Virtualização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Data Center Definido por Software
Advertisements

Redes Windows.
Sistemas Distribuídos
Encontro Computação em Nuvem
Virtualização de serviços
Sistemas Distribuídos
Virtualização André Bernardes RA: César Kallas RA:
Pode ser uma máquina emulada ou uma máquina real na rede.
Scientific Linux O Sistema Linux muito parecido com RedHat e CentOS mas que é tão estável quanto.
Virtualização de sistemas operacionais
Sistemas Operacionais - 3
TC – DEI, 2005/2006.
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Anatomia de uma máquina virtual
Virtualização e Criação de uma rede Virtual utilizando Virtual Box Professor: João Paulo de Brito Gonçalves.
Virtualização de Máquinas
Virtualização..
Sistemas Operacionais de Rede
Prefeitura de Santo André
Virtualização de Desktops L 300
Introdução Desde sua criação, todo esforço desenvolvido, foi no sentido de obter uma estrutura de TI sustentável, econômica e adequada ambientalmente.
Componentes e Dispositivos de uma Rede
Sistemas Operacionais Introdução
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
Discos SCSI Fonte de alimentação Controlador SCSI Disco SAS
Professora Vanessa Fonseca
Luiz Augusto da Silva Alves Professo Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes 2 Novembro 2010.
XEn Universidade Federal do Rio de Janeiro
A Oferta de Infraestrutura de Estação de Trabalho Virtual (VDI) da Microsoft Palestrante Data Título Microsoft Corporation CONFIDENCIAL MICROSOFT.
Implantação e Gerenciamento do Windows Server com o System Center
Montagem e Manutenção de Computador I
Arquitetura Cliente /Servidor
I NIT O FFICE S ERVER - IOS Solução desenvolvida para empresas que necessitam armazenar e compartilhar arquivos e informações de maneira eficaz e segura.
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
Semana de Educação 31 de Outubro a 4 de Novembro Flavio J Medeiros
CCNA 1 – Conceitos de Rede
Introdução à Informática
Sistemas Distribuídos
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
O primeiro passo para a nuvem
Sistemas operacionais
Processos.
Sistemas Operacionais
Sistemas Distribuídos
Uma solução para o consumo de energia e o lixo eletrônico
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Virtualização de Máquinas Uma visão geral e informal.
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
Firewall (Isa Server 2006) Curso: Ciências da Computação Disciplina: Rede de Computadores I Alunos: Anderson Mello, Bruno Macedo, Daniel Coelho, Indaian.
Introdução aos Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
Virtualização de sistemas operacionais Uma solução para quem não tem muita infra-estrutura para testes, ou até mesmo para criação de VPS.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Administração de Sistemas Operacionais 1 -Windows
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Windows Azure.
Leandro Ramos  1 - Consolidação de servidores Reduzir a quantidade de servidores ajuda drasticamente a reduzir consumo de energia.
Leandro Clementino Almeida.  Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote:  Aumentar a capacidade de processamento de programas  Usuário ia ao computador.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Instalação e Manutenção de Computadores
Virtualização: Conceito Luciano Palma Microsoft Brasil.
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
VIRTUALIZAÇÃO - INTRODUÇÃO Na área de TI; O que é sistema legado? É o termo utilizado em referência aos sistemas computacionais de uma organização que,
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Sistemas Operacionais de Redes Virtualização IGOR ALVES.
Introdução ao Gerenciamento de Redes de Computadores Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Capítulo 01 Gerenciamento de Redes.
Virtualização de Servidores – Vmware ESXi 4.1 Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1° Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Transcrição da apresentação:

Virtualização

Virtualização

Virtualização

Virtualização   Refere a técnica de compartilhamento e utilização de recursos, em um único sistema de computador interligado a várias máquinas virtuais, cada qual possui seu sistema operacional, com softwares e aplicativos, além da conexão de rede. A partir da Virtualização é possível se conectar a diversas máquinas, através de interfaces próprias, roteadores, switches ou firewalls.

Virtualização O campo virtual da tecnologia é algo imensurável e que não pode ser tocado, daí o significado. Portanto a Virtualização somente pode ser notada e utilizada através do desenvolvimento de uma interface virtual, o qual possui características semelhantes ao real, o que proporciona ao usuário a facilidade de utilizar sistemas e aplicativos, sem precisar ir até o local físico. Este processo acaba por eliminar a co-dependência dos recursos. Pois os aplicativos e sistemas podem ser acionados por meio de outros.

Vantagens na Virtualização * Gerenciamento centralizado * Instalações simplificadas * Facilidade para a execução de backups * Suporte e manutenção simplificados * Acesso controlado a dados sensíveis e à propriedade intelectual mantendo-os seguros dentro do data center da empresa * Independência de Hardware * Disponibilização de novos servidores fica reduzida para alguns minutos * Migração de servidores para novo hardware de forma transparente * Maior disponibilidade e mais fácil recuperação em caso de desastres * Compatibilidade total com as aplicações * Economia de espaço físico * Economia de energia elétrica utilizada em refrigeração e na alimentação dos servidores.

Desvantagens na Virtualização * Grande uso de espaço em disco, pois há um sistema operacional instalado em cada máquina virtual. * Dificuldade no acesso direto a hardware, exemplo placas específicas ou dispositivos USB. * Grande consumo de memória RAM dado que cada máquina virtual vai ocupar uma área separada da mesma. * Segurança: As máquinas virtuais podem ser menos seguras que as máquinas físicas justamente por causa do seu host. Este ponto é interessante, pois se o sistema operacional hospedeiro tiver alguma vulnerabilidade, todas as máquinas virtuais que estão hospedadas nessa máquina física estão vulneráveis. * Gerenciamento: Os ambientes virtuais necessitam ser instanciados, monitorados, configurados e salvos. Existem produtos que fornecem essas soluções, mas esse é o campo no qual estão os maiores investimentos na área de virtualização, justamente por se tratar de um dos maiores contra-tempos na implementação da virtualização.

Programas atuais para Virtualização em Servidores KVM VMWare Xen Microsoft Hyper – V Programas para virtualização sistemas desktop Virtual Box Qemu Desktop VMWare Microsoft Virtual PC BootCamp Parallels

Virtualização de desktops e Servidores

Virtualização

Virtualização