O MUNDO SEM A URSS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DEMOCRÁTICO DE VARGAS ( )
Advertisements

Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
A Crise do Socialismo.
DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL.
A GEOGRAFIA DO PODER.
1914 – 1918.
Revolução Francesa.
Nazismo.
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
O império russo, a desintegração e as questões separatistas não resolvidas. Professor Reginaldo Atualidades/Geopolítica.
Socialismo.
Da União Soviética à Rússia atual
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
A AMÉRICA NA GUERRA FRIA ANTONIO NETO
Revolução Russa Início do XX: Império Russo: autocracia do Czar Oposição burguesa: Monarquia Parlamentar Oposição socialista: Mencheviques: evolucionistas.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
A REVOLUÇÃO RUSSA Temas de História.
O Mundo Socialista.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
Países socialistas: URSS e China
Áreas Mundiais de Interesse Europa e CEI. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA Área: km² Forma: Mista 48 países Lim E: Montes Urais e Mar Cáspio, Cáucaso.
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
A Revolução Russa. Objetivos Estabelecer a importância da Revolução Russa para o século XX e para os dias atuais. Relacionar a Revolução Russa as ideologias.
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
MURO DE BERLIM – 1961 a 1989 Em 1961, a URSS autoriza a construção do muro, isolando a parte ocidental da cidade do resto da Alemanha Oriental.
REVOLUÇÃO RUSSA
A Revolução Russa.
O Início do Socialismo Real
Rumos da América Latina no Século XX
Alguns do motivos foram:
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
REPÚBLICA POPULISTA – 1946 a 1964
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A crise no mundo socialista
O fim da URSS.
O fim do império e o surgimento da URSS
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 1
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Em 1991 a então União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou.
URSS.
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem.
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
GUERRA FRIA.
ESTADO SOCIAL.
Guerra Fria.
Revolução Russa.
Conhecendo os personagens...
Revolução Russa Rússia.
o interregno democrático e o golpe de 1964
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
Rússia: território e poder econômico.. Kremlin: sede do governo Soviético / Russo   Território Russo: conexão entre Ásia, Europa e América (Alasca).
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
Rússia e Europa Oriental
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Transcrição da apresentação:

O MUNDO SEM A URSS

O FIM DA URSS NA DECADA DE 1980, A ECONOMIA SOVIETICA COMECOU A DAR MOSTRAS DE QUE TINHA PERDIDO A COMPETICAO COM A RIVAL CAPITALISTA.

VARIOS FATORES CONTRIBUIRAM PARA QUE O DESASTRE OCORRESSE: GASTOS EXCESSIVOS NOS SETORES ESPACIAL E BELICO, NA TENTATIVA DE ULTRAPASSAR AS REALIZACOES NORTE-AMERICANAS NA CORRIDA ARMAMENTISTA.

O FATO DE O PAIS SER FORMADO POR REPUBLICAS ANEXADAS A FORCA PELOS SOVIETICOS E QUE SEMPRE ESPERARAM RECUPERAR A ANTIGA AUTONOMIA.

MECANISMOS DA ECONOMIA PLANIFICADA QUE TORNARAM O PAIS IMPOSSIBILITADO DE COMPETIR NO MERCADO MUNDIAL, COM A QUALIDADE DOS PRODUTOS FABRICADOS POR PAISES CAPITALISTAS.

OS ERROS DA ECONOMIA PLANIFICADA O PAIS NAO CONSEGUIU ACOMPANHAR OS PROGRESSOS DA TERCEIRA REVOLUCAO INDUSTRIAL, PERDENDO A COMPETICAO PARA AS NOVAS FORCAS ECONOMICAS, COMO ALEMANHA E JAPAO, NA DECADA DE 80.

EQUIVOCOS DA ECONOMIA PLANIFICADA: AS METAS DOS PLANOS ERAM APENAS QUANTITATIVAS, NAO HAVIA PREOCUPACAO COM A QUALIDADE; O ACESSO A BENS DE CONSUMO, TANTO EM QUALIDADE QUANTO EM QUANTIDADE, NAO ERA DISPONIBILIZADO PARA A POPULACAO DA URSS.

