Conferência de Joanesburgo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Organização das Nações Unidas
Trabalho de Geeografia Alunos: Beatriz Nantes e Leonardo Paião
ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
O QUE É ? A ALCA ( Área de Livre Comércio das Américas ) , foi formulada em 1994, nos EUA,na primeira Cúpula de Chefes de estado e governo das América.
APEC E TIGRES ASIÁTICOS
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Cúpula da América Latina e do Caribe - CALC Agora são CELAC
ANTÁRTICA.
Blocos Econômicos.
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
PROJETO DE GEOGRAFIA Nomes:Bárbara Nunes Da Fonseca Maicon Aparecido
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
As questões ambientais
ENEM 2008.
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
Desenvolvimento Sustentável e a Necessidade de Respostas Estratégicas
XX Reunião Annual do Faubai
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
O Que é Meio Ambiente??.
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Conferência do Rio de Janeiro e outras Cimeiras Internacionais
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
Princípios Fundamentais Das Florestas
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)
Comércio Internacional
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
ULISSES GAYÃO. NO 20 GUILHERME BARREIRA
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
HISTÓRICO DO AMBIENTALISMO
Economia Européia.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Objetivos da Rio +20 Objetivo: renovar, em alto nível, o compromisso mundial para o Desenvolvimento Sustentável - DS Não é uma Conferência somente ambiental,
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
G8 E OEA G8- Sustentado pelo aspecto econômico e político.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Políticas Florestais Relevantes para o EURIS EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably.
GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS
O processo de revisão do RSI* e o Brasil
Blocos econômicos-APEC
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Os Blocos Econômicos Alguns conceitos
Blocos econômicos Prof. Cisso.
África: Aspectos Naturais.
O papel das organizações internacionais
Associação de Nações do Sudeste Asiático
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
Evolução histórica da questão ambiental
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Ecologia e relações internacionais
Nomes: Kátia Tatiane Veimuller Turma: 232 Número: 20
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
G-20.
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
G - 2.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
Design Sustentável Os Problemas Sociais Contemporâneos.
A nova regionalização do mundo
Agora vamos mudar o nosso olhar
Brasil: Rico ou Pobre “ O Brasil não se desenvolveu; modernizou-se. O desenvolvimento verdadeiro só existe quando a população é beneficiada”
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

Conferência de Joanesburgo

Conferência de Joanesburgo Realizada de 26 de Agosto a 4 de Setembro de 2002 em Joanesburgo - África do Sul. a cimeira Mundial Sobre Desenvolvimento Sustentável foi a terceira conferência mundial promovida pela Organização das Nações Unidas para discutir os desafios ambientais do planeta. A conferência ficou conhecida como Rio + 10, uma vez que ocorreu dez anos após a cimeira da Terra, em 1992, no Rio de Janeiro.

Cidade de Joanesburgo Joanesburgo é a maior cidade da África do Sul. Com cerca de 5,3 milhões de habitantes, é a quarta maior do continente africano. Está a uma altitude de 1753 metros acima do nível do mar. Joanesburgo tem uma das 40 maiores áreas metropolitanas do mundo, e é a única cidade global africana. Os habitantes locais apelidaram a cidade com o nome de "Jo”, “burg", "Jozi" e "eGoli". Devido à proximidade da cadeia de colinas de Witwatersrand, ricas em minerais. Joanesburgo é um centro de ouro e diamantes em larga escala. Cidade de Joanesburgo

De Estocolmo a Joanesburgo A cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, aconteceu trinta anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, que teve lugar em Estocolmo em 1972. Pela primeira vez, a comunidade internacional reuniu-se para discutir o meio ambiente global e as necessidades de desenvolvimento. Ela uniu, pela primeira vez os países industrializados e em desenvolvimento para tratar áreas específicas; alimentação, habitação; direitos humanos e igualdade entre mulheres e homens.

Os preparativos para Joanesburgo As negociações, por decisão dos Estados-Membros das Nações Unidas, foram referendadas por um amplo processo de preparativos, aos níveis nacional, sub-regional e regional, sem precedentes em conferências desse tipo. Os preparativos para a Joanesburgo ocorreram sob os auspícios das Nações Unidas e realizaram-se, essencialmente, durante as quatro Reuniões Preparatórias. As primeiras três ocorreram em Nova York, respectivamente, de 31 de Abril a 2 de Maio de 2001, de 28 de Janeiro a 8 de Fevereiro de 2002 e de 25 de Março a 5 de Abril de 2002. A última teve lugar em Bali- Indonésia, de 27 de Maio a 7 de Junho de 2002.

Ultimo preparativo – Bali - Indonésia A última Reunião Preparatória para a Conferência, realizada em Bali, Indonésia, foi objecto de grandes expectativas. Contudo, não houve grandes avanços, principalmente no que se refere ao comércio e financiamento do desenvolvimento por parte dos países mais ricos. Os países em desenvolvimento insistiam que uma estratégia de erradicação da pobreza não poderia ignorar as suas causas, entre elas as relações desiguais do comércio e a falta de acesso ao mercado para os produtos agrícolas dos países pobres.

Como funcionaram as negociações Embora todos os países participem activamente nas negociações oficiais em qualquer Conferência promovida pelas Nações Unidas, eles frequentemente dividem-se em blocos para facilitar as discussões e defender os seus interesses. Os países em desenvolvimento foram representados pelo Grupo dos 77 mais a China, um bloco que compreendia na realidade 133 nações. Ainda que apresentem posições unificadas em muitos dos temas relativos aos países em desenvolvimento, há questões de ordem geográfica e política que justificam a formação de outros blocos. A participação de membros do Grupo dos 77 em blocos formados por países produtores de petróleo, que frequentemente definem em conjunto as suas posições em reuniões internacionais formando-se subgrupos de países africanos, América Latina e o grupo formado pelas pequenas ilhas, o AOSIS (Alliance of Small Island States).

Como funcionaram as negociações Os países desenvolvidos também se reúnem em blocos. Além do G-8 (França, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Itália , Canadá e Rússia), as nações Europeias geralmente defendem posições comuns. Outro grupo compreendia o Japão, Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia (JUSCANZ). A Suíça e a Noruega negociaram independentemente.

Como funcionaram as negociações Devido às dificuldades de acordo no período preparatório da Conferência, as rodadas de negociações entre os países participantes, iniciaram-se três dias antes do previsto. Em 23 de Agosto de 2002, com reuniões internas dos três grupos principais; Grupo dos 77 a União Europeia e o JUSCANZ. Nos dois dias seguintes, em carácter não oficial, as discussões centraram-se em tentativas de consenso em torno de alguns pontos sem acordo na última Reunião Preparatória. Somente no dia 25 de Agosto, portanto, foi oficialmente aberta a Conferência com a sua programação original.

Protocolos de Joanesburgo Desenvolvimento Sustentável Agenda 21 Declaração do Rio Protocolo de Quioto Declaração de princípios sobre florestas Convenção da biodiversidade Convenção sobre Mudança Climática Desertificação

Trabalho elaborado por: Brizida Manuela Miguel EFA-NS Turma-A 2009/2010