PALESTRA AIDS O QUE DEVEMOS SABER??? A I D S

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DA CIPA
Advertisements

USO DA LEI MUNDIAL DA SAÚDE EM CAMPANHAS DE ADVOCACIA DA SAÚDE PÚBLICA
Os Fatos sobre o tabaco.
Aconselhamento pré e pós-teste anti-HIV para gestantes
AIDS A I D S O QUE DEVEMOS SABER???.
Propriedade Intelectual e Aids no Brasil
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
PEP Sexual Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Direitos aqui, Direitos agora. XVIII CONFERÊNCIA INTERNATIONAL DE AIDS JULHO | | 2010 | VIENA ÁUSTRIA.
Campanha de Prevenção DST/Aids.
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
Transmissão do HIV e Tratamento da Aids
Prof. Me. Tomaz Espósito Neto
Brasil “Pós-Ditadura”
AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS MATERNOS IgG ANTI-HTLV-1/2 - VÍRUS LINFOTRÓPICO HUMANO DE CÉLULAS T EM RECÉM-NASCIDOS NO ESTADO DE MINAS.
AIDS 30 anos: Avanços, Desafios e Perspectivas
Quebra de patentes de remédios contra a AIDS
Protozoário flagelado
Histórico - Em 1981, o Centro de Controle e Prevenção de doenças (CDC) foi alertado para o aparecimento de uma nova doença. Em oito meses apareceram, na.
HIV - AIDS Prof. Eduardo Furtado Flores.
HEPATITE B (HBV) Hepatitis B Surface Antigen (HBsAg): A serologic marker on the surface of HBV. It can be detected in high levels in serum during acute.
EJA – Educação de Jovens e Adultos
Vírus A maior de todas as pragas virtuais.
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
SAÚDE E SOCORRISMO HEPATITE D
Infecções na Gestação Toxoplasmose e H I V.
TRATAMENTO COMO PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DO HIV
Alunos: Fabiana Rodrigues
História da Sida.
Betinho, uma vida de luta e afeto
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
VIII Semana da Biologia
UMA BREVE CRONOLOGIA DA EPIDEMIA DE AIDS
Estatísticas da Criança no Brasil
Lucia Mardini | DVAS.
HIV-AIDS Fernando Bergel Lipp 12/04/2013.
Projeto de Português “gente que faz a diferença”!
Tendência da mortalidade por homicídios no Estado do Paraná, segundo Regionais de Saúde, 1979 a Elizabeth Mitiko Konno de Lozada Thais Aidar de Freitas.
I SEMINÁRIO AIDS UM DESAFIO MISSIONÁRIO DE SETEMBRO DE SÃO PAULO - SP
Dimensões Sociais da Vida com HIV/AIDS e a Prevenção “Positiva”
AIDS OU SIDA A AIDS (do inglês Acquired Immunodeficiency Syndrome), (ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - SIDA) é uma doença do sistema imunitário.
Lembrando o E$cudo.
ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução.
VIH / SIDA Carolina Sol Nº8 ; Fernanda Herzog Nº12 ; Henrique Lopes Nº16 ; Miguel Rodrigues nº21 Escola Básica D. Manuel I - Tavira Trabalho realizado.
ESTIMA-SE QUE HÁ 33 MILHÕES DE PESSOAS COM HIV NO MUNDO.
Mariana Nunes n29 Mariana Fonseca n30 Marcel n Nathália n Hairton n13.
Datas da Páscoa 1980 à 2024.
Histórico Sintomas Doença Tratamento
Vacinação contra gripe
Manejo da Criança Exposta ao HIV
Definição A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e é caracterizada pelo desenvolvimento.
Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
VIH/SIDA.
Sida TRABALHO ELABORADO POR : Diogo lobo Nº 1 9ºa BRUNO SILVA Nº8 9ºA EDSON OLIVEIRA Nº11 9ºA PROF: RAQUEL SOARES Ciências NATURAIS.
Impacto Da Sida Na Sociedade.
Raffaela Plazezwski n°24
AIDS – SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA
Coqueluche.
Importância da Química na Medicina
SERVIÇO MÉDICO O que é a gripe suína? FONTE DE PESQUISA Folha Online
Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas.
Epidemia da AIDS Discutir como o conceito de vulnerabilidade pode nos auxiliar para repensar práticas de prevenção e promoção de saúde.
E) Em Fase de Investigação Rilpivirina (2011) e Etravirina (2008) - inibidores não-nucleosídico da transcriptase reversa. Maviroque (2007) - antagonista.
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
VIGILÂNCIA DE AIDS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Entre 1982 e 2014, o ERJ registrou : casos de Aids, sendo: casos (SINAN) SISCEL/SICLOM.
Ana Bastos José Mª Freire Manuel Mateus Miguel Rosa Sara Santos by Nathan Wolfe Anatomia e Histologia An international network for monitoring the flow.
Situação epidemiológica do VIH/SIDA em Cabo Verde Praia, Fevereiro de 2007 Direcção Geral de Saúde Programa de Luta contra a SIDA/ Serviço de Epidemiologia.
Transcrição da apresentação:

PALESTRA AIDS O QUE DEVEMOS SABER??? A I D S www.saudediversao.hpg.com.br PALESTRA AIDS A I D S O QUE DEVEMOS SABER???

