Prof. - Biólogo Fabrício C. da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O jeito de Luzia Luzia era uma mulher baixa, de apenas 1,50 metro de altura. Comparada aos seres humanos atuais, tinha uma compleição física relativamente.
Advertisements

Problemas mais freqüentes nos BO COP/TC:
CRIME X DELITO X CONTRAVENÇÃO
PROVA MATERIAL SÃO COLETADAS, EM GERAL, NOS LOCAIS DE CRIME – PEGADAS, IMPRESSÕES, MANCHAS, INSTRUMENTOS, ETC. SÃO PROVAS OBJETIVAS, DE MATÉRIA, SENSÍVEIS.
Genetica Forense Introdução.
Direito Processual Penal - I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
Testemunhos Qualquer pessoa não envolvida no fato criminoso que tem conhecimento de fatos relevantes para a causa Descrição objetiva dos fatos conhecidos.
EJA – Educação de Jovens e Adultos
É uma vila de pescadores perdida em nenhum lugar,
Uma linda idéia a ser imitada......
Mesa 05 - Investigação de Homicídios e o Inquérito Policial
´ ^ 1. O crime 2. As evidências 3. Os suspeitos.
Utilização de Polimorfismos em Análises Forenses
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
O FUNDO DO MAR TURMA: 2ª A Professoras: Luciana Trevisan
EXERCÍCIO GOLFINHO a 22 de JUNHO 2012.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
DESVENDE O CRIME....
Os Zumbis canibais Carlos Augusto e Gabriel Fontes T:502.
José Maria de Castro Abreu Junior
ATUAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL E SEGURANÇA NO CAMPUS
Química Forense Uma apresentação a essa fascinante ciência.
ANTROPOLOGIA FORENSE E IDENTIFICAÇÃO
QUEM COMETEU O CRIME?.
Desvende este crime....
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado.
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
a primeira árvore disse:
COLETA E IDENTIFICAÇÃO DE VESTÍGIOS BIOLÓGICOS
LOCALÍSTICA FORENSE Rogéria M. Ventura, Ph D FMU
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
DESVENDE O CRIME....
DISCIPLINA DE MEDICINA LEGAL
Prof. Ana Clara Ciências 7º ano
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Seminário de Pesquisa Criminalística
CURSO DE MEDICINA LEGAL
DESVENDE O CRIME.... Descubra o culpado. A resposta está no final, mas primeiro pense... e depois responda!
Transpiração das Plantas
Descarte de Resíduos Infectantes e Perfuro Cortantes
Investigação de acidente
Leonil Slide Apresenta: “Desabafo” (autor desconhecido )
ARGUMENTO DE AUTORIDADE
HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL PROF. JOHNCY DE PÁDUA.
NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA
PRISÃO TEMPORÁRIA.
Desvende o crime.....
Curso de Atualização Núcleo Capez e Rede LFG
atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 O atentado de sexta- feira na Noruega contra a sede do Governo e os disparos de um atirador em.
Revista Eletrônica Nome dos integrantes: Felipe Samuel, Giovanna de Sá, Camila Alves e Beatriz Marques Nºs: 12/15/5/3 6ºC Profª Kélia.
Como desvendar um crime: atuação das ciências forenses
MEDICINA LEGAL INDÍCIOS.
Vestes Qualidade Modelo ( tipo) Manchas Presença de terra Característica profissional.
CÓDIGO DE PROCESSO PENAL X PERÍCIA DIGITAL Perícia Digital Prof. Evandro Della Vecchia Pereira v
Sê o Sê o Sherlock Holmes Desvenda o crime!! Descobre o culpado A resposta está no final, mas primeiro pensa e tenta responder!!!
Química Forense. Fundamentos de criminalística  Locais de crime, vestígios e indícios  Papel do perito  Principais provas em locais de crime Manchas,
atentados mais mortíferos na Europa Ocidental desde 1995 O atentado de sexta- feira na Noruega contra a sede do Governo e os disparos de um atirador em.
Genética Forense.
Termos Circunstanciados Melhorias na Lavratura Sugestões dos promotores do JECRIM da Capital que foram acatadas pela Polícia Civil local.
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
Transcrição da apresentação:

Prof. - Biólogo Fabrício C. da Silva BIÓLOGO FORENSE “Um criminoso sempre deixa algo na cena do crime, ou leva algo consigo” Edmond Locard, 1910 Prof. - Biólogo Fabrício C. da Silva

Biologia Forense “Quando quaisquer dois objetos entram em contato, sempre há transferência de material entre eles”.

Quem dirigia o carro?

