JOGOS SeGuRaNçA InterNet

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTERNET SEGURA 1.
Advertisements

Como melhorar a segurança da sua família na Internet
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
TODOS TÊM QUE LER ISTO!.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Assim é a Vida....
Almoço com Deus... Music By: Bárbara Streisand, Memories.
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Segurança na Internet.
Vícios em Jogos Encontros Online
Campanha de sensibilização para pais e encarregados de educação
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Na vida temos que ter atitude.
Após deixar seus livros no sofá ela decidiu comer um lanche e entrar online. Conectou-se com o seu nome na tela: “Docinho14:” Revisou sua lista de amigos.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Amor com Amor se paga.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PERIGO NO CHAT Baseado numa história verídica Luís Ruivo.
APREDENDO A ORAR.
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
, Chats E Videoconferência
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Ética e Moral na formação dos filhos
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Perigos e cuidados Daniela Balena
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
“Como tornar a Internet Segura”
Assim é a Vida....
Escola Secundária da Amadora Enquadramento – A era dos ecrãs O SeguraNet – Objectivos – Acção: Formação de formadores (360) Actividades (desafios.
A visita.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A CASTANHA CAROLINA.
Desafio virtual Descubra se você está on-line ou off-line quando o assunto é internet Entrar Conte os acertos!
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6
Escola E.B 2,3 Professor Agostinho da Silva
ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA?
Segurança na Internet -Trabalho feito por: Vanessa Reis.
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
Tema: Internet e Segurança
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
CUIDADOS A TER COM A INTERNTE
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
na Net Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira.
Grupo 1 Catarina Moita Marisa Solheiro Rui Vilas Tiago Pires Maria João Contas Mestrado em Ciências da Educação – Edição 5 Internet e Educação Tema: Segurança.
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
SITUAÇÕES.
Tecnologias da Informação e Comunicação Castelo Branco, 17 de Maio de 2011 A Discente: Daniela Sofia Santo nº ºAno / 2ºSemestre - Turma:1A/EB.
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
BE/CRE ESCOLA E. B. 2-3/S JOSEFA DE ÓBIDOS GUIA PARA AVALIAR PÁGINAS WEB.
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Receita de um Sonhador.
2 Usas a Internet para quê? 3 Aprender Comunicar Jogar Descobrir.
Transcrição da apresentação:

Aqu@forum JOGOS SeGuRaNçA InterNet III edição InterNet CENTRO DE COMPETÊNCIA TIC DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃOI DE SANTARÉM Cidália Marques – cidalia.marques@ese.ipsantarem.pt - Cristina Novo – cristina.novo@ese.ipsantarem.pt

Após deixar os livros no sofá ela decidiu lanchar e entrar online. Assim, ligou-se com o seu nome de código (nick): Docinho14. Procurou na sua lista de amigos e viu que Meteoro123 estava ligado. Enviou-lhe uma mensagem instantânea: Docinho14: Oix. Que sorte estares aí! Pensei que alguém me seguia na Rua hoje. Foi mesmo esquisito! Meteoro123: Lol. Vês muita TV. Por que razão alguém te seguiria? Não moras num local seguro da cidade? Docinho14; Com certeza. Lol. Acho que imaginei isso porque não vi ninguém quando me virei. Meteoro123: A menos que tenhas dado o teu nome online. Não fizeste isso, pois não? Docinho14: Claro que não. Não sou idiota, já sabes. (…)

(…) Pegou na caneta e anotou o que sabia de Docinho até agora. Seu nome: Susana aniversário: Janeiro 3, 1993. Idade.: 13. Cidade onde vive: Porto. Passatempos: vólei, inglês, natação e passear pelas lojas. Além desta informação sabia que vivia no centro da cidade porque lho tinha contado recentemente. Sabia que estava sozinha até às 6.30 todas as tardes até que os pais voltassem do trabalho. Sabia que jogava volei às quintas-feiras de tarde com a equipa do colégio, os Gatos de Botas. O seu número favorito, o 4, estava estampado na sua camisola. Sabia que estava no oitavo ano no colégio da Imaculada Conceição. Ela tinha contado tudo em conversas online. (…)

(…) Depois do jogo, ele sentou-se num dos bancos enquanto ela falava com o treinador. Ela apercebeu-se do seu sorriso mais uma vez quando passou ao lado. Ele acenou com a cabeça e ela devolveu-lhe o sorriso. Ele confirmou o seu nome nas costas da camisola. Sabia que a tinha encontrado. Silenciosamente, caminhou a uma certa distância atrás dela. Eram só uns quarteirões até casa dela. Quando viu onde morava voltou ao parque e entrou no carro. Agora tinha que esperar. Decidiu comer algo até que chegou a hora de ir à Casa da menina. Foi a um café e sentou-se. Mais tarde, nessa noite, Susana ouviu vozes na sala. "Susana, vem cá!", chamou o seu pai. Parecia perturbado e ela não imaginava porquê. Entrou na sala e viu o homem do parque no sofá. "Senta-te aí", disse-lhe o pai, "este senhor acaba de nos contar uma história muito Interessante sobre ti". Susana sentou-se. Como poderia ele contar-lhes qualquer coisa? Nunca o tinha visto senão nesse mesmo dia! "Sabes quem sou eu?" perguntou o homem. "Não", respondeu Susana.

POR ONDE GOSTAM AS CRIANÇAS E JOVENS DE NAVEGAR?