A I D S História Prevenção Vida com HIV Remédios Vacinas www.saudediversao.hpg.com.br A I D S História Prevenção Vida com HIV Remédios Vacinas

A I D S 1926 - 1946 Esse é o período durante o qual os www.saudediversao.hpg.com.br 1926 - 1946 Esse é o período durante o qual os cientistas acreditam que o HIV passou de macacos para humanos. Há discordâncias. Alguns cientistas acreditam que isso possa ter ocorrido antes. A I D S 1959 Um homem morre em Kinshasa, no Congo (ex.-Zaire), de AIDS. É o primeiro caso comprovado no mundo, diagnosticado pelo sangue estocado. 1979 - 1980 Começam a surgir casos em homens homossexuais nos EUA e em heterossexuais no Haiti e na África.Não se sabe a causa.

A I D S 1981 O Centro de Controle de Doenças (CDC) www.saudediversao.hpg.com.br 1981 O Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA publica o primeiro artigo sobre cinco homossexuais com um tipo raro de pneumonia. É o inicio oficial da doença nos EUA e no mundo. A I D S 1982 Diante do crescimento de casos, os EUA batizam a doença, antes apelidada pela imprensa de câncer gay, de AIDS. Os primeiros doentes são identificados no BRASIL. Primeiro caso documentado de AIDS por transfusão de sangue. 1983 Uma equipe do Instituto Pasteur de Paris, liderada por Luc Montagnier (foto), isola o vírus da AIDS. Simultaneamente, o americano Robert Gallo faz o mesmo. Os franceses chamam de LAV e os americanos de HTLV-III. É o HIV.

www.saudediversao.hpg.com.br 1983 Morre no Brasil o estilista Marcus Vinícius Resende Gonçalves, (Markito), a primeira vitima famosa de AIDS. Descobre-se que a AIDS também pode ser transmitida na relação Heterossexual. Homossexuais, usuários de drogas e outros grupos considerado de risco são impedidos de doar sangue. A I D S 1984 Robert Gallo, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, anuncia que seu Laboratório isolou o vírus da AIDS. Começa a disputa com Montagnier que só termina em 1992. 1985 Desenvolvido o primeiro teste laboratorial para detectar o HIV no sangue nos EUA. Na França, o uso do teste é protelado e, por isso, 14 anos depois, o ex-primeiro-ministro Laurent Fabius é julgado por homicídio culposo. No Brasil, para cada mulher notificada com AIDS, existem 25 homens.

A I D S 1986 Os EUA lançam campanha estimulando www.saudediversao.hpg.com.br 1986 Os EUA lançam campanha estimulando o uso de camisinha. Cientistas descobrem um segundo tipo de vírus (HIV-2), como o HIV-1 também capaz de transmitir a infeção. A I D S 1987 O FDA americano aprova o uso do AZT (Zidovudina), primeiro remédio anti-viral a ser colocado no mercado.Os brasileiros importam o remédio.São feitos os primeiros teste da vacina. É publicado nos EUA o livro And the Band Played On (E a Vida Continua), de Randy Shits, considerado ate hoje, apesar de algumas imprecisões, a melhor crônica sobre o desenvolvimento da doença. No livro, o “paciente zero”é identificado como Gaetan Dugas, comissário de bordo canadense.

A I D S 1988 Morre o cartunista Henrique de Souza www.saudediversao.hpg.com.br 1988 Morre o cartunista Henrique de Souza Filho, o Henfil, aos 43 anos. A I D S 1989 Ativistas do grupo de risco levam o fabricante do AZT(Burroughs Wellcome) a reduzir em 20% o preço do remédio. Morre o ator da TV Globo, Lauro Corona. 1990 O cantor e compositor Cazuza morre os 32 anos. A degradação física do ídolo comove o país. 1991 Dez anos depois de ser identificada a AIDS, a OMS anuncia que 10 milhões de pessoas estão infectadas pelo HIV no mundo. O jogador de basquete Magic Johnson anuncia que tem HIV.