Quem dirigia o carro? Marca dos pedais na sola das botas x sujeira das botas nos pedais

Instrumento X vítima Marcas do martelo no crânio da vítima Fragmentos de pele, sangue no martelo

O papel do laboratório forense. Definir os elementos do crime: drogas exame de teor. Indicar os caminhos para investigação: caso Adriano. Ligação de vítima/suspeito na cena do crime. Induzir suspeito a confessar: mancha de sangue veste vítima. Inocentar um suspeito: Mancha de esperma. Testemunhar na corte: apresentação de evidencias físicas no júri.

Cena do crime Código de Processo Penal. Art. 6º. Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá: • I - dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais; • II - apreender os objetos que tiverem relação com o fato, após liberados pelos peritos criminais; • .... • VII - determinar, se for o caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras perícias.

Local do crime: vestígio

Local do crime

Fontes de evidência biológica Fluídos corporais (saliva, sangue, sêmen, urina) Cabelos Dentes Ossos

Material para coleta e preservação Maleta • Suabe e/ou Cotonete • Água destilada estéril/soro fisiológico • Pinças • Luvas descartáveis • Máscara cirúrgica • Envelopes • Seringa descartável • setas • Tubos plásticos • Lâmina de bisturi • Lanterna • Papel (tipo ofício/A4) • Isopor (caixa/pedaço) • Fita adesiva • Sacos plásticos e papel • Máquina fotográfica • Toucas

Luz forense (saliva, fluido vaginal e sêmen)

Casos Ligação assassino com local do crime. “Marido vai até a DP e diz encontrar a mulher morta no sofá as casa”. “Cabeça da vítima golpeada com objeto pesado” “Pedaços de plantas encontradas no corpo e roupas da vítima” “Tijolo contendo tecido e cabelos da vítima encontrado em um pequeno córrego em baixo da casa da vítima.

Caso Camisa do marido (A) com as mesmas algas do que as encontradas no córrego (B)

Caso de estupro. Vítima alega ter sido estuprada em um beco a aproximadamente 7 metros do carro do suspeito; Suspeito alega que nunca esteve há mais de 1 metro de seu carro e nunca entrou no beco; Amostras de solo coletadas das roupas do suspeito, da área onde vítima alega que foi estuprada e da área próxima ao carro do suspeito;

Caso de estupro Amostra% pólen do gênero Coprosma Beco 76 Carro suspeito 8 Roupa suspeito 80

Caso Língua Mês de julho, foi encaminhada uma porção de uma língua, proveniente de uma cidade dos arredores de Porto Alegre. Junto a língua um bilhete: “ Essa não fala mais, quero ver encontrar o corpo” Odonto-legista - Médico-legista - DNA

Caso Assassinato Populares atrapalham na perícia (muitas baganas de cigarro em baixo da janela)

Tipos de Amostras Utilizadas p/ exames de DNA: saliva; - pêlos (com bulbo/DNA nuclear); - ossos; - manchas de esperma; - swab vaginal, anal, bucal; - dentes; - baganas de cigarro - impressões digitais

Análise de DNA em Casos Forenses:Histórico 1986 (Leicester-UK) -estupro e homicídio- 2 vítimas (sêmen coletado c/ o mesmo perfil genético, mas # do perfil do suspeito 1). Polícia- Assassino era jovem e vivia no distrito Colheita de sangue de todos os homens da região Perfil genético do estuprador # de todos Polícia descobre que uma pessoa tinha doado 2 amostras de sangue (uma em nome dele e outra em nome de Colin Pichfork) perfil de Colin idêntico ao do estuprador e assassino

Limnologia Determinar se uma pessoa morreu afogada ou foi jogada morta em um corpo d’água? Incriminar um suspeito de homicídio por afogamento através da análise de suas roupas e sapatos? (caso meninos pescando) Determinar o período de submersão de um cadáver na água?

Botânica forense uma mulher foi assassinada e seu corpo foi deixado em uma fábrica abandonada, Um suspeito foi preso mas negou ter estado no local onde o corpo foi encontrado,

Botânica Forense Vagens da árvore “Palo verde”, espécie existente perto da fábrica, foram encontradas na parte traseira do caminhão do suspeito.

Entomologia forense INVESTIGAÇÕES DE HOMICÍDIO Qual a causa jurídica da morte? Quem é o morto? Como a morte ocorreu? Onde a morte ocorreu? Quando a morte ocorreu?

Entomologia forense Qual a causa jurídica?

Entomologia forense Quem é o morto ?

Entomologia forense Qual é a causa da morte?

Entomologia forense Onde a morte ocorreu? Urbana Rural

Quando a morte ocorreu?

Fases encontradas

Coleta e transporte de insetos adultos

Bioética na perícia Elaboração de especiarias

Bioética na perícia

Bioética na perícia

Bioética na perícia Zoológicos Rodeios Carne de vitela