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Cidadania Participativa nas

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Apresentação em tema: "Cidadania Participativa nas"— Transcrição da apresentação:

1 Cidadania Participativa nas
Escolas do DF e Entorno Um convite à cidadania Slide de abertura contendo a sigla da Superintendência Regional da Receita Federal da 8ª Região Fiscal e a da Divisão de Administração Tributária. EXERÇA A CIDADANIA E FISCALIZE NO DIA-A-DIA 1 1

2 Cidadania Participativa nas Escolas do DF e Entorno
ESCOPO: Promover o desenvolvimento da Educação Fiscal estimulando diretores, coordenadores, professores e estudantes desde o 4º ano do ensino fundamental até o ensino médio a desenvolverem projeto pedagógico sobre educação para a cidadania participativa. 2 2

3 Cidadania Participativa nas Escolas do DF e Entorno
Histórico: - Em 2008 iniciou-se o projeto Construindo o Saber – visitação de estudantes e professores ao aeroporto aulas de cidadania em comemoração aos 200 Anos da Alfândega no Brasil e 10 anos de Educação Fiscal escolas que culminou com o Encontro Distrital de Educação Fiscal c/ apoio do GEF-DF. - Ano 2009 e 2010 – integração e articulação de novas ações: Curo de Disseminadores à distancia, Prêmio ao Professor . A Oficina com os Professores; Mostra (Fórum) de Educação para a Cidadania. 3 3

4 Projeto Cidadania Participativa nas Escolas do DF e Entorno
EXECUÇÃO: Grupos de Educação Fiscal do DF e de Goiás; Superintendência Regional da Receita Federal - Alfândega de Brasília e Fundação Anfip. APOIO: 4 4

5 Cidadania Participativa nas Escolas do DF e Entorno
Produção e cópia de material pedagógico e de divulgação: livro do professor e cartilha do estudante; vídeo deste projeto c/ publicação dos trabalhos das escolas, palestra sobre cidadania, pesquisa feita junto as escolas; Cartazes e folders c/ endereço eletrônico de páginas com material didático; Curso de Disseminadores de Educação Fiscal: Curso à distância destinado aos docentes - Esaf Construção do Saber – Visitação de escolas ao aeroporto, desde 2008 até 2012. Oficina aos professores – GEFE-DF e GEF-GO - 5 5

6 Cidadania Participativa nas Escolas do DF e Entorno
Doação de Bens às escolas – Alfândega de Brasília Projeto de Inclusão Digital e Educação Fiscal – aos municípios vizinhos ao Distrito Federal – Receita Federal 1ª RF e Secret. Entorno; Mostra (Fórum) de Educação para a Cidadania: projetos habilitados participam da Mostra e do Prêmio ao Professor: Cidadania Participativa. Prêmio aos autores e executores de todos os projetos habilitados – Movimento de Educação de Base 6 6

7 Cidadania Participativa nas Escolas do DF e Entorno
ESTUDO: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA Valores: Autonomia, Solidariedade, Interação, Cooperação, Ética, etc. 7 7 7

8 Cidadania Participativa nas Escolas do DF e Entorno
ESTUDO: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA Estratégias: Visão critico-social dos conteúdos; - Formação para a democracia: Gestão participativa envolvendo estudantes, pais, etc; -Sistema de avaliação fazer-criticar-fazer , que não seja para premiar ou punir; - Trabalhar a coesão social com base no pluralismo. - Criação coletiva e individual, que valorize o debate, favoreça a interação e a cooperação e a reflexão-ação-reflexão sobre as relações sociais, políticas e o Estado de Direito 8 8 8

9 Cidadania Participativa nas Escolas do DF e Entorno
Mostra (Fórum) de Educação para a Cidadania: docentes apresentarão os projetos para compartilhar saberes, aperfeiçoar seus trabalhos e facilitar publicidade. Critérios para habilitação dos projetos: Em 2012: 44 escolas se inscreveram, 30 encaminharam seus projetos e 15 foram habilitados. - 9 9 9

10 Cidadania Participativa nas Escolas do DF e Entorno
Prêmios aos professores -Prêmio ao Professor – Cidadania Participativa – Fundação Anfip - Auto-avaliação grupal – não há julgamento, só avaliação e pontuação para premiação e aperfeiçoamento, conforme critérios: - Aprende-se a conhecer a vida social na relação com o Estado? - Aprende-se a fazer democracia? - Aprende-se a viver como cidadão participativo? - Aprende-se a ser ético e solidário; - Criação e envolvimento dos estudantes, debate reflexivo, auto-avaliação e originalidade; - Quantidade de público envolvido x horas de aplicação; - Possibilidade de aplicação em outras realidades educacionais; -Prêmio a todos os projetos habilitados para a Mostra – Execução: Movimento de Educação de Base – MEB. 10 10 10

11 PROF. FRANCISCO J. S. DOS SANTOS
Autor/Executor: PROF. FRANCISCO J. S. DOS SANTOS CED 104 – RECANTO DAS EMAS

12 PROJETO INTERDISCIPLINAR PARTE DIVERSIFICADA - PD
10 AULAS BIMESTRAIS; 40 AULAS ANUAIS; 280 ESTUDANTES DE 9º ANO.

13 São pequenas atitudes individuais que favorecem as grandes mudanças coletivas.


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