Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NTE - BENEVIDES 1 1.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Fundação Roberto Marinho
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Cidadania Participativa nas
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Curso de ADMINISTRAÇÃO
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Desafios e oportunidades do EAD
COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE
Programa Proinfo Integrado
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
O Software Livre na Educação:
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL Educação Básica e Inclusão Digital no Estado do Paraná
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
Funções e Atribuições do Diretor
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Nordeste Fortaleza, 18 a 20 de junho Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe: Ceará.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Planejamento - Professor
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Secretaria da Educação
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CURRICULO +.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
UFBA - Universidade Federal da Bahia
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO.
O Papel das TIC na Educação de Jovens e Adultos.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Educación em Física em Brasil: Evaluación y Perspectivas Nelson Studart
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Educação básica de qualidade para todos
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Tutores Proinfo Integrado (Bolsistas) 61 Tutores – Proinfo Integrado
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Laboratório de Ensino a Distância
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de Secretaria de Educação a Distância.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS A Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica do Estado de Goiás Profa. Dra. Celene Cunha Antunes Monteiro Barreira Coordenadora de Educação a Distância

ESTRUTURA DA COEDi Gabinete da Coordenação Supervisão de Assessoria Gerência Técnico- Pedagógica de Ensino Tecnologia Educacional Supervisão de Apoio Operacional Assessoria

ATRIBUIÇÃO DA GERENTE promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas da rede pública de ensino.

Mas as coisas passaram a mudar mais depressa... Antigamente as coisas mudavam tão lentamente que era possível passar uma vida inteira sem uma grande mudança... Mas as coisas passaram a mudar mais depressa... 4

Educação

Acesso às TIC no âmbito escolar N° de Estudantes por PC nas Escolas (Jovens de 15 anos, nos anos 2000 e 2006) 20 31 80 33 8 5 11 15 18 38 6 10 30 40 50 60 70 90 Colombia México Uruguai Chile Brasil LAC OCDE N° Estudantes 2000 2006 Fonte: PISA 2000, 2003 e 2006 Nota: Colômbia não participou da medição 2000 e portanto não se considera para os valores de LAC. Os dados do Uruguay para o ano 2000 são de 2003. 6

Acesso as TIC no âmbito escolar % de PC conectados à Internet nas Escolas Jovens de 15 anos (anos 2000 e 2006) 14% 27% 52% 33% 50% 38% 43% 53% 61% 81% 88% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Colombia México Uruguai Brasil Chile LAC OCDE 2000 2006 Fuente: PISA 2000, 2003 y 2006 Nota: Colômbia não participou da medição de 2000 e portanto não se considera para os valores de LAC. O dado do Uruguai para o ano 2000 é o de 2003. 7

Acesso às TIC no âmbito escolar % de Estudantes de 6º ano que usam o PC na Escola e em Casa, segundo o extrato socio-econômico e cultural ano 2006 37% 47% 57% 11% 24% 62% % 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% Baixo Médio Alto América Latina Usa PC na escola Usa PC em casa Fonte: SERCE, 2006

Acesso as TIC no âmbito escolar em Goiás

ESCOLAS ESTADUAIS COM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL (LIE) Fonte: COEDi, 2009. LIE presente em 79% das escolas pesquisadas.

ESCOLAS ESTADUAIS COM ACESSO A INTERNET Fonte: COEDi, 2009. 86% das escolas pesquisadas com acesso a internet

RECURSOS TECNOLÓGICOS PRESENTES NAS ESCOLAS, 2009 Fonte: COEDi, 2009.

COEDi: missão - Estimular o uso das TIC na prática pedagógica com foco na aprendizagem dos alunos .

METAS Alfabetizar digitalmente nossos gestores, professores e alunos; Promover novas estratégias pedagógicas com o uso de conteúdos digitais na sala de aula; Estimular a autonomia e autoria de professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem com os laboratórios de informática

Dimensões de atuação Infraestrutura: 1. Dimensão infraestrutura tecnológica: Infraestrutura: Laboratórios de informática (urbanos e rurais); Banda Larga nas escolas; Projetor multimídia

Conteúdos digitais: 2. Dimensão Conteúdos Digitais: DVD Escola; TV Escola; Portal educativos; Objetos de aprendizagem; Blog da escola.

3. Formação de professores e de gestores para o uso pedagógico das TIC nas escolas. - a inclusão digital de professores, gestores, funcionários administrativos e estudantes; - dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem (para melhorar a aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos).

Uma tarefa de muitos ... FORMAÇÃO CONTINUADA

Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Garantia de Certificação: 5.265 certificados emitidos-2008/2009 17 cursos aprovados pelo Conselho Estadual de Educação Construção de novos cursos de acordo com demanda atual

Consórcio entre escolas Consórcio entre escolas ESTRUTURA DE FORMAÇÃO SEDUC COEDi GTE SUPERVISÕES Lócus de Formação Consórcio entre escolas Consórcio entre escolas

Introdução a Educação Digital: Curso de 40 horas, destinado a todos os profissionais de educação. Iniciação ao Linux. Ensinando e Aprendendo com as TIC: Curso de 100 horas, destinados a todos os professores. Integração das Mídias na Escola Dinamizando com Competência: Curso de 120 horas, destinado ao professores dinamizadores de laboratório de informática. Otimizar o trabalho no LIE

Formação Digital: Curso de Informática Básica com 40 horas, destinado aos Agentes Administrativos. Oficinas Tecnológicas: Cursos de menor duração, como Blog, Retroprojetor, TV e Vídeo... Gestão Escolar e Tecnologia: Curso de 80 horas, destinado aos gestores. A Gestão da TIC na Educação

Formação Continuada / 2009 Dados Gerais Fonte: Coedi/SEDUC

Formação Continuada / 2006 - 2009 Fonte: Coedi/SEDUC

OCRI/ITAC Ottawa 2007 4/2/2017 12:11 PM 4/2/2017 12:11 PM METAS Estimular a autonomia e autoria de professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem com os laboratórios de informática Promoção de novas estratégias pedagógicas com o uso de conteúdos digitais na sala de aula; Sucesso do aluno Alfabetização digital de gestores, professores e alunos; © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION. © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION. 25 25

Muito obrigada. Profa. Dra. Celene Cunha Antunes Monteiro Barreira Celene.barreira@seduc.go.gov.br