VITAL 26 de Abril 2004. Visionary Technology in Library Solutions V TLS I maging T echnology for A dvanced L earning Tecnologia de Imagens da VTLS para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ana Luisa Maia.
Advertisements

Terminologia Definicao Construção Exemplos
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Como criar avisos de revista científica e pesquisa
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Support.ebsco.com EBSCO Discovery Service Tutorial.
Business Productivity Infrastructure Optimization (BPIO): Posicionamento e Mensagem Médias Empresas Mensagem Curta Conecta pessoas, processos e informações.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE LONGO PRAZO Lurdes Saramago 25 de Novembro, 2002 Boas práticas Estratégias.
Sistemas operacionais
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA - ENG05207 Aula 09 –a Banco de dados Profs: Dr.
Universal Description, Discovery and Integration (UDDI)
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
1 Data Integration in a Bandwidth-Rich World Ian Foster and Robert L. Grossman Universidade Federal Fluminense Doutorado em Computação – Engenharia de.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Escola de Ensino Fundamental e Médio "Professora. Maura Abaurre"
Visionary Technology in Library Solutions A VTLS Apresenta o VALET.
DigiTool – Visão Geral 1º Encontro de Usuários ALEPH 30 Nov. e 1º Dez. de 2006 Caio Pellegatti.
7 - Criação de Páginas Web
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Hardware/Software para Multimédia
DSPACE x FEDORA Rodrigo Guerra Rio de Janeiro
Sistemas Distribuídos
Vortex 2005.
7 - Criação de Páginas Web DREAMWEAVER Pt.2
Danilo Gleimar Rodrigo
Sobre o SE Documento SE Documento é responsável pelo gerenciamento corporativo de documentos que integra a tecnologia de workflow e visualização de conteúdo.
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Universal Description, Discovery and Integration (UDDI) Rafael Andrade
Engineering Village. Engineering Village – A Plataforma Desenvolvida pela Engineering Information (Ei), líder em fornecer informações.
Introdução ao Desenvolvimento Web
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Selenium Componentes: Fábio Gomes Claver Pari Eni Conde
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPTO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA: URSULA BLATMANN ACADÊMICA:MARIA APARECIDA.
ACADÊMICOS ANA PAULA COSTA BEN-HUR MATEUS DOS SANTOS CAROLINE MIOTTO
Para consultar na Biblioteca Digital Jurídica do STJ, você pode optar pela busca em campos específicos, como: Atos Administrativos, Doutrina e Repositório.
OAIster. A OAIster disponibiliza textos completos de artigos, dissertações, teses, imagens, vídeos e arquivos de áudio em várias línguas abrangendo todas.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Nova solução CRM da Riosoft
Configuração do ambiente de GED
Vagner Estevam Instrutor Tel.: (21)
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Professor: Márcio Amador
DigiTool e JPEG2000 1º Encontro de Usuários ALEPH 30 Nov. e 1º Dez. de 2006 Caio Pellegatti.
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS
Scirus. A base de dados multidisciplinar Scirus apresenta documentos em texto completo disponibilizados em repositórios institucionais de diversas universidades,
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Tecgraf PUC-Rio Setembro de 2013 Introdução ao Openbus.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
RPC and Web Service André Pereira.
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
Outubro, 2007 Luiz Atilio Vicentini Fórum Permanente de Cultura e Arte Pesquisa em Acervos e o acesso ao Conhecimento e a Cultura:
SyncML Apresentação –Introdução Motivação Iniciativa SyncML –XML (eXtensible Markup Language) –Protocolos SyncML –Sincronização em duas vias –Conclusões.
LDAP+SSO SUPORTE TÉCNICO. COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS ● Arquivos locais o Sistemas Operacional o HDs, DVD, PenDrive, SSD...
Alunos: Diogo do Nascimento Leandro Luiz Mendes
Capítulo 1 Sistemas de Banco de Dados
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
A EXPERIÊNCIA DO ARCA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE INTEROPERABILIDADE COM SISTEMAS DE GESTÃO DAS BIBLIOTECAS DA FIOCRUZ Por : Ana Maria Neves.
Tutorial de busca básica no SMART Imagebase. Bem-vindo ao tutorial de pesquisa básica no SMART ImageBase. O SMART ImageBase tem uma interface única, desenvolvida.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
+ Balanço Tainacan 2015 e Apontamentos para 2016 MINC / UFG / L3P.
PROF. DR. DIVINO IGNÁCIO RIBEIRO JR DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - FAED EndNote X5 – Gerenciador de Referências Bibliográficas.
Um Ambiente para Transmissão de Vídeos Instrucionais sob Demanda André Raabe Rafael Canan Ciência da Computação Centro de Ciências.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Treinamento CMS Plone Criação de Páginas Pessoais Guilherme Luiz Frufrek
Segurança de Rede Prof. Sales Filho Infra-estrutura de chaves públicas.
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação Campus de Marília ARQUIVOS.
Transcrição da apresentação:

VITAL 26 de Abril 2004

Visionary Technology in Library Solutions V TLS I maging T echnology for A dvanced L earning Tecnologia de Imagens da VTLS para Aprendizado Avançado

