Revelações que fundamentam a vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO ISLÂMICO Prof. Jane Ilce
Advertisements

O ISLÃ no CENTRO do MUNDO
Magreb, Saara e Vale Nilótico
ISLAMISMO.
A Civilização Árabe.
O ISLÃ “A RELIGIÃO DE MAOMÉ’’.
PARA QUE APOIEMOS A PAZ... PARA QUE APOIEMOS A PAZ...
Expansão Islâmica.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
O Fenômeno religioso Islã
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Instituto de educação Tecnológica de Cascais Mundo Actual
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Árabes.
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
A Arábia e os árabes A península Arábica:
INSTITUIÇÕES SOCIAIS IGREJA FILOSOFIA - Professor Fernando Petry.
O Neolítico A idade da pedra polida
MECA Não USE o Mouse e CONECTE o ÁUDIO.
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
Islamismo.
“Não há terra sem senhor nem senhor sem terra.”
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
O ISLAMISMO.
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Religiões Uma síntese geral.
A REVOLUÇÃO IRANIANA
MUÇULMANOS.
Religiões Abraâmicas.
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
A Ocupação Muçulmana.
O USO DO VÉU NA BÍBLIA.
Arábia pré-islâmica  Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam.
O Alcorão (do árabe al-qur'ãn, leitura) é a coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas.
ALTA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Professor Edley
Cidade-Estado: Atenas
A ocupação muçulmana da Península ibérica
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE ALTA IDADE MÉDIA.
Os Romanos Os Romanos eram muito civilizados e ambiciosos.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO DE CONFLITOS
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
Aula 10 Civilização Islâmica
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA MAI/10
ORIENTE MÉDIO.
Por que a expansão do Islã foi tão rápida?
PROTESTOS CONTRA QUEIMA DO ALCORÃO. Violentos protestos contra a queima de um exemplar do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, deixaram mais de 20 mortos.
QUE TEMPO É ESSE QUE VIVEMOS?
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Professor Romildo Tavares
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Conteúdo de História – 7º ano Nascimento e expansão do islã (p. 34 a 51) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar o modo de vida na Península Arábica.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que cumprem.
Tecnologia, vida e adoração Professor Nabarrete Evangelismo e a Conexão Global: Evolução e Perspectivas.
Cidade de Meca Tradições do Islão. Cidade de Meca Meca é uma cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos, situada.
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Islamismo  Religião monoteísta, fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentais de Maomé.  A palavra.
Transcrição da apresentação:

Revelações que fundamentam a vida Sociedades Islâmicas Revelações que fundamentam a vida

Arábia pré-islâmica Região ganha importância a partir das rotas marítimas de comércio com o Oriente Islã - Maomé ou Mohammed - 570 d.C. Preces coletivas 5 vezes ao dia Zakat – imposto sobre os ricos Ramadã – jejum ritual Peregrinação à Meca Corão

Economia e sociedade Comercial Bússola, papel e pólvora. Agricultura: difusão de técnicas (irrigação) Novas culturas: arroz, laranja, cidra, limão, cana-de-açúcar, algodão, café, etc. Metalurgia, têxtil, cerâmica, drogas e perfumaria.

Mesquitas As construções para as orações dos muçulmanos são chamadas mesquitas, ou "masjids". A mesquita de Caaba, em Meca, é uma das mais famosas, pois é o centro da peregrinação do "haj".

Árabe, islã e fundamentalismo Claudio de Moura Castro Farid era um colega egípcio durante meu doutorado nos Estados Unidos. Sendo profundamente religioso, logo que alugou um apartamento saiu atrás de uma igreja. Escolheu a mais próxima, que, por acaso, era batista. Quando estranhei que um muçulmano passasse a freqüentar uma igreja batista, tranqüilamente retrucou que era o mesmo Deus. Esse pequeno episódio de tolerância dá o mote para desfazer alguns equívocos perigosos. A imprensa cotidiana mistura árabe com islã, com fundamentalismo e com terrorismo. Árabe pode não ser muçulmano, como os libaneses cristãos que vieram para o Brasil. E muçulmano pode não ser árabe, como é o caso dos turcos, iranianos, indonésios e outros. Mas o erro daninho é imputar ao islã uma índole fundamentalista e intolerante. Pior: supor que mesmo as minorias fundamentalistas endossam o terrorismo. Desfazer tais equívocos é vital, tratando-se de uma religião abraçada por 1,3 bilhão de pessoas – um quinto da população do globo. VEJA . Edição 1 715 - 29 de agosto de 2001.

Importância cultural do mundo islâmico

Islamismo hoje São construídas mesquitas e escolas muçulmanas em toda parte, principalmente na África, continente aonde mais cresce a religião no mundo. Em 1979 houve a revolução iraniana que transformou o país uma república islâmica controlada pelo clero xiita, que representou um grande estímulo para o fundamentalismo islâmico.

Terrorismo

Algumas restrições impostas pelo Taliban ao povo do Afeganistão É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras etc. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um mahram (pai, irmão ou marido). É proibido ser tratada por médicos homens. É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional. É obrigado o uso do véu completo (Burqa) que cobre a mulher dos pés à cabeça.

Mulheres são proibidas de usar os banheiros públicos (a maioria não tem banheiro em casa) Ônibus públicos são divididos em dois tipos, para homens e mulheres. Os dois não podem viajar em um mesmo ônibus . O testemunho de uma mulher vale a metade que o testemunho masculino, a mulher não pode recorrer à corte diretamente - isso tem que ser feito por um membro masculino da sua família É proibido às mulheres cantar. É proibido a homens e mulheres ouvir música. É completamente proibido assistir filmes, televisão, ou vídeo.

Uma comissão parlamentar francesa recomendou uma proibição sobre as mulheres vestindo véus islâmicos. BBC - terça-feira 26 jan 2010 Devem as mulheres muçulmanas lutar por sua independência e direitos iguais ou continuar respeitando a tradição de sua cultura e aceitar a submissão?