O COMPUTADOR AJUDA –OS A APRENDER? Sim claro, se a criança for orientada pelo seu professor. Jogar sem objectivo, não leve a lado nenhum. Jogar sob a orientação do professor ajuda a criança a desenvolver a sua: autonomia, criatividade, espírito de trabalho em equipa e a aprofundar conhecimentos. O uso da tecnologia pela tecnologia, não melhora a aprendizagem da criança. Mas jogar no computador na escola ou fora da escola não significa somente brincar. Jogar é das primeiras manifestações do bebé: joga com a mãe/pai, com os seus cabelos, com os olhos ou a boca. Joga ao esconde-esconde tapando a cara. Joga mais tarde às mães e às filhas ou ao faz de conta na garagem ou na carpintaria.

COMO POSSO AJUDAR ? Encoraje o seu filho a partilhar as suas experiências na Internet consigo. Utilize a Internet juntamente com ele. Ensine o seu filho a confiar nos seus instintos. Se ele se sentir nervoso devido a alguma coisa que se passa on-line, pode confiar em si. Recomende ao seu filho que nunca revele o seu endereço, número de telefone, ou outras informações pessoais, tais como que escola frequenta, ou os locais para onde gostam de ir brincar, hobbies, etc.. Certifique-se de que o seu filho tem consciência de que as regras do bom comportamento não se alteram só pelo facto de estar a comunicar através de um computador. Recomende ao seu filho que deve respeitar a propriedade das outras pessoas on-line. Explique-lhe que fazer cópias ilegais do trabalho de outras pessoas – música, videojogos e outros programas – é considerado roubo. Diga ao seu filho que nunca deverá encontrar-se pessoalmente com alguém que conheceu on-line. Explique-lhe que os amigos feitos on-line podem não ser quem dizem ser. Ensine ao seu filho que nem tudo o que lê ou vê on-line é verdade. Encoraje-o a esclarecer as suas dúvidas consigo, com um professor ou outro adulto em quem confie. Ensine ao seu filho que, na Internet, a diferença entre certo e errado é a mesma que no mundo real. Logo, deve respeitar as outras pessoas on-line, como o faz em presença.

É POSSÍVEL NAVEGAR EM SEGURANÇA EM QUALQUER IDADE? Sim claro. Ter software antivírus activo e actualizado; usar uma “firewall” pessoal; assunto; anexos; cuidado com ficheiros em formato zip. não abrir mensagens que avisam de perigos (reais?); não correr programas de origem desconhecida; não enviar informação confidencial por e-mail; Proteger as informações pessoais; verificar os comentários regularmente; fotografias: seleccionar o que devo publicar; cuidado com os comentários que se aceitam; atenção aos vírus, este espaço não é imune; Nunca revelar toda a identidade.

É POSSÍVEL NAVEGAR EM SEGURANÇA EM QUALQUER IDADE? (continuação) Respeitar os direitos de autor; acautelar as pesquisas que se fazem com as crianças; não admitir violência gratuita, bem como situações que reportem imagens chocantes; não fomentar discursos extremistas.

APRENDER A JOGAR ONDE? LOGOS E ENDEREÇOS Era uma vez… Júnior História do dia ClicMat CiberActividades R21 Catraios Cidade da Malta TICciência Ciência a brincar Ciência em casa Ciência divertida …

O COMPUTADOR PODE RESOLVER OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM? O computador é mais um recurso à disposição do professor, dos alunos e das famílias. O profissional de educação deve decidir usá-las sempre que elas tenham vantagem para a aprendizagem dos alunos. O computador na Escola serve o processo de ensino e aprendizagem. O computador por si só não é mais motivador para a aprendizagem. A utilização do computador não resolve casos de insucesso escolar CONTUDO actualmente em inúmeras situações é o melhor dos recursos de que TODOS nós podemos dispor.

… Escrever textos Trocar correspondência Fazer vídeos Mas o computador serve para … Escrever textos Trocar correspondência Fazer vídeos Comunicar com outras pessoas Navegar na Internet Desenhar Gerir contas- Bancos on-line Pesquisar informação Efectuar operações Matemáticas …

? Sintomas físicos: agitação psicomotora; COMO POSSO NOTAR A DEPENDÊNCIA DO MEU FILHO PELA INTERNET? Sintomas físicos: agitação psicomotora; secura dos olhos; dores de cabeça. Distanciamento da família e dos amigos. Um utilizador médio de computador passa 12 horas por semana on-line. Já pensou quantas horas por semana está o seu filho online ?

Cuidados a ter: CYBERBULLYING cyber + bullying (tecnologia) (maus-tratos) o bully transtorna a sua vítima, ameaçando-a, denegrindo a sua imagem, causando-lhe desconforto, sofrimento e stress. Cuidados a ter: Instalar software de prevenção de cyberbullying; Mudar de conta de correio electrónico se sofrer ameaças; Guardar as mensagens de cyberbullying; Informar os responsáveis pelos sítios de Internet, os servidores de telemóvel, usando uma hotline como a Linha Alerta . Não partilhar dados pessoais;

O fruto proibido é o mais apetecido. ESTE É UM ASSUNTO SÉRIO, MAS LEMBRE-SE: O fruto proibido é o mais apetecido.

Que cuidados devemos ter com os nossos filhos à medida que crescem? Como prevenir alguns problemas em casa e/ou que soluções posso adoptar? Como posso notar a dependência do meu filho pela Internet? Será que o meu filho quando está a jogar está a aprender? Quais os jogos ou programas indicados para uma criança do 1º ciclo? A utilização do computador pode resolver os problemas de aprendizagem do meu filho?

Questões para os pais: Tem ligação à Internet em casa? Sim Não Usa pelo menos uma vez por mês a Internet? Sim Não Onde tem o computador lá de casa? No meu quarto Na sala No escritório No quarto do meu filho Outro local Sabe qual o site (página da Internet) preferido do seu filho? ________