AUTO DA BARCA DO INFERNO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gil VICENTE A BARCA DO INFERNO.
Advertisements

Auto barco inferno O auto da barca do inferno é um complexo, de alegoria dramática de Gil Vicente que foi representada pela primeira vez em É a primeira.
CELEBRAÇÃO VICARIAL DA CONFIRMAÇÃO
AUTO DA BARCA DO INFERNO
O homem de bem deixa uma herança a seus filhos . Provérbios 13:22
O PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA
Auto da Barca do Inferno Gil Vicente Espelho de Portugal de 500
C ATEQUESE 27 CREIO.
A INFÂNCIA DE JESUS.
AUTO DA BARCA DO INFERNO
AUTO DA BARCA DO INFERNO
AUTO DA BARCA DO INFERNO
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Teatro humanista português
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Literatura Prof. Henrique
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
A Revelação e sua transmisão
Portugal 2ª época Medieval (material retirado da internet)
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Auto da Barca do Inferno
Auto da barca do inferno – Gil Vicente
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Auto da Barca do Inferno
Auto da Barca do Inferno
AUTO DA BARCA DO INFERNO
O Auto da Barca do Inferno
Gil Vicente – “Auto da Barca do Inferno”
RESUMO DO AUTO DA BARCA DO INFERNO
Gil Vicente Gil Vicente (1465? – 1536?) Formandas: Patrícia Pinto &

CONFIANÇA.
O JUÍZO FINAL.
Alcançando As Promessas
Desafios de confiança ontem e hoje
Uma perspectiva Bíblica
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
Mt 6,33 O Reino de Deus em primeiro lugar.
A MENINA DOS MEUS OLHOS.
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
O Pai Espiritual Lucas 15:
Um Coração liberto Lucas 15:
SERMOS UM A oração de Jesus Jo 17:11-26.
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Entre os Dez Mandamentos escritos nas duas tábuas de pedra, se destaca o quarto mandamento que identifica o Doador da lei. Sua posição dentro da arca,
Precedendo. Precedendo A Ceia do Senhor 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações.  Atos 2:42.
Hebreus 10 Seguir a Cristo
MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 06 A Primeira Comunhão de Dom Bosco.
AUTO DA BARCA DO INFERNO de Gil Vicente
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Revista e Atualizada(RA)
O que uma pessoa pode