Escola Secundária Morgado de Mateus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PONTOS DE INTERESSE DA NOSSA TERRA.
Advertisements

À cidade associam-se um conjunto de características:
a monarquia absoluta no tempo de d. José i
Benchmarking e Competitividade 11º Encontro de CNB 20 de Novembro de 2006 Palácio da Bolsa – Porto Seminário de Benchmarking e Competitividade Painel A.
Roteiro Turístico Pelas 7 Maravilhas Nacionais
E.E.BRAZ SINIGÁGLIA PROJETO: URBANIZAÇÃO Batayporã / MS 2009.
ordenamento do território e urbanismo
Teatro de Felgueiras e Igreja de Sendim
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Torre do Esporão O Castelo de Esporão, também denominado como Torre do Esporão ou Solar da Herdade do Esporão localiza-se na povoação, freguesia e concelho.
Vila Ruiva.
Trás-os-Montes - Alto Douro
Rio Verde - Goiás.
Aline França Paschoalino Prof.Dr. Ricardo Mendes Jr.
Classificado como Património Mundial pela UNESCO em 2001, a região do Alto Douro Vinhateiro, caracteriza-se por uma paisagem única, que urge preservar,
PROJETO ESTUDANTES MARCELINOS SEM FRONTEIRAS
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
A ORGANIZAÇÃO DAS ÁREAS URBANAS
Mil Escolas Da Ribeira até à Foz
Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que,
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz Amarante - Porto 9º ano (Educação Tecnológica) TecnoVC
Geografia O ensino da geografia uma breve fundamentação teórica
Parque Natural do Alvão
O urbanismo.
Disciplina: Mecânica Geral Professor: Rodney Alunos: Anderson Fabiano;
As características da rede urbana
Escola Secundária Morgado de Mateus
Ano lectivo de Século VIII / IX – as Astúrias e a zona de fronteira.
PORTO Ribeira.
“NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
CENSOS 2001 Evolução da população residente 1991 – 2001 Ana Filipa Jorge Esc.Secundária S.Pedro da Cova.
Método e processo de investigação  Objectivo: conhecer os museus enquanto organizações  Pesquisa na internet  Visitas ao ao museu  Entrevista com.
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
Viana do Castelo é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Viana do Castelo, na região Norte e subregião do Minho-Lima.cidadeportuguesaDistrito.
Com som… Vá clicando… Alto Trás-os-Montes Boticas Chaves Montalegre Murça Valpaços Vila Pouca de Aguiar Douro Alijó Mesão Frio Peso da Régua Sabrosa.
Solange Cardoso Turma: M
By Búzios Slides VILA REAL Automático.
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
Do Funcionalismo ao Modernismo
O problema do estacionamento da Rua Vítor Bastos - Campolide -Lisboa
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora E SCOLA S ECUNDÁRIA A NDRÉ DE G.
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: Reabilitação do centro histórico.
Trabalho realizado por: -Guilherme Pereira -Margarida Horta -Mariana Amado.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã O crescimento da vila da Sertã,
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária Caldas Das Taipas Ringue de Caldas das Taipas.
Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/2015 Geografia A Escola Secundária D. Inês de Castro – Alcobaça.
Tendências atuais. Tendências na distribuição GrandesGrandes concentraçõesBaixas densidadesdensidadesExistência de um crescimento no interiorde.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Construção de um kartódromo.
TERRA RICA DE HUMANIDADE Ponte de Lima Ponte de Lima - Terra Rica de Humanidade
País Turístico Elisabete Moio Turma M.
A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria e faz parte da Região de Turismo do Oeste. Esta vila guarda séculos de história dentro das suas muralhas.
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
ACIEPE 2013-Percursos Culturais e Urbanos da Cidade 1. INTRODUÇÃO TEMÁTICA, OBJETIVOS E FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL 2. A CIDADE e A SITUAÇÃO URBANA : dados,
Em 1960, o interior do nosso país ainda era atrativo
Comunicação, desenvolvimento regional e local e ruralidades A juventude rural e as novas fronteiras culturais entre o campo e a cidade a partir do debate.
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.
Trabalho realizado por: Bernardo Ribeiro Bruna Coelho 9ºC 1.
Vila Nova de Gaia no contexto Europeu Escola Secundária de Almeida Garrett Life Long Learning Programme – Comenius 2008/2010 ASTROURBIS – Roteiro Astronómico.
Transcrição da apresentação:

Escola Secundária Morgado de Mateus Área de Projecto Ambiente Urbanismo Trabalho Realizado por: Catarina Martins nº 4 8ºa Diana Lopes nº9 8ºa Marcela Aleixo nº12 8ºA Samuel Gonçalves nº17 8ºA Professora: Silvina Guerra Vila Real, Dezembro 2010

Índice Introdução; O que é o urbanismo?; História de Vila Real; Imagens de como era Vila Real antes e depois; Conclusão; Bibliografia.

