INCUBADORAS DE EMPRESAS José Dornelas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Advertisements

Perfil do Empreendedor
Workshop Brasil – India Tecnologia Social Conhecimento, Aprendizado e Prática Rio de Janeiro 04 e 05 de maio 2007 Catia Araujo Jourdan
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
O PROCESSO EMPREENDEDOR
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
Planejamento do Sistema Urbano de Drenagem
Importância das Incubadoras de Empresas para o Desenvolvimento Local
Apresentação do Projeto
+ = EMPREENDEDORISMO = Negócio Tecnologia Economia do Futuro
Financiadora de Estudos e Projetos
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá-Tecnópolis Indagações e Perplexidades.
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Capital Empreendedor.
FINEP Financiadora de Estudos e Projetos
O processo de desconcentração industrial da Região Metropolitana de São Paulo Sueli Schiffer / 1.
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
Ser um empreendedor Como Evitar os erros dos iniciantes.
Ferramentas de Acesso ao Mercado de Capitais
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Movimento Brasil Competitivo
Organizações que promovem informações comparativas para o Benchmarking. Priscila P. de P. e Souza, M. Eng. Julho, 2006.
Movimento Brasil Competitivo
Plano de Negócio Elber Sales.
Profª Marli de Cássia Rodrigues
Central de Novos Negócios e Empreendedorismo
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
Prêmios Santander Universidades
Fabiano André Vergani
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.
29 de outubro de º WCTI – Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação na UERJ O papel do Sistema FIRJAN/IEL no desenvolvimento da cultura empreendedora.
Fostering Entrepreneurship
Aquele que assume riscos e cria algo novo
SUMÁRIO Objetivos Abrangência Justificativas
MDA Agências Regionais de Desenvolvimento A experiência Italiana Paolo Gurisatti Campinas, 7 Outubro 2008.
Ministério da Ciência e Tecnologia
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
INCUBADORAS DE EMPRESAS José Dornelas
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Como conseguir investimentos para o seu negócio José Dornelas.
Aula 01 Prof. Adriana M. Martins
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Disciplina: Empreendedorismo e Inovação Professores: Emanuel.
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
Empreendedorismo Engenharia Mecânica Assuntos Reconhecimento de oportunidades.
IES FUNCEC – ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
Empresa Junior.
Técnicas de Empreendedorismo
Transformando idéias em negócios
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Desafios e Perspectivas Joel Weisz Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM Rio de Janeiro, 28 de maio de 2015 cognética.
Emprendedorismo – Aula 2 ________________________
Empreendedorismo Profº. Mario L Broglio.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
Empreendedorismo Professora Rosilene Silva – Agosto 2010
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Introdução)
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Empreendedorismo + Inovação + ??? = Prosperidade.
1 Investimentos em Startups Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Adércia B. Hostin dos Santos Coordenadora de Assuntos Educacionais Contee A precarização do Ensino Superior.
Venture Capital Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em empresas com alto potencial.
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Copyright © 2005 José Dornelas – Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Entidades de apoio e alternativas de investimento)
Transcrição da apresentação:

INCUBADORAS DE EMPRESAS José Dornelas

Antecedentes “O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX” Jeffry Timmons O Brasil está entre os países que possuem o maior índice de criação de empresas pela população adulta no mundo Relatório GEM (Babson College e London Business School) Incubadoras de empresas são o principal meio de apoio ao crescimento de pequenas empresas iniciantes no Brasil O número de incubadoras no país tem crescido rapidamente, em todo o território nacional Principais incentivadores do movimento: SEBRAE e MCT (PNI / CNPq / Finep)

Investimento para startups angels Incubadoras empreendedor amigos família Idéia seed money Start - up venture capital first round second ... Expansão IPO bolsa de valores Consolidação 1 2 3 4 Crescimento da empresa Tempo

Histórico de Incubadoras O conceito surgiu naturalmente, como conseqüência da criação dos Parques e Pólos tecnológicos nos EUA, no final da década de 40, em Palo Alto - CA. A primeira incubadora de empresas brasileira surgiu em São Carlos-SP, em 1984. Nos últimos anos, o número de incubadoras de empresas cresceu rapidamente em todo mundo. Nos EUA, atualmente existem mais de 1000 incubadoras de empresas. (Europa: mais de 1200; Mundo: mais de 4000) No Brasil, o estudo mais recente divulgado pela ANPROTEC, indica a existência de mais de 400 incubadoras de empresas no país.

Histórico de Incubadoras De acordo com MEEDER (1993) três razões guiaram o desenvolvimento das incubadoras de empresas americanas a partir dos anos 70: Motivação para encontrar novas utilidades para prédios antigos e abandonados em áreas retiradas; Fundos provenientes da National Science Foundation (Fundação Nacional da Ciência, nos EUA) de apoio ao empreendedorismo e inovação nas maiores universidades americanas, e Iniciativas de vários empreendedores e grupos de investidores para transferir suas experiências a novas empresas em um ambiente propício à inovação tecnológica e comercialização de produtos de tecnologia.