A I D S 1992 Primeiro estudo sobre o uso de várias www.saudediversao.hpg.com.br 1992 Primeiro estudo sobre o uso de várias drogas combinadas contra o HIV. Gallo e Montagneir chegam a um acordo definitivo sobre o crédito da descoberta do vírus. A opinião pública brasileira fica indignada quando a menina Sheila Cartopassi de Oliveira, de 5 anos, tem a matricula recusada na escola de São Paulo, por ser portadora de HIV. A I D S 1993 Morre o bailarino Rudolf Nureyev. A atriz Sandra Brea (1952-2000), anuncia que é portadora do vírus. A opinião pública começa a perceber que a doença atinge também as mulheres. O AZT passa a ser produzido no Brasil

A I D S 1994 Estudos mostram que o uso do AZT www.saudediversao.hpg.com.br 1994 Estudos mostram que o uso do AZT ajuda a prevenir a transmissão do HIV de mãe para filho.. A I D S 1995 Uma nova classe de drogas contra o HIV, os inibidores de protease, é aprovada nos EUA.. Estudos revelam que a combinação de drogas reduz a progressão da infeção, mas o custo do tratamento é de US$ 10 mil a US$ 15 mil por ano. 1996 David Ho e Martin Markowitz apresentam os resultados positivos do uso do coquetel de medicamentos na 11ª Conferencia Internacional sobre AIDS em Vancouver. O Brasil consegue empréstimo do Banco Mundial para atividades de prevenção à AIDS. A OMS revela que 22,6 milhões de pessoas estão contaminadas no mundo (6,4 milhões de mortes.

A I D S 1997 Morre o sociólogo Hebert de souza, www.saudediversao.hpg.com.br 1997 Morre o sociólogo Hebert de souza, o Betinho. Hemofílico contaminado por transfusão de sangue, defendia o tratamento digno dos doentes de AIDS. A I D S 1998 Muitos soro positivos que usam o coquetel apresentam cargas virais indetectáveis pelos exames. Mas o HIV continua “escondido” no organismo (gânglios linfáticos, medula e partes de cérebro). 1999 Estudos indicam que quando o tratamento com o coquetel é abandonado, a infeção torna-se outra vez detectável. Pacientes desenvolve efeitos colaterais aos remédios.

www.saudediversao.hpg.com.br 2000 A 13ª Conferencia Internacional sobre AIDS em Durban, na África do Sul, denuncia ao mundo a mortandade na África. Dezessete milhões morreram de AIDS no continente, 3,7 milhões são crianças, 8,8% dos adultos estão contaminados. O presidente da África do Sul Thabo Mbeki, escandaliza o mundo ao sugerir que o HIV não causa a AIDS. A I D S No Brasil, aumentam os casos em mulheres. A proporção nacional de casos de AIDS notificado é uma mulher para cada dois homens. 2001 Organizações Médicas e ativista denuncim o alto preço dos remédios contra a AIDS. ‘Muitos laboratórios são obrigados a baixar o preço das drogas nos países do terceiro mundo. O ministro da saúde do Brasil, José Serra, ameaça quebrar patentes de remédios. O HIV Vaccine Trials Network (HVTN) planeja testes com a vacina em vários países, entre eles o Brasil.

www.saudediversao.hpg.com.br Estatística da AIDS no mundo A I D S

A I D S O preço do tratamento ( paciente / ano ) Estados Unidos www.saudediversao.hpg.com.br O preço do tratamento ( paciente / ano ) Estados Unidos US$ 10 mil a US$ 15 mil Brasil 1999: US$ 4,6 mil 2000: US$ 3 mil 2001: US$ 2,7 mil (previsão com acordo feito com a Merck e Roche) Se o Brasil só importasse medicamentos: US$ 5,6 mil. África 2001: US$ 1 mil (previsão com acordo feito com indústrias farmacêutica em vários países). US$ 600 (oferta feita pela Cipla, fabricante de genéricos da Índia, para três remédios). A I D S * de 1997 a 1999 a economia com internações evitadas foi de US$ 422 milhões no Brasil A conta da AIDS no Brasil * Custos das 12 drogas do “Coquetel: US$ 303 milhões Custo das drogas protegidas por patentes (Efavirenz e Nelfinavir): US$ 100 milhões

www.saudediversao.hpg.com.br O Vírus ( HIV ) A I D S

A I D S O Brasil e a AIDS Características dos Doentes www.saudediversao.hpg.com.br O Brasil e a AIDS Características dos Doentes A I D S

A I D S O Brasil e a AIDS Características dos Doentes www.saudediversao.hpg.com.br O Brasil e a AIDS Características dos Doentes A I D S

A I D S O Brasil e a AIDS Características dos Doentes www.saudediversao.hpg.com.br O Brasil e a AIDS Características dos Doentes A I D S

www.saudediversao.hpg.com.br O ataque do Vírus ( H I V ) A I D S

www.saudediversao.hpg.com.br A I D S

www.saudediversao.hpg.com.br A I D S

www.saudediversao.hpg.com.br A I D S

www.saudediversao.hpg.com.br A I D S

www.saudediversao.hpg.com.br A I D S

www.saudediversao.hpg.com.br A I D S F I M