ensino respeitante ao tema ou capacidade respectiva. Nos números o ppe está expresso da mesma forma nos três ciclos sendo que também se vão ampliando os vários conjuntos numéricos. Mostrar página 13 a 19 do Programa, para mostrar melhor a estrutura de cada tema por ciclo. Mostrar que a mesma estrutura se repete para as Capacidades Transversais, página 29 a 31. Para terminar mostrar os quadros temáticos de página 65 a 68.

10 Compreensão e utilização da Matemática
Programa de Matemática do Ensino Básico Finalidades do ensino da matemática a) Promover a aquisição de informação, conhecimento e experiência em Matemática e o desenvolvimento da capacidade da sua integração e mobilização em contextos diversificados. Compreensão e utilização Conexões Resolução de problemas, Raciocínio, Comunicação Duas grandes finalidades do ensino da Matemática. A 1ª inclui: compreensão dos conceitos, relações, métodos e procedimentos matemáticos e da capacidade de os utilizar na análise, interpretação e resolução de situações em contextos matemáticos e não matem. Capacidade de analisar informação e de resolver e formular problemas, incluindo os que envolvem processos de modelação matemática; Capacidade de abstracção e de generalização e de compreender e elaborar argumentações matemáticas e raciocínios lógicos Capacidade de comunicar em matemática Compreensão e utilização da Matemática

11 Relação com a Matemática
Programa de Matemática do Ensino Básico Finalidades do ensino da matemática b)Desenvolver atitudes positivas face à Matemática e a capacidade de apreciar esta ciência. Visão e apreciação Relação positiva e autoconfiança Para a 2ª: autoconfiança, autonomia, à vontade e segurança, interesse pela matemática, compreensão da matemática como elemento da cultura , incluindo aspectos da sua história. Relação com a Matemática

12 Programa de Matemática do Ensino Básico
Objectivos gerais do ensino da matemática Conhecer factos e procedimentos básicos Compreender a Matemática Lidar com diversas representações Comunicar matematicamente Raciocinar matematicamente Resolver problemas Estabelecer conexões Fazer Matemática de modo autónomo Apreciar a Matemática Às finalidades enunciadas para o ensino da Matemática associa-se um conjunto de objectivos gerais para esse ensino, igualmente formulados em termos de resultados esperados por parte dos alunos, mas de uma forma mais específica. Os objectivos gerais propostos contemplam, no seu conjunto, o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes mas, diferentemente dos programas de , não são apresentados em categorias separadas associadas a estes três domínios, por se considerar que deste modo se favorece uma visão integradora dos referidos domínios. Os objectivos gerais, que pretendem clarificar o significado e alcance das finalidades enunciadas, constituem igualmente metas de aprendizagem que o ensino da Matemática deve visar. Numa formulação mais próxima do trabalho na disciplina, procuram tornar mais explícito o que se espera da aprendizagem dos alunos, valorizando as dimensões dessa aprendizagem relacionadas com - a representação, comunicação e raciocínio em Matemática, - a resolução de problemas e as conexões matemáticas, - e a compreensão e disposição para usar e apreciar a Matemática em contextos diversos. Com este entendimento, o ensino desta disciplina nos três ciclos da escolaridade básica deve ter em vista os seguintes objectivos gerais: Estes objectivos gerais interligam-se profundamente e não envolvem uma relação de ordem entre si. Se o conhecimento de factos básicos é uma condição para a compreensão da matemática também e verdade que a compreensão da matemática contribui para mais sólido conhecimento dos factos básicos.

