Professora: Suzana Maria Marques Zamberlan Orientador: Daniel de Lima

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Professora: Suzana Maria Marques Zamberlan Orientador: Daniel de Lima “As Ciências da Natureza através da Modelação Matemática em Ambientes Informatizados” Professora: Suzana Maria Marques Zamberlan Orientador: Daniel de Lima

Programa PDE 2009/2010 Introdução: Etapa Implementação Pedagógica O projeto desenvolvido foi requisito parcial do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná - Etapa Implementação Pedagógica na Escola e visou capacitar professores da rede pública estadual que atuam na Educação Básica, do Núcleo Regional de Educação de Cianorte. Dentre distintas tendências optou-se pela Modelagem Matemática como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática, com base os autores: BIEMBENGUT (2009), BURAK (1992), GRAVINA (2004), GROTHMANN (2009), KILLNNER (2009), como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática. Tendo como tema central a Geometria através da Modelação Matemática em Ambientes Informatizados.  

Fundamentação Teórica Paulo Freire buscava fundamentar o ensino- aprendizagem em ambientes interativos, através de recursos áudio-visuais. Reforçou o uso de novas tecnologias, principalmente o vídeo, a TV e a informática. Ele deixou claro, na sua teoria, a importância da comunicação no processo de construção do conhecimento e que este acontece em outros lugares além da escola. O blog surge como uma ferramenta que pode viabilizar essa comunicação da escola com o mundo, contextualizando a aprendizagem através da interação.

Objetivos Geral: Contribuir para a qualificação teórica-prática de profissionais em Educação para a utilização de tecnologia informática no ensino e aprendizagem da matemática na escola. Específicos: Aprender para ensinar modelagem; Melhorar a apreensão dos conceitos matemáticos e físicos na geometria e na mecânica; Despertar o interesse pela matemática ante a aplicabilidade; Conhecer o Blog na Educação para enriquecer e acompanhar a proposta pedagógica através de redes sociais e rede de saberes; Promover a interação entre alunos/professores construindo um Blog educacional; Construir modelos geométricos com o software “Régua e Compasso”.

Metodologia: Apresentamos um modelo para ensinar Matemática e Física - cuja intenção é que sirva como norteador ao trabalho em sala de aula. Este modelo, intitulado “O uso da bicicleta e o meio ambiente” foi adaptado com a utilização do software Régua e Compasso para a simulação do movimento através do desenho Geométrico.

Metodologia: A presente proposta, subdividida em três secções de questionamentos, permitiu desenvolver conceitos de Ciências, Física e Matemática, através dos conteúdos estruturantes: Meio Ambiente, Mecânica e Geometria. Sua originalidade permite ao professor maior mobilidade para adaptá-la a qualquer período escolar. È possível utilizá-la, também, como forma de re-educar para conscientização sobre a conservação do meio ambiente.

Metodologia: A proposta foi discutida com os professores do grupo de rede como uma possibilidade de implementação na sala de aula. Foram realizados ajustes necessários identificando este momento como pré-teste. No período de implementação do projeto na escola foi realizado oficinas com professores da rede pública estadual mediante inscrição prévia, até o limite máximo de vagas, que comportava o laboratório da escola, para o uso do software Régua e Compasso, o que nos levou a pensar em 20 ao todo já que corresponde ao número de máquinas disponíveis. A carga horária total foi de 32 horas das quais 16 horas foram presenciais, distribuídas em 4 encontros de 4 horas cada, realizados toda segunda-feira à tarde no Laboratório de Informática do Colégio Estadual Cianorte, por ocasião da hora-atividade dos professores de Matemática. As demais horas foram ofertadas à distância quando se potencializou os recursos do Blog.

