As questões a seguir foram retiradas de vestibulares anteriores, nossa propostas é familiarizá-los com os tipos de questões exigidas nos vestibulares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
0 Capuchinho Vermelho Contado pelo 6º J.
Advertisements

A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
Interpretação dos gêneros bíblicos
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
O diálogo em textos narrativos
Esse slide foi feito por Luana Rodrigues – -
Interpretação Textual
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
VERMELHO CHAPEUZINHO LIGAR O SOM PARA OUVIR AS FALAS
QUE ACHO VAIS GOSTAR DE LER
Dois irmãos, que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma.
Uma flor especial.
UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen. UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen.
OS NOVOS CINQUENTÕES Autor: Mário Prata.
LAYLA SANTOS DE MOURA – 2ºA
HEITOR DE ANDRADE CARVALHO – 2ºA. DIOFEIRAC No dia da Diofeirac nós apresentamos: plantas, bulbos, fotossíntese e polinização. Eu fui ao estande do trânsito.
Esta é a história de um homem a quem eu definiria como umbuscador... Esta é a história de um homem a quem eu definiria como umbuscador... Um buscador.
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
"Sabedoria" infantil AUTOMÁTICO - Vá clicando...
EXERCÍCIOS VALENDO NOTA Para entregar
COLACIO.J SLIDES APRESENTA
RECEBIDO POR , DESCONHEÇO A AUTORIA DO TEXTO: CASO VOCÊ CONHEÇA O AUTOR, ENTRE EM CONTATO QUE LHE DAREI OS DEVIDOS CRÉDITOS.
A Pipa e a Flor Os caminhos do amor.
Luiz Fernando Veríssimo
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
A FELICIDADE PODE DEMORAR
A flor... Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que pagava muitíssimo bem, uma família.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
GRUPO ETERNOS APRENDIZES
Em busca de uma compreensão
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Minha mãe sempre contava uma história assim:
Como se escreve… Click para avançar.
Professor, o texto que será apresentado a seguir se destina a leitura em sala de aula. Trabalhe com os alunos os diferentes vocabulários e aproveite para.
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
OS NOVOS CINQUENTÕES Autor: Mário Prata.
COMO SE ESCREVE ....
A CONFISSÃO Flávio Carneiro.
INTERPRETE AS PERGUNTAS PENSE: O QUE ELAS PEDEM PARA VOCÊ RESPONDER?
A Pipa e a Flor Os caminhos do amor.
OS NOVOS CINQUENTÕES.
O casamento de Isaque e Rebeca
Introdução a Questão Social

JORNAL NACIONAL William Bonner: “Boa noite. Uma menina de 7 anos foi devorada por um lobo na noite de ontem”. Fátima Bernardes: “… mas graças à atuação.
Informações implícitas
Mudar de casa.
- Não, não se fazem mais velhos como antigamente.
“Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo...
. ? : A Pontuação ! , ; A Pontuação de um Texto -.
Esta é uma “historinha” Click para mudar de slide
O CONSTRUTOR Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda.
Chapeuzinho Vermelho Numa casinha vivia uma menina humilde que se chamava-se Chapeuzinho Vermelho.
E se... a história tivesse outro fim?
Luiz Fernando Veríssimo
AS DUAS VIZINHAS.
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
SITUAÇÕES.
Havia duas vizinhas que viviam em pé de guerra.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Correção do 1ª exame do vestibular UERJ (Português) Diego Domingues Polo SJM.
Texto: Mídia e Produção de modos de Existência Autora: Cecília Coimbra.
Ensino Fundamental , 7º ano
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
Transcrição da apresentação:

As questões a seguir foram retiradas de vestibulares anteriores, nossa propostas é familiarizá-los com os tipos de questões exigidas nos vestibulares do Brasil, bem como proporcionar a todos uma oportunidade de testarem seus conhecimentos. QUESTÕES SOBRE O TEXTO FITA VERDE NO CABELO (UERJ) 1. O conto recria a tradicional história de Chapeuzinho Vermelho, citando suas marcas mais conhecidas e refazendo seu sentido original. Distanciando-se, ainda, da história conhecida, narrador faz questão de assinalar o caráter ficcional da narrativa. Esse procedimento, de apontar a própria narrativa como produto da ficção, explicita-se na seguinte passagem: a) "Sua mãe mandara-a, com um cesto e um pote, à avó, que a amava, a uma outra e quase igualzinha aldeia." (par.3) b) "Daí, que, indo, no atravessar o bosque, viu só os lenhadores, que por lá lenhavam; mas o lobo nenhum, desconhecido nem peludo." (par.5) c) "A aldeia e a casa esperando-a acolá, depois daquele moinho, que a gente pensa que vê, e das horas, que a gente não vê que não são." (par.8) d) "Demorou, para dar com a avó em casa, que assim lhe respondeu, quando ela, toque, toque, bateu:" (par.12) 2. "Mas agora Fita-Verde se espantava, além de entristecer-se de ver que perdera em caminho sua grande fita verde no cabelo atada; e estava suada, com enorme fome de almoço." (par. 18) Pela leitura global do conto, é possível afirmar que essa passagem implica uma mudança para a personagem. Essa mudança pode ser caracterizada como:

QUESTÕES SOBRE O TEXTO FITA VERDE NO CABELO (UERJ) a) encontro com o passado e superação do medo do desconhecido b) ruptura com um mundo de fantasia e aproximação com a realidade c) supressão do ponto de vista infantil e afirmação de uma nova perspectiva d) alteração da antiga ordem familiar e conhecimento do fenômeno da morte 3. "Fita-Verde partiu, sobre logo, ela a linda, tudo era uma vez." (par. 4) O trecho acima exemplifica uma construção original da linguagem por parte do autor, que seleciona e combina as palavras de um modo distinto do uso corriqueiro a que estamos habituados. Um dos recursos empregados para construir essa originalidade, no exemplo dado, é: a) o isolamento da expressão "sobre logo" por vírgulas b) a designação da menina por meio do composto "Fita-Verde" c) a equivalência entre "ela" e "a linda" na referência à menina d) o emprego da expressão "era uma vez" com o sujeito "tudo" fonte: pré-vestibular dominantes – WWW.dominantes.com.br

QUESTÕES SOBRE O TEXTO FITA VERDE NO CABELO (UERJ) a) encontro com o passado e superação do medo do desconhecido b) ruptura com um mundo de fantasia e aproximação com a realidade c) supressão do ponto de vista infantil e afirmação de uma nova perspectiva d) alteração da antiga ordem familiar e conhecimento do fenômeno da morte 3. "Fita-Verde partiu, sobre logo, ela a linda, tudo era uma vez." (par. 4) O trecho acima exemplifica uma construção original da linguagem por parte do autor, que seleciona e combina as palavras de um modo distinto do uso corriqueiro a que estamos habituados. Um dos recursos empregados para construir essa originalidade, no exemplo dado, é: a) o isolamento da expressão "sobre logo" por vírgulas b) a designação da menina por meio do composto "Fita-Verde" c) a equivalência entre "ela" e "a linda" na referência à menina d) o emprego da expressão "era uma vez" com o sujeito "tudo" fonte: pré-vestibular dominantes – WWW.dominantes.com.br

QUESTÕES SOBRE O TEXTO FITA VERDE NO CABELO (UERJ) a) encontro com o passado e superação do medo do desconhecido b) ruptura com um mundo de fantasia e aproximação com a realidade c) supressão do ponto de vista infantil e afirmação de uma nova perspectiva d) alteração da antiga ordem familiar e conhecimento do fenômeno da morte 3. "Fita-Verde partiu, sobre logo, ela a linda, tudo era uma vez." (par. 4) O trecho acima exemplifica uma construção original da linguagem por parte do autor, que seleciona e combina as palavras de um modo distinto do uso corriqueiro a que estamos habituados. Um dos recursos empregados para construir essa originalidade, no exemplo dado, é: a) o isolamento da expressão "sobre logo" por vírgulas b) a designação da menina por meio do composto "Fita-Verde" c) a equivalência entre "ela" e "a linda" na referência à menina d) o emprego da expressão "era uma vez" com o sujeito "tudo" fonte: pré-vestibular dominantes – WWW.dominantes.com.br

QUESTÕES SOBRE O TEXTO FITA VERDE NO CABELO (UERJ) a) encontro com o passado e superação do medo do desconhecido b) ruptura com um mundo de fantasia e aproximação com a realidade c) supressão do ponto de vista infantil e afirmação de uma nova perspectiva d) alteração da antiga ordem familiar e conhecimento do fenômeno da morte 3. "Fita-Verde partiu, sobre logo, ela a linda, tudo era uma vez." (par. 4) O trecho acima exemplifica uma construção original da linguagem por parte do autor, que seleciona e combina as palavras de um modo distinto do uso corriqueiro a que estamos habituados. Um dos recursos empregados para construir essa originalidade, no exemplo dado, é: a) o isolamento da expressão "sobre logo" por vírgulas b) a designação da menina por meio do composto "Fita-Verde" c) a equivalência entre "ela" e "a linda" na referência à menina d) o emprego da expressão "era uma vez" com o sujeito "tudo" fonte: pré-vestibular dominantes – WWW.dominantes.com.br