Definições “São destinadas a amparar o estágio inicial de empresas nascentes que se enquadram em determinadas áreas de negócios.” “...É um ambiente flexível e encorajador onde são oferecidas facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos” (ANPROTEC, 1998). “É um ambiente de trabalho controlado, projetado para auxiliar no crescimento de novas empresas emergentes... “ (LALKAKA & BISHOP, 1996). “Catalisam o processo de início e desenvolvimento de um novo negócio, provendo os empreendedores com toda a expertise necessária para gerenciar suas empresas, estabelecendo redes de contatos e ferramentas que farão seus empreendimentos atingirem o sucesso” (NBIA, 2000).

Histórico

Fatores críticos de sucesso SMILLOR & GILL (1986) Programa de metas E x pertise local em Acesso a com procedimentos e administração de financiamentos e pol íticas claras negócios investimentos Vínculo com Suporte Financeiro e Universidades e/ ou assessoria financeira centros de pesquisa Incubadora de Empresas Processo de seleção dos Suporte da incubados comunidade Ensino de Rede estabelecida de Percepção do Sucesso empreendedorismo empreendedorismo

Objetivos Segundo a NBIA, uma incubadora de empresas deve oferecer, pelo menos, os seguintes serviços (RICE, 1992): Possibilitar ao empreendedor o desenvolvimento de uma rede de contatos, sempre encorajado pelo gerente da incubadora. 2. Prover assistência técnica e gerencial aos incubados através de especialistas que trabalhem na própria incubadora ou via profissionais capacitados da comunidade. 3. Auxiliar o empreendedor a conseguir financiamento para seu empreendimento, desde a elaboração do plano de negócios até a negociação com os investidores. 4. Oferecer uma série de serviços aos incubados e também àquelas empresas filiadas à incubadora, mas não residentes.

Incubadora não é… … apenas um galpão com espaços para instalação de empresas … apenas um conglomerado de empresas … um artifício para geração de empregos … uma solução definitiva para o desenvolvimento local e regional … o único pilar para o desenvolvimento do empreendedorismo … um distrito industrial onde empresas ficam instaladas sem prazo de saída … um local onde apenas “idéias” ficam sendo testadas

Impactos das incubadoras Geram novas oportunidades de inovação em vários setores Criam empresas de sucesso Reduzem a mortalidade de empresas nascentes Reduzem os riscos dos investimentos Contribuem para equilibrar o desenvolvimento regional Criam postos de trabalho qualificados e geram emprego e renda

Oferecer condições para a criação de empresas bem sucedidas Principal finalidade Oferecer condições para a criação de empresas bem sucedidas

Panorama das incubadoras brasileiras (até 2006)

Incubadoras de Empresas (Fonte: Anprotec)

Incubadoras de Empresas (Fonte: Anprotec)

Incubadoras de Empresas (Fonte: Anprotec)

Incubadoras de Empresas (Fonte: Anprotec)

Incubadoras de Empresas (Fonte: Anprotec)

Vínculos das incubadoras de empresas Fonte: ANPROTEC

Incubadoras de Empresas (Fonte: Anprotec)

Incubadoras de Empresas (Fonte: Anprotec) Existência de Programas de Pré-incubação

Incubadoras de Empresas (Fonte: Anprotec) Custo Operacional Anual

Incubadoras de Empresas (Fonte: Anprotec) Custo Operacional Anual - Cobertura

Incubadoras de Empresas (Fonte: Anprotec) Empresas incubadas: 2327 Empresas graduadas:1678 Empresas associadas:1613 TOTAL: 5618

Incubadoras de Empresas (Fonte: Anprotec) Postos de trabalhos: 28449 Empresas incubadas: 12395 Empresas graduadas:12270 Empresas associadas:3784

Incubadoras de Empresas (Fonte: Anprotec) Critérios de Seleção

Parques Tecnológicos (Fonte: Anprotec)

Parques Tecnológicos (Fonte: Anprotec) Áreas de Atuação

Parques Tecnológicos (Fonte: Anprotec) Vínculo formal com Universidades: 83%

Parques Tecnológicos (Fonte: Anprotec) Empresas instaladas (Industriais: 42%; Serviços: 54%)

Parques Tecnológicos (Fonte: Anprotec) Critérios de Seleção

Parques Tecnológicos (Fonte: Anprotec) Estágio das empresas que ingressam no parque

Diversificação do conceito e dos tipos de incubadoras Tendências Diversificação do conceito e dos tipos de incubadoras Anos 80 Tecnológica Anos 90 Tradicional Mista Ano 2000 em diante Agroindustrial Cultural Artes Cooperativa

Tendências Incubadoras Descentralização regional Cidades com menos de 200 mil habitantes Parques Concentração em grandes centros industriais e pólos regionais

Sites Anprotec: www.anprotec.org.br NBIA: www.nbia.org INFODEV: www.infodev.org Rede Incubar: www.redeincubar.org.br Asian Association of Business Incubation AABI: http://www.aabi.info Japan Association for New Business Incubation (JANBO): http://www.janbo.gr.jp/eng/e_index.html Korean Business Incubation Association (KOBIA): http://www.kobia.or.kr/english/index.php China Business Incubator Association Business incubator development programme: http://www.wtec.org/loyola/bid/bid-eng.html Business e-Coach for Asia-Pacific SMEs: http://www.technology4sme.com/ecoach/index.htm Best practice in business incubator management: http://www.uark.edu/~genesis/about/bestpracrpt.pdf