13 Programa de Matemática do Ensino Básico
Temas matemáticos capacidades transversais Números e operações Geometria e Medida Álgebra Organização e tratamento de dados Resolução de problemas Raciocínio matemático Comunicação matemática

14 Programa de Matemática do Ensino Básico
Temas matemáticos e capacidades transversais Álgebra Números e operações Geometria e Medida Organização e tratamento de dados Raciocínio matemático Resolução de problemas Comunicação matemática 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo

15 Programa de Matemática do Ensino Básico
ORIENTAÇÕES Orientações metodológicas gerais: Diversidade de tarefas Resolução de problemas, Raciocínio matemático, Comunicação matemática Representações, Conexões Diversidade de recursos Cálculo mental História da Matemática e papel da Matemática no mundo actual Diferentes formas de trabalho na sala de aula Gestão Curricular Avaliação Aluno deve ter diferentes tipos de experiências matemáticas daí a diversidade de tarefas A resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática para além de constituirem objectivos de aprendizagem constituem orientações metodológicas importantes para o professor estruturar as actividades a desenvolver na aula. O cálculo mental tem de ser desenvolvido desde o 1º ciclo e está intimamente relacionado com o desenvolvimento do sentido do número Papel importante do professor na gestão do currículo na sala de aula. Como concretiza o currículo ao nível da sala de aula. Referência à importância das tarefas – boas tarefas. São estas que no seu conjunto proporcionam um percurso de aprendizagem coerente que permite aos alunos a construção dos conceitos fundamentais em jogo, a compreensao dos procedimentos, o dominio da linguagem matematica e das representações relevantes , o estabelecimento de conexoes . Ligado com a gestão curricular está a avaliação.

16 Programa de Matemática do Ensino Básico
GESTÃO CURRICULAR A gestão curricular tem a ver com a forma como o conjunto dos professores da escola ou agrupamento interpreta e desenvolve o currículo tendo em conta as características dos seus alunos, os recursos existentes, as condições da sua escola e o contexto social e escolar. Envolve: Ligado com a gestão curricular está a avaliação. Planeamento/Planificação Diferentes tipos de experiências de aprendizagem Diversidade de tarefas Diferentes modos de trabalho dos alunos Diversidade de recursos Ambiente de aprendizagem

17 Programa de Matemática do Ensino Básico
AVALIAÇÃO A avaliação deve: Ser congruente com o programa Constituir uma parte integrante do processo de ensino e aprendizagem Usar uma diversidade de formas e instrumentos de avaliação Ter predominantemente um propósito formativo Decorrer num clima de confiança Ser transparente Avaliação Formativa Avaliação Sumativa

18 Programa de Matemática do Ensino Básico
Aspectos distintivos Estrutura e linguagem Finalidades e objectivos gerais (conteúdo e papel) Capacidade transversais Álgebra (no 1.º, 2.º e 3.º ciclos, padrões e regularidades) Organização e Tratamento de Dados (estudo desde o 1.º ciclo, maior aprofundamento) Medida (maior visibilidade no 1.º ciclo) Números (sentido do número, algoritmos das operações, racionais) Geometria (visualização, papel mais significativo das transformações geométricas) Organização do 1º ciclo em duas etapas: 1.º/2.º ano e 3.º/4.º ano. Pág.1 parágrafo 4 e 5 As finalidades e os objectivos gerais do novo programa pretendem ser mais claras e específicas no conteúdo proposto , promover a articulação entre ciclos e estabelecer a ligação com o Currículo Nacional, nomeadamente através da valorização dos aspectos ligados à apreciação da matemática e às conexões dentro e fora da Matemática e ao desenvolvimento da autonomia. As capacidades transversais devem merecer uma atenção permanente no ensino e são apresentadas num espaço próprio com indicação dos seus objectivos gerais e específicos. Página 7: No 1.º ciclo do ensino básico não surge o tema da Álgebra, embora haja objectivos de cunho algébrico noutros temas deste ciclo. As ideias algébricas aparecem logo no 1.º ciclo, no trabalho com sequências, ao estabelecerem-se relações entre números e entre números e operações e ainda no estudo de propriedades geométricas como a simetria. No programa anterior, OTD aparecia apenas referenciada nos Suportes de Aprendizagem/Linguagem e Representação. O novo programa estabelece um bloco específico para este tema.

19 Programa de Matemática do Ensino Básico
Percursos temáticos de aprendizagem Os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do trabalho lectivo com o novo programa de Matemática. A planificação do trabalho do professor não dispensa a consideração do Programa na sua globalidade.

20 NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO


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