Magnetosfera e cinturões de Van Allen

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nossa Estrela: O Sol Adriana Válio Roque da Silva
Advertisements

Plasmas espaciais e astrofísicos Física de Plasmas 01/2004
Processos de Eletrização
Terra Sol Verão Inverno órbita
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Quando um ímã é dividido ao meio  resulta em dois novos ímãs, cada um com um pólo norte e um pólo sul porque não é possível separar o pólo norte do.
MATERIAIS MAGNÉTICOS Fundamentos iniciais
Teoria atômica da matéria
Eletromagnetismo.
ELETROSTÁTICA parte 3.
Orientação e localização na Terra
Observatório do CDCC - USP/SC
Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo.
POSIÇÃO ASTRONÔMICA DO BRASIL (NOTA DE AULA) Prof. Carlos Magno
Eletromagnetismo Campo Magnético 1.
Capítulo 2 Parâmetros das Antenas
O QUE É FÍSICA QUÂNTICA?.
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
MODELOS ATÔMICOS Prof. Marcus Ribeiro.
Física A – Aula 40 Campo Magnético Ímãs:
Processos de eletrização
Como se formou a Terra? A maior parte do nosso conhecimento sobre a origem da Terra e do sistema solar provém de estudos sobre asteróides Fonte: nasaimages.org.
O que são os Raios Cósmicos
Exercício 01: - Um goleiro bate um tira de metas (bola que é chutada parada do chão, próximo as traves do gol) com uma bola de massa m, em um campo de.
o sol Nomes: Filipi, Deivid , Jhonatha e Dieison . Serie: 5ª fase
ORIENTAÇÃO TERRESTRE Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna.
Evolução dos Modelos Atômicos
Campo Magnético.
QUESTÃO 1 A primeira figura da apostila (tópico 1.1) do curso a distância O Magnetismo da Terra mostra os componentes do campo geomagnético. Pelas relações.
Descubra dez curiosidades sobre o sol
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
ÍMÃS: ATRAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS (FERRO)
Orientação e localização no espaço geográfico
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
Eletromagnetismo.
CAMPO MAGNÉTICO (B) O magnetismo origina-se na organização atômica dos materiais. Cada molécula de um material é um pequeno íman natural, denominado de.
Professor: Diones Charles
Diagrama de Linus Pauling
Eletromagnetismo.
Prof.ª Letícia P. Finamore
Partículas Magnéticas: Cálculo da Corrente Elétrica
Sistema Solar.
Estrelas de Nêutrons.
A Aurora Boreal Composta por: Carl Orff, em 1936 Executada pela: Orquestra Sinfônica de Boston Música: Carmina Burana Abertura: Ó Fortuna.
O Magnetismo e a Matéria
Problemas Ambientais.
Campo Magnético Universidade Estadual do Piauí Campus Parnaíba
MAGNETISMO.
MODELOS ATÔMICOS Profa. Carla.
Dra. Silvia Calbo Aroca. Fonte de luz Estrela mais próxima Laboratório de estudos de altas energias Conexão com o clima Condições do clima no espaço.
MOVIMENTO DE UMA PARTÍCULA CARREGADA NUM CAMPO MAGNÉTICO
Capítulo 3 Antenas.
Geografia Luan, Samuel e Anderson Turma:201.  Os estudos sobre as camadas geológicas da terra são fundados a partir de perfurações da costa terrestre,
Estrutura do Átomo.
FENÔMENOS MAGNÉTICOS E PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DA MATÉRIA
Descoberta dos Imãs Os gregos descobriram na região onde hoje chamamos de Turquia, um minério com capacidade de atrair ferro e outros minérios semelhantes.
No final do século 18, Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas. Surgiram.
MERCÚRIO.
Professor: Diones Charles
Prof. Rodrigo. O Sol na luz visível Características do Sol.
PET GEOGRAFIA Oficina Orientação.
Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície.
Karin Targas Fotosfera:Camada visível do sol Zona convectiva: a energia é dada pelo movimento das parcelas de gás Zona radiativa:
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Prof. André Pires.
Prof. Paulo Baltazar, eng mecânico Revisão e conceitos básicos de eletricidade.
CAMPOS MAGNÉTICOS Prof. Bruno Farias
O planeta Terra Imagem de fundo: céu de São Carlos na data de fundação do observatório Dietrich Schiel (10/04/86, 20:00 TL) crédito: Stellarium Centro.
Ciências da Natureza e suas
Eletromagnetismo.
Transcrição da apresentação:

Magnetosfera e cinturões de Van Allen O campo magnético principal da Terra é gerado no núcleo externo líquido. Esse campo é semelhante ao de um imã, ou seja, possui polos norte e sul (dipolar).

Magnetosfera e cinturões de Van Allen Esse campo serve com um escudo protetor contra radiação proveniente do espaço e partículas carregadas. Terra Essa área na qual o campo magnético fica contido é chamada de magnetosfera. Fonte: nasa.gov

Magnetosfera e cinturões de Van Allen O Sol possui um ciclo de 11 anos. Durante esse período, sua atividade pode variar entre o mínimo solar e o máximo solar. Fonte: nasa.gov

Magnetosfera e cinturões de Van Allen Durante o máximo solar, ejeções de massa coronal são mais frequentes. Essas partículas eventualmente podem vir em direção ao planeta Terra. Fonte: nasa.gov

Magnetosfera e cinturões de Van Allen Quando essas partículas atingem a Terra, o campo magnético reflete a maior parte dessas partículas de volta para o espaço, protegendo nosso planeta. Vento Solar Terra Fonte: Bill Allan, Katja Riedel, Richard McKenzie, Sylvia Nichol and Tom Clarkson. 'Atmosphere', Te Ara - the Encyclopedia of New Zealand, updated 24-Sep-11  URL: http://www.TeAra.govt.nz/en/atmosphere/1/5

Magnetosfera e cinturões de Van Allen Dentro da magnetosfera existem 2 regiões que possuem um alto nível de radiação. Essa regiões são chamadas de Cinturões de Van Allen. Fonte: nasa.gov

Magnetosfera e cinturões de Van Allen A região mais externa do cinturão é composta por elétrons e a região mais interna por prótons. Prótons Elétrons Essas partículas estão presas pelo o campo magnético da Terra. Fonte: http://sci.esa.int/science-e/www/object/index.cfm?fobjectid=38475

Magnetosfera e cinturões de Van Allen Por estarem altamente energizados, os elétrons podem causar descargas elétricas em satélites em órbita. Podem afetar também transmissões de rádio, TV e sinais de GPS. Esses efeitos podem ser amplificados durante uma tempestade magnética. Fonte: nasa.gov

Lembre-se de ler a apostila, ela é indispensável em seu aprendizado! Obrigado! Lembre-se de ler a apostila, ela é indispensável em seu aprendizado!