Introdução Este trabalho vai ser elaborado a pedido da Professora de Área de Projecto. O grande tema é o Ambiente e o subtema é o “Urbanismo”. Com este trabalho pretendemos saber mais sobre a evolução urbanística em Vila Real. Em primeiro lugar, apresentaremos um breve historial de como nasceu Vila Real. Vila Real tem evoluído bastante nestas últimas décadas. No entanto, o crescimento nem sempre foi o mais ordenado e a cidade ainda apresenta, a par das zonas urbanísticas novas, edifícios com valor histórico mas degradados como poderão ver neste trabalho.

O que é o Urbanismo? Influência dos grandes centros populacionais sobre os habitantes das aldeias; Urbanização - conjunto das questões relativas à estética e à ordenação das cidades; estudo que tem por objectivo a adaptação das cidades às necessidades dos homens.

História de Vila Real Vila Real é a capital do Distrito de Vila Real, da Região Norte e sub-região do Douro e tem cerca de 25 000 habitantes. Vila Real é uma cidade de belos monumentos, onde se destacam os templos e as casas nobres. Antigamente era conhecida como a Corte de Trás-os-Montes, devido ao facto de nela habitarem e terem Palácio os Marqueses de Vila Real. Esta família nobre, tinha uma estreita ligação familiar com a Casa Real Portuguesa.

Nos finais do século XI, em 1096, o conde D Nos finais do século XI, em 1096, o conde D. Henrique atribui foral a Constantim de Panóias, como forma de promover o povoamento da região. Em 1272, como novo incentivo ao povoamento, D. Afonso III atribuiu foral para a fundação, prevista para um local diferente do actual, provavelmente o lugar da Ponte da freguesia de Mouçós. Em 1289, o rei D. Dinis, funda efectivamente a Vila Real de Panóias, que se tornará a cidade actual. No entanto, em 1139 chamava-se «Vila Rial».

A localização privilegiada, no cruzamento das estradas Porto-Bragança e Viseu-Chaves, permite um crescimento sustentado. Com o aumento da população, Vila Real adquiriu, no século XIX, o estatuto da capital de distrito. Em 1922 foi criada a diocese de Vila Real. A criação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 1986, embora já viesse a acontecer no ano 1979, contribuiu para o aumento demográfico e revitalização da população. Nos últimos anos, foram criados em Vila Real vários equipamentos culturais, que trouxeram um novo dinamismo à cidade. Foram valorizadas várias áreas da cidade, como o antigo Bairro dos Ferreiros e a área envolvente do Rio Corgo.

Actualmente, Vila Real vive numa fase de crescente desenvolvimento, a nível industrial, comercial e dos serviços, com relevo para a saúde, o ensino, o turismo, etc.

Monumentos importantes de Vila Real Torre de Quintela

Santuário de Panoias

A evolução urbanística de Vila Real Capela Nova

Estação ferroviária Estação ferroviária antigamente Estação ferroviária actualmente

Panificadora em ruínas Obra do arquitecto Nadir Afonso

Solar dos brocas

Casa Diogo Cão

Palácio de Mateus

Sé de Vila Real

Conclusão Com este trabalho ficámos a saber como evoluiu Vila Real. Apesar de Vila Real ter evoluído ainda há vestígios das civilizações mais antigas, como é o caso de Panoias. Nem sempre evoluiu muito ordenadamente, como se verifica em determinadas construções que fazem parte do crescimento urbanístico. Verificámos também que melhorou em termos de infra-estruturas culturais, mas há ainda muito a fazer no que diz respeito a espaços verdes. Gostámos muito de fazer este trabalho, pois ajudou-nos a conhecer melhor a nossa cidade.

Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Real