Cor O que é a cor? Eugénia João.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Grandezas luminotécnicas
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
DALTONISMO Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre Biomedicina Disciplina de Genética e Evolução Monitora – Suélen Merlo.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO.
Olho,Daltonismo, Visão,Cores, Cones
Radiação do corpo negro
translação e rotação da Terra e as estações do ano
Luzes e Cores: A visão da Física
Monitor de Vídeo.
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
Tricromia e aditividade
COR.
Introdução aos Princípios e elementos de design
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Expressão Plástica Luz / Cor.
Cor.
O conjunto dos orbitais d apresenta simetria esférica. Os orbitais em vermelho orientam – se na direção dos eixos Os orbitais em azul orientam – se.
Teoria da Cor.
cores primárias Azul ciano, Magenta Amarelo primário.
Camadas/ modos.
Composição e componentes (Classificação das cores)
Imagem: Cores.
(Classificação das cores)
7. Color Image Processing
Óptica Geométrica Princípios da propagação da luz
A cor e a luz Prof. Daniel Almeida.
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Acção da atmosfera sobre a radiação solar
Corpo Negro E a teoria quântica Programa do 10º ano
A Cor do Corpos Prof. Odair Mateus.
Computação Gráfica - Cor
Teoria Da Cor.
A cor.
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
COR UM EFEITO DA LUZ Carlos A. Olivieri
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
Por que não existem estrelas verdes? Andrea Greff.
Emissão e absorção de radiação
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
COR.
Ray Tracing Anderson Tavares Bacharelado em Ciência da Computação
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
Luz e Cor A luz solar é denominada de luz branca;
As cores complementares são as que no círculo cromático
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
Certificação Florestal à luz dos novos consumidores: O MODELO FSC
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
COR.
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
Luz e a Biologia.... A Luz e Sua Natureza Corpuscular A luz é conhecida por agir em forma de corpúsculos de energia conhecidos como fótons. Os fótons.
FÍSICA DE ALIMENTOS CAPÍTULO 5 PROPRIEDADES ÓTICAS.
A COR.  Cor é a impressão que a luz reflectida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho,
Cores e brilho Corrosão e Proteção Anticorrosiva
A Cor 28/04/2017.
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
LUZ E COR.
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP.
LÂMPADA INCANDESCENTE
Cores.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Transcrição da apresentação:

Cor O que é a cor? Eugénia João

A PERCEPÇÃO DA COR A ciência da física trata a cor como uma propriedade da luz. No espectro visível da luz, a cor é determinada por comprimentos de onda; começando no maior comprimento de onda, o vermelho seguindo-se o laranja, amarelo, verde, azul e violeta, caracterizando-se este pelo menor comprimento de onda. 1

ESPECTRO VISIVEL 2

A PERCEPÇÃO DA COR Quando estas luzes coloridas estão presentes numa fonte de luz, em quantidades aproximadamente iguais, produzem luz branca – luz aparentemente sem cor. 3

ESPECTRO OUTONAL Esta foto corresponde a uma base de dados que consiste em fotografias, tiradas na Filândia, Outono (Setembro a Novembro). 4

A cor é uma propriedade da leitura da nossa envolvente A cor define o nosso espaço, e é a primeira característica a ser “lida” em cada objecto. Após a definição da cor do objecto em causa começamos a entender os seus contornos e restantes atributos. 5

A PERCEPÇÃO DA COR A cor não existe nos objectos. A cor existe no ser humano sob a forma de sensações resultantes do reflexo da luz sobre a superfície dos objectos A percepção da cor depende da fonte de luz, da quantidade e qualidade de luz, das características da superfície do objecto, das cores que caracterizam a envolvente e da capacidade sensorial do receptor. 6

A PERCEPÇÃO DA COR A cor é, como a forma e a textura, uma propriedade visual inerente a qualquer forma. Estamos rodeados por cor no nosso ambiente envolvente. As cores que usualmente atribuímos aos objectos, têm no entanto a sua origem na luz que ilumina e revela a forma e o espaço. Sem luz a cor não existe. 7

A PERCEPÇÃO DA COR                                       8

A PERCEPÇÃO DA COR Mais do que qualquer outro elemento do design, a cor tem a particularidade de nos consciencializar do que vemos, uma vez que nada tem sentido sem cor. 9

A PERCEPÇÃO DA COR A cor define o nosso mundo. Os nossos olhos são atraídos pela cor de tal modo que é perceptível antes da forma e detalhe. Como exemplo, podemos considerar um bosque com diferentes espécies de árvores; antes de nos apercebermos das características que definem cada espécie, apercebemo-nos da preponderância de verde.                    10

A PERCEPÇÃO DA COR A cor pode ser apercebida objectivamente, considerando as leis da física, química e fisiologia; ou subjectivamente considerando os factores psicológicos ligados à cor. Existem vários factores que influenciam a nossa percepção de cor. A envolvente do objecto, a textura da sua superfície e as condições de iluminação sob as quais o objecto é visualizado. Neste conjunto de factores devem ainda ser incluídos a memória e a cultura. 11

A PERCEPÇÃO DA COR Quando a luz branca incide sobre a superfície opaca de um objecto, ocorre uma absorção selectiva (absorção de radiações de certos comprimentos de onda, de preferência às de outros). A superfície do objecto absorve certos comprimentos de onda de luz e reflecte outros. Os nossos olhos percebem a cor da luz reflectida como a cor do objecto. 12

A PERCEPÇÃO DA COR A luz branca, como a luz solar do meio dia, é composta por todo o espectro de luzes coloridas. Algumas fontes de luz, como as lâmpadas fluorescentes, podem perder parte das cores apresentadas pelo espectro. Esta deficiência de algumas cores tornam uma superfície iluminada por essa luz parecer também ela com deficiência dessas cores. 13

A PERCEPÇÃO DA COR Os comprimentos de onda ou bandas de luz que são absorvidas e as que são reflectidas como a cor do objecto, são determinadas pela pigmentação da superfície. Uma superfície vermelha, é percebida como vermelha porque absorve a luz verde e azul e reflecte a parte vermelha do espectro; uma superfície azul absorve a luz vermelha ou o maior comprimento de onda do espectro. Similarmente, uma superfície preta absorve todo o espectro enquanto que uma superfície branca reflecte todo o espectro. 14

A PERCEPÇÃO DA COR Uma superfície tem a pigmentação natural do seu material. Esta coloração pode ser alterada com a aplicação de tintas, coloração e descoloração que contenham pigmentos de cor. Enquanto que a luz colorida é aditiva por natureza, os pigmentos de cor são subtractivos. 15

Cada pigmento absorve certa proporção da luz branca. A PERCEPÇÃO DA COR Cada pigmento absorve certa proporção da luz branca. Quando os pigmentos são misturados, as suas absorções combinam de modo subtractivo as várias cores do espectro. As cores que permanecem determinam a matiz, o valor (luminosidade) e saturação do pigmento resultante da mistura..                                                                   16

Círculo cromático de Itten 17