Antonio Carlos Brolezzi

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Transcrição da apresentação:

Antonio Carlos Brolezzi Departamento de Matemática IME-USP Agradecimentos à equipe do PEC Municípios brolezzi@usp.br www.ime.usp.br/~brolezzi

O cálculo mental ... e manual

O que cada procedimento apresenta de interessante? Por quê? Atividade 1 Faça a operação abaixo de três formas diferentes: 1190 + 2610 O que cada procedimento apresenta de interessante? Por quê?

Alguns procedimentos possíveis para fazer 1 190 + 2610 = 3800 1 000 + 2 000 = 3 000 100 + 600 = 700 90 + 10 = 100 3 000 + 700 + 100 = 3 800

Segundo Procedimento 1 190 + 2610 = 3800 1 190 + 2 610 3 800

1 190 + 2610 = 3800 Terceiro Procedimento + 1 000 + 100 + 90 + 1 000 + 100 + 90 2 610 3 610 3 710 3 800

Atividade 2 Seria diferente fazer a conta abaixo? R$ 11,90 + R$ 26,10 Por quê?

O que cada procedimento apresenta de interessante? Por quê? Atividade 3 Faça a operação abaixo de três formas diferentes: 500 - 199 O que cada procedimento apresenta de interessante? Por quê?

500 - 199 = Primeiro Procedimento Segundo Procedimento 500 - 200 = 300 200 - 199 = 1 300 + 1 = 301 Segundo Procedimento 500 - 199 301

Terceiro Procedimento + 1 + 300 199 200 500

Seria diferente fazer a conta abaixo? R$ 5,00 – R$ 1,99 Atividade 4 Seria diferente fazer a conta abaixo? R$ 5,00 – R$ 1,99 Qual o resultado mais esperado? Que atividade matemática está por trás deste resultado?

Atividade 5 Qual foi a primeira máquina de calcular do mundo?

Contar com os dedos!

Como contar até 12 com uma mão só?

E como contar até 60 com os dedos?

Que número pode ser representado com este gesto?

Que número pode ser representado com este gesto? Fonte: http://danieldendy.blogspot.com.br/2012/06/sexagesimal-base-60.html

A tabuada dos nove e os dedos das mãos Atividade 6 A tabuada dos nove e os dedos das mãos Há um modo interessante para se obter a tabuada do nove usando os dedos das mãos. Coloque as mãos abertas sobre a mesa.

Coloque as mãos abertas sobre a mesa. Atividade 6 Coloque as mãos abertas sobre a mesa. Vamos obter, por exemplo, 3 x 9. Dobre o 3° dedo, a contar da esquerda para a direita.

Vamos obter, por exemplo, 3 x 9 Vamos obter, por exemplo, 3 x 9. Dobre o 3° dedo, a contar da esquerda para a direita. Veja que, a esquerda do dedo dobrado, ficaram dois dedos e, a sua direita, 7 dedos.

Veja que, a esquerda do dedo dobrado, ficaram dois dedos e, a sua direita, 7 dedos. Eis o resultado: 3 x 9 = 27! Veja como se obtém 6 x 9: Eis o resultado: 3 x 9 = 27! Veja como se obtém 6 x 9:

Eis o resultado: 3 x 9 = 27! Veja como se obtém 6 x 9:

Experimente obter assim as outras multiplicações da tabuada do nove. Eis o resultado: 6 x 9 = 54 Experimente obter assim as outras multiplicações da tabuada do nove. Eis o resultado: 3 x 9 = 27! Veja como se obtém 6 x 9:

Por que a tabuada do nove funciona? Atividade 7 Por que a tabuada do nove funciona?