Metodologia: A busca por alternativas de ensino nos encorajou a trabalhar com a criação e utilização de Blogs Educacionais na etapa presencial e à distância. Foi criado inicialmente um Blog para o Curso, como uma “Biblioteca Virtual” para ser postados textos, imagens, vídeos, tiras, links de sites relacionados ao tema e sugestões de atividades pedagógicas utilizando as diversas tecnologias de informação e comunicação em ambiente escolar. Nesse Blog os professores fizeram pesquisas e foi oportunizado o debate em relação à temática abordada. Foi sugerido aos professores a criação de seus próprios Blogs para os alunos interagirem de acordo com os conteúdos ou áreas de conhecimentos que se pretende estudar, no nosso caso falaremos sobre conteúdos da Geometria.

Metodologia: O uso do software Régua e Compasso surgiu como recurso para subsidiar o ensino da Geometria e a busca para a potencialidade das tecnologias na escola, ao utilizar os laboratórios de informática, foi uma opção reconhecida pelos professores que ampliou sua adesão e procura pela atualização. Os professores realizaram suas atividades com o software e exportaram como imagem para seus Blogs particulares e, ainda, produziram materiais didáticos integrados às TICs. O recurso do Blog - Comentário - foi utilizado para enriquecer e fortificar a interação. Todos os blogs têm links que se relacionam entre si formando uma grande rede.

Resultados O trabalho foi realizado por meio da resolução de problemas e exercícios de geometria, utilizando o software “Régua e Compasso”. Tal recurso pode ser utilizado para o preparo de provas, listas com exercícios e atividades outras que precisam de desenhos de figuras geométricas para ilustração. O Blog do Curso - http://pdecianorte-suzamber.blogspot.com - foi o recurso utilizado para disponibilizar o material produzido pelos professores e tem a relação de todos os links formando a rede que integra os blogs dos professores. O uso das TIC’s em Educação  Matemática possibilitou novas práticas pedagógicas, permitindo pelo uso de seus recursos tecnológicos, pesquisar, fazer antecipações e simulações, confirmar idéias prévias, experimentar, criar soluções e construir novas formas de representações mentais, contribuindo para uma nova possibilidade metodológica para o ensino da matemática na Educação Básica.

Dificuldades Os professores não se sentem seguros para trabalhar a informática educativa no ensino da matemática e têm dificuldades em manusear os programas disponíveis no laboratório de informática. Não possuem agente de apoio (laboratorista) nesta área que possam auxiliá-los em sua prática. Alguns gostariam de ter adaptadores para possibilitar a comunicação entre o notebook e a TV multimídia. Sugere-se que sejam intensificados mais capacitações através do uso de softwares como: Régua e Compasso, Geogebra e Cabri Geometrico, Calc entre outros, para o uso associado aos conteúdos e estratégias de ensino da Matemática. Os professores colocam-se enquanto aprendizes destes softwares, principalmente, o Geogebra e o Régua e Compasso.

Referências GRAVINA, Maria Alice A. Matemática na Escola Informatizada. IMUFRGS – ii Bienal da SBM / Outubro 2004. BIEMBENGUT, M. S. & HEIN, N. Ver o Book, 2005: Modelagem matemática no ensino. Disponível em: <http://books.google.com/books?hl=ptR&lr=&id=MoSmikh0zQQC&oi=fnd&pg=PA7&dq=%22Biembengut%22+%22Modelagem+matem%C3%A1tica+no+ensino%22+&ots=t_opGyswYB&sig=lA87P3VyhHtGOJoA5Ufr_EYawj0#PPA21,M1> Acesso em: 28/03/2009. BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino aprendizagem. Campinas - SP, 1992. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. GRAVINA, M.A. 1996: Geometria Dinâmica: uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria, Anais do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Belo Horizonte, MG.  GROTMANN, René. Site Régua e Compasso. Disponível em: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/car.overview.html. Acesso em: 01/04/2009. KILLNER, G. I. Equilíbrio sobre rodas. Veja na Sala de Aula. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/saladeaula/070909/equilibrio-sobre-rodas.shtml> Acesso em: 24/09/2009.