Técnicas de Codificação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 3 – Transmissão Digital
Advertisements

Tecnologias da Informação e Comunicação
Técnicas de Modulação Todas as técnicas de modulação envolvem o deslocamento do sinal original, doravante denominado sinal modulador ou modulante, de sua.
Aula 1 – Sinais Analógicos e Digitais
Arquitetura e organização de computadores
Redes de alta velocidade
Técnicas para operações E/S
Conceitos fundamentais
Conversores Analógico-Digital
Camada Física O nível físico fornece as características mecânicas, elétricas, funcionais e de procedimento para ativar, manter e desativar as conexões.
Princípios Transmissão de Dados
Prof. Eduardo Leivas Bastos
Prof. Eduardo Leivas Bastos
Semelhança de Figuras.
Complexidade de Algoritmos
Comunicações Digitais
Comunicações Digitais
Tecnologias de Transmissão
TELEFONIA DIGITAL Fábio Alexandre de Souza Professor
MODULAÇÃO Conceito de Modulação
Controle de processos Apontamentos de aula 2.
Interfaces de entrada e saída discreta
Tecnológicas de Mídias Digitais André Santos Silva Rodrigo T2B1 Redes
Análise de Investimentos
Índice SUMÁRIO Introdução ao projeto de lógica seqüencial.
Redes de Computadores e Internet
Redundant Array of Independent Drives Raid
Microcontroladores Sistemas Digitais Microprocessados (SDM)
Fundamentos de Análise de Sinais
Propriedades da Integral Definidas
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
Um jogo para todos os alunos de CEF de Operador/a de Informática.
Topos de rede quanto as topologias da rede
Sistemas Operacionais
Sinais Digitais, transmissão e problemas
Tecnologias da Informação e Comunicação
7ª: Exibição de Dados Ocultar e reexibir linhas e colunas;
Elementos Eletro-mecânicos
Fundamentos de Redes de Computadores
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Modulação Trabalho Realizado por: João Santos Disciplina de:
TRABALHO REALIZADO POR: Ricardo costa
REDE DIGITAL DE SERVIÇOS INTEGRADOS
Fig. 2 (a) Diagrama de Amplitude e (b) diagrama de fase de um filtro passa-alto (um zero em s=0 e um polo em s=wo). Microelectronic Circuits - Sedra/Smith.
Transmissões de Dados 2014/2015 Comunicação de Dados
Trabalho realizado por: Ricardo Costa Comunicação de dados
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Codificação e encriptação Relacionadas, mas não são a mesma coisa...
Universidade Federal de Uberlândia
SDI SERIAL DIGITAL INTERFACE. REVISÃO DA NORMA CCIR-601.
Aula 1 Eletrônica Digital Codificadores/Decodificadores e Multiplexadores/Demultiplexadores Prof. Wanderley.
Redes de Computadores Nesta Aula... Camada Física
Trabalho realizado por: Nuno bandola
MODEMS „A palavra MODEM vem da contração das palavras MOdulador e DEModulador. „ É um equipamento bidirecional o qual é instalado nas duas extremidades.
Sistemas computacionais
Prof. Msc. Ricardo S. Casado
Frame Relay.
Reflexão e Transmissão de Ondas em Interfaces Dielétricas Planas
Redes de Computadores e Internet Transmissão de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Introdução às Telecomunicações
SUMÁRIO: Interações eletrostáticas no átomo. Energia de remoção eletrónica. Resolução de exercícios e problemas para consolidação dos conteúdos lecionados.
Sistemas de Controle III N8SC3
Germano Maioli Penello
Fundamentos de Redes de Computadores
Aula Prática 5 Recursão Monitoria  Na linguagem C, como em muitas outras linguagens, uma função pode chamar a si própria.  Uma função assim.
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Prof.: Jean Carlo Mendes
CONVERSORES DE SINAL.
Aula 04: Aprendendo sobre o PWM do arduíno e Ponte H
PARA TER O SINAL DIGITAL.
1 NR
Transcrição da apresentação:

Técnicas de Codificação

É fundamental que a mensagem chegue sem erros.