AS OUTRAS ATIVIDADES ECONOMICAS, COMO A AGRICULTURA, POR EXEMPLO, NAO ACOMPANHARAM O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL; COMO TUDO ERA DETERMINADO PELOS PLANOS GOVERNAMENTAIS E A AVALIACAO DO DESEMPENHO ERA INEXISTENTE, NAO HAVIA INCENTIVO PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.

EM 1985, A INSATISFACAO POPULAR COM AS INTENSAS FILAS PARA CONSEGUIR ALIMENTOS OU MERCADORIAS E COM AS REGALIAS DOS BUROCRATAS ERA INTENSA. FOI NESSE CLIMA QUE MIKHAIL SERGEYVICH GORBACHEV ASSUMIU O CARGO DE SECRETARIO-GERAL DO PARTIDO COMUNISTA, DIRIGENTE MAXIMO DA URSS.

OS RESULTADOS DA PERESTROIKA E DA GLASNOST GORBACHEV, O NOVO LIDER SOVIETICO, APESAR DE SEUS 54 ANOS, ERA CHAMADO DE “GAROTO” PELOS JORNAIS DA EPOCA, PELO FATO DE SEUS ANTECESSORES TEREM SIDO BEM MAIS VELHOS. TEVE PELA FRENTE A DIFICIL TAREFA DE TIRAR A URSS DA PROFUNDA CRISE ECONOMICA EM QUE MERGULHAVA.

PERESTROIKA SIGNIFICA = REESTRUTURACAO – PASSOU A DESIGNAR A TENTATIVA DE INTRODUCAO DE MECANISMOS DE ECONOMIA DE MERCADO – ENTRADA DE CAPITAL ESTRANGEIRO, CONCEITOS COMO LUCRO, PRODUTIVIDADE E QUALIDADE.

GLASNOST SIGNIFICA = TRANSPARENCIA – ACABOU COM A DITADURA DO PARTIDO UNICO. PARA UM PAIS COM DIFERENCAS ETNICAS E RELIGIOSAS, RESULTADO DA ANEXACAO FORCADA DAS REPUBLICAS, A ONDA DE LIBERDADE ACENDEU A CHAMA DOS NACIONALISMOS.

NA ISLANDIA, GORBACHEV E RONALD REAGAN, ENTAO PRESIDENTE AMERICANO, ASSINARAM IMPORTANTES ACORDOS SOBRE DESARMAMENTO NUCLEAR ENTRE AS SUPERPOTENCIAS.

O GOLPE DE AGOSTO DE 1991 AO MESMO TEMPO QUE AS MUDANCAS REALIZADAS NA URSS DESAGRADAVAM CADA VEZ MAIS OS BUROCRATAS QUE TEMIAM PERDER SEUS PRIVILEGIOS, CRESCIAM OS MOVIMENTOS NACIONALISTAS NAS REPUBLICAS SOVIETICAS.

UM GOLPE DE ESTADO LIDERADO POR BUROCRATAS DO PARTIDO COMUNISTA FOI DEFLAGRADO PARA CONTER AS REFORMAS. GORBACHEV FOI DEPOSTO E CONDUZIDO PARA SUA CASA NA CRIMEIA, ONDE FICOU SOB A GUARDA DA KGB.

O GOLPE POREM DUROU APENAS 3 DIAS O GOLPE POREM DUROU APENAS 3 DIAS. A RESISTENCIA LIDERADA POR BORIS IELTSIN, PRESIDENTE DA RUSSIA, E ALEM DE TUDO, A VONTADE DO POVO EM MANTER A LIBERDADE CONQUISTADA, TROUXERAM GORBACHEV DE VOLTA AO PODER.

EM DEZEMBRO DE 1991, TODAS AS REPUBLICAS SOVIETICAS JA HAVIAM DECLARADO SUA INDEPENDENCIA

GORBACHEV RENUNCIOU EM 26 DE DEZEMBRO DE 1991, DEPOIS QUE ONZE DAS 15 REPUBLICAS SOVIETICAS FORMARAM A CEI – COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES. EM 31 DE DEZEMBRO DE 1991, 64 ANOS APOS A REVOLUCAO DE 1917, A URSS ESTAVA OFICIALMENTE EXTINTA.

Vladimir Putin – atual presidente da Russia Boris Ieltsin Vladimir Putin – atual presidente da Russia