RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renascimento cultural
Advertisements

RENASCIMENTO CULTURAL SÉCULO XIV AO XVII
Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa);
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Características Gerais
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO CULTURAL
O Renascimento Cultural. Professor: Adailton Figueiredo.
Renascimento das cidades
RENASCIMENTO CULTURAL
Renascimento.
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Quando: entre os séculos XIV e XVI;
Humanismo e individualismo
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
RENASCIMENTO CULTURAL
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
Aula Multimídia.
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
Mudanças na mentalidade da Europa no século XVI
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Renascimento Aulas 01 e 02.
RENASCIMENTO.
Acreditavam que estavam fazendo renascer a cultura.
Renascimento Cultural
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
Renascimento Cultural
Renascimento Cultural (sec XIV-XVI)
RENASCIMENTO Aula 15 Prof: Fernando Gondim.
Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Renascimento Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as cidades da Europa Ocidental entre os séculos XIV.
História.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
RENASCIMENTO.
Minidicionário Aurélio.
RENASCIMENTO CULTURAL
Renascimento Cultural e Científico
25/8/20151Profª Suzana.  Portugal – Luis Vaz de Camões: Os Lusíadas  Espanha – Miguel de Cervantes: Dom Quixote  Inglaterra – Willian Shakespeare:
Renascimento
Rascunho da obra A última ceia
CAPÍTULO 7. RENASCIMENTO CULTURAL OU RENASCENÇA
Cultura Renascentista
Renascimento Cultural
A Arte Medieval.
RENASCIMENTO CULTURAL
O RENASCIMENTO DEFINIÇÃO: Movimento cultural da Idade Moderno (XV e XVI) que representou uma contraposição aos valores medievais, defendendo os novos.
Transcrição da apresentação:

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO Movimento científico-cultural ocorrido na Europa durante a transição entre as idades Média e Moderna e que representou as aspirações da burguesia. FATORES: A expansão marítima e o renascimento comercial; Influência da civilização bizantina; A retomada dos estudos das civilizações clássicas (greco-romana), graças à preservação pelos mosteiros medievais; A ascensão socioeconômica da burguesia; A invenção da imprensa, etc.

Vincent de Beauvais escrevendo em seu escritório, em ilustração do século XV. Até a invenção da imprensa, os livros, copiados manualmente, tinham circulação muito restrita.

Gravura do século XVI representando gráficos trabalhando em uma oficina que contava com os equipamentos tipográficos inventados por Gutemberg.

CARACTERÍSTICAS: Humanismo: forma mais terrena, concreta, de pensar a ciência, a moral, a religião, etc. Antropocentrismo: o homem passa a ser visto como o centro do Universo, negando o Teocentrismo Medieval. Individualismo: valorização da capacidade de criação e o espírito de competição.

CARACTERÍSTICAS: Racionalismo: sobreposição da ciência (experimentalismo) sobre a fé (dogmas). Naturalismo: preocupação em retratar fielmente os homens e animais nas artes(detalhes anatômicos). Heliocentrismo: o sol visto como centro do Universo, contrariando a concepção geocêntrica de Ptolomeu. Hedonismo: valorização dos prazeres do corpo e do espírito etc.

Gravura do alemão Durer Gravura do alemão Durer. Aqui, Jesus Cristo está pensativo e melancólico. O gosto pelo corpo e a humanização de Deus são típicos do Renascimento, mas o estilo alemão é bem diferente do italiano.

As três graças Compare estas duas ilustrações italianas. A da esquerda é medieval (século XIV) e da direita pertence a uma obra renascentista de Botticelli (século XV). Na pintura medieval, as três moças são praticamente idênticas, até mesmo na postura( louras, mão direita levantada, roupa uniformizada). No quadro renascentista, destacam-se as diferenças individuais ( cada moça tem suas próprias características). Note a importância dada ao corpo humano: rígido na obra medieval; gracioso e atraente na renascentista.

As três graças

Diagrama do sistema heliocêntrico de Copérnico, com a Terra e os planetas em órbita em torno do Sol; De revolutionibus (1543).

RENASCENTISTA (MODERNO) HOMEM MEDIEVAL x RENASCENTISTA (MODERNO) Enquanto o homem medieval era temente a Deus, envolvido na cristandade e acomodado às restrições/obrigações servis, o homem moderno tornou-se crítico, individualista, envolvido no espírito de competição capitalista.

ITÁLIA – BERÇO DO RENASCIMENTO

PIONEIRISMO ITALIANO NO RENASCIMENTO: Desenvolvimento comercial de suas cidades; Mecenato (burguesia incentivadora e protetora das artes); Abrigo dos sábios e artistas bizantinos, com a queda de Constantinopla; Sede do Império Romano. Fases do Renascimento Italiano: O Trecento (1300-1375); O Quattrocento (século XV); O Cinquecento (anos 1500). No centro da figura, o atento Maximiliano Sforza, filho de importante família de Milão, rodeado de colegas desinteressados na aula.

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DO RENASCIMENTO ARTÍSTICO-CULTURAL NA ITÁLIA: Nicolau Maquiavel – O Príncipe Giovanni Boccaccio – O Decameron Dante Alighieri – A Divina Comédia Leonardo da Vinci – A Gioconda e A Santa Ceia. Michelângelo – Afrescos no teto da Capela Sistina, Moisés, Pietá Sandro Botticelli – O Nascimento de Vênus, A Primavera Rafael Sânzio – Diversas Madonas

Sandro Botticcelli, ao desenhar este belo Nascimento de Vênus, inspirou-se na mitologia clássica greco-romana; ele queria reconciliar o pensamento cristão com o pensamento pagão da Antiguidade.

David de Donatello, 1416

A Última Ceia - Leonardo da Vinci A pintura foi feita no refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão - Itália

Mona Lisa

Michelangelo Buonarroti (1475-1564)

Interior da Capela Sistina

Na famosa Pietá Michelangelo representou Cristo morto no colo de Maria Na famosa Pietá Michelangelo representou Cristo morto no colo de Maria. Expressa o infinito amor da mãe pelo filho.

Estátua de Davi

RAFAEL

A EXPANSÃO DO RENASCIMENTO CULTURAL PELA EUROPA Thomas Morus: Utopia Inglaterra William Shakespeare: Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo As obras de Shakespeare estão ainda hoje presentes no teatro e no cinema. França Michel de Montaigne: “Ensaios críticos” François Rabelais: “Gargântua e Pantagruel” Espanha El Greco: O enterro do conde de Orgaz Miguel de Cervantes: Dom Quixote

Sancho Pança e Dom Quixote. ( Azulejos em La Mancha, Espanha) Países Baixos – Erasmo de Hoterdã: Elogio da Loucura Portugal – Luis de Camões – Os Lusíadas

PRINCIPAIS EXPOENTES DO RENASCIMENTO CIENTÍFICO Nicolau Copérnico: Teoria heliocêntrica Galileu Galilei: Telescópio (considerado “pai da Física moderna”) Miguel Servet e William Harvey: estudos acerca da circulação sanguínea, dissecando corpos.

A revolução científica do Renascimento trazia revelações no campo da medicina que contrariavam dogmas da época. Vessálio, o pai da moderna anatomia, comprovou que o homem possui o mesmo número de costelas que a mulher. Harvey demonstrou que o sangue não circula em uma única direção.