Para que isso não aconteça, existem diferentes tipos de codificações, que são as seguintes: - NRZ - RZ - Manchester

NRZ O código de linha Non Return Zero indica que o sinal não precisa de ir a zero entre transições de bit, isto significa que tem o Duty Cycle de 100%. Nesta codificação existem três tipos: - NRZ Unipolar - NRZ Polar - NRZ Bipolar

NRZ Unipolar Esta técnica de codificação é a mais simples. Os limites da onda estão sempre entre 0 e 1 e tomam o valor de 1 quando o bit é 1 e quando o bit a codificar é 0 toma o valor de 0. Esta técnica é utilizada para gravação digital em suportes magnéticos.

NRZ Polar Esta técnica de codificação apresenta as mesmas vantagens e desvantagens do NRZ Unipolar. Os limites da onda nesta codificação são -1 e 1. O valor 1 quando o bit a codificar é 1 e o valor -1 quando o bit a codificar é 0.

NRZ Bipolar Esta técnica de codificação resolve o problema relativo ao componente DC mas sofre igualmente a perda de sincronismo com facilidade. Os limites da onda nesse tipo de codificação entre -1, 0, 1. Toma o valor 0 quando o bit a codificar é 0 e toma o valor 1 e -1 alternadamente quando o bit a codificar é 1.

RZ O código de linha do tipo Return Zero indica que, cada transição ,metade do bit sinal vai a zero. Por causa disto, diz-se que o Duty Cycle de 50% e utiliza o dobro da largura de banda em relação aos códigos NRZ. Existem três tipos de codificações RZ: - RZ Unipolar - NR Polar - NR Bipolar

RZ Unipolar Esta técnica de codificação apresenta as mesmas vantagens e desvantagens do NRZ unipolar. Os limites da onda estão sempre entre 1 e 0 e tomam o valor 1 quando o bit a codificar é 1 e 0 quando o bit a codificar é 0. No entanto, como já referi, os valores só têm metade do tempo bit.

NR Polar Esta técnica de codificação apresenta as mesmas vantagens e desvantagens do NRZ polar. Os limites da onda neste tipo de codificação estão sempre entre -1 e 1. A onda toma valor 1 quando o bit a codificação é 1 e toma valor -1 quado o bit a codificar é 1 e toma valor -1 quando o bit a codificar é 0. No entanto mais uma vez, tem metade do valor.

NR Bipolar Esta técnica de codificação apresenta as mesmas vantagens e desvantagens do NRZ Bipolar. Os limites da onda neste tipo de codificação estão entre -1, 0 e 1. Toma o valor 0 quando o bit a codificar é 0 e toma o valor 1 e -1 alternadamente quando o bit a codificar é 1. Contudo, só permanecem metade do valor.

Manchester Este código de linha, à semelhança do RZ, também apresenta um Duty Cycle de 50%. Mas necessita do dobro da largura de banda. No entanto, exibe vantagens em relação aos anteriores, tais como, nunca apresenta componente nula. Existe 2 tipos de codificação Manchester: - Manchester Normal - Manchester Diferencial

Manchester Normal Esta técnica de codificação é semelhante à RZ, também apresenta metade do valor em bit. Os valores limites de onda neste tipo de codificação estão entre 1 e -1. Assim, a transições entre 0 a 1 e 1 a 0 ocupam a largura de um bit desde o meio bit anterior até o meio bit seguinte.

Manchester Diferencial Esta técnica de codificação também é semelhante ao RZ. Os limites da onda neste tipo de codificação estão entre -1 e 1, à semelhança do anterior. A diferença que aqui permanece é apenas, nas transições entre bits serem codificadas de forma diferença do anterior. As transições 0 a 1 e 1 a 1 ocupam a largura de um bit desde o meio bit anterior, até ao meio bit seguinte. As restantes transições, 0 a 0 e 1 a 0, ocupam apenas meio bit.