Visionary Technology in Library Solutions VITAL – Por que o Fedora? Fonte Aberta – A VTLS incentiva o movimento Fonte Aberta através do Vital. Armazenamento XML – Objetos digitais são armazenados como XML e os arquivos são codificados com uma extensão de esquema METS. Versioning – O Fedora possui infraestrutura para suportar versioning de objetos digitais e seus componentes. Datastreams – Objetos em um repositório podem possuir conteúdo e metadados que fisicamente residam dentro ou for a do repositório. O Fedora suporta conteúdo de qualquer tipo MIME. Software para gerenciamento, criação, armazenamento, indexação, catalogação, busca e recuperação das suas coleções digitais Suportado pelo software e serviços de soluções VTLS

Visionary Technology in Library Solutions VITAL – Por que o Fedora? Batch Utility – O Fedora Inclui um utilitário de carga como parte do cliente de gerenciamento que permite a criação e carga de objetos em lotes. OAI – Protocolo para Harvesting de Metadados – padrão para compartilhamento de metadados entre repositórios. Cada objeto digital Fedora tem um registro primário em Dublin Core em conformidade com o esquema. Autenticação e controle de acesso – Restrições de acesso baseadas no endereço de IP e autenticaçao básica http, com suporte para Shibboleth e direitos de gerenciamento digital. Suportado pelo software e serviços de soluções VTLS

Visionary Technology in Library Solutions VITAL – Por que o Fedora? Pesquisa – Campos de sistemas de metadados selecionados são indexados juntamente com o registro Dublin core para cada objeto. O Fedora fornece uma interface de pesquisa tanto para texto completo e queries através de campos de metadados.

Visionary Technology in Library Solutions VITAL - Introdução Sistema de Gerenciamento de Recursos Digitais – baseado no Fedora – Fonte Aberta – Arquitetura de Repositório de Objetos Digitais Software para gerenciamento, criação, armazenamento, indexação, catalogação, busca e recuperação das suas coleções digitais Suportado pelo software e serviços de soluções VTLS

Visionary Technology in Library Solutions O que é o Fedora? Flexible Extensible Digital Object Repository Architecture Arquitetura de Repositório Extensiva Flexível para Objetos Digitais

Visionary Technology in Library Solutions O que é um Repositório para Objetos Digitais? Mantém o armazenamento de objetos digitais Apresenta interface externa para Objetos Digitais Criação Alteração Acesso Reforça políticas de acesso Fornece disseminações por tipo de conteúdo Oferece facilidades de preservação

Visionary Technology in Library Solutions Mais informações?

Visionary Technology in Library Solutions Componentes do VITAL Gerenciador VITAL Windows 2000 e XP Reposit ó rio Fedora UNIX/LINUX, SUN e Windows Acesso ao Portal Web do VITAL UNIX/LINUX e Windows Utilitário de Catalogação XML EAD, DC e Modelos MARC XML Carregador de Coleção do VITAL Base de Dados Oracle (Opcional)

Visionary Technology in Library Solutions Gerenciador VITAL Funções Avançadas de Gerenciamento de Coleção Armazenamento de Metadados XML/METS, Criação de Links, Recuperação e Exportação Edição e Indexação Dublin Core Ferramenta de Busca de Objetos Fedora Fácil Gerenciamento e Importação de Imagens Criação e Link Automático de Metadados

Visionary Technology in Library Solutions Gerenciamento de Coleções VITAL Suporta m ú ltiplos repositórios Fedora Coleções podem ser dispersadas entre localizações Repositórios podem conter diversos tipos de objetos digitais Facilidades VITAL para carga e busca de repositórios

Visionary Technology in Library Solutions Armazenamento de Metadados XML Baseado em Padrões Esquema XML/METS Dublin Core EAD MARC Formato AMICO XML Formatos Adicionais podem ser adicionados rapidamente Metadados podem ser exportados em XML para uso em outras aplicações

Visionary Technology in Library Solutions Catalogação VITAL Cataloga ç ão com software XMLSpy Modelos suportados em Dublin Core, EAD, e MARC Ferramentas XML Adicionais de Terceiros podem ser usadas XMetal do Corel Microsoft InfoPath Metadados de Coleção podem ser importados do VTLS MetaCat

Visionary Technology in Library Solutions Gerenciamento de imagem do VITAL F á cil importação de objetos digitais e imagens Watched Folder Ferramenta de importação do VITAL Versão de Objetos Digitais Alterações feitas aos objetos digitais são gravadas no repositório O VITAL cria automaticamente metadados técnicos para os objetos digitais reconhecendo os arquivos importados

Visionary Technology in Library Solutions Acesso VITAL pelo Portal Z39.50 – compat í vel com qualquer sistema integrado de biblioteca Exibição sofisticada para Encoded Archival Description (EAD), Dublin Core e MARC Inclui o VTLS Hi-Res Image Navigator – utiliza a compressão Wavelet para visualização inacreditável detalhada de suas imagens Suporta MrSID e arquivos JPEG2000 Acesso Instantâneo para conteúdo digital a qualquer hora, de qualquer lugar, para quem quer que seja a partir de um web browser

Visionary Technology in Library Solutions V TLS I maging T echnology for A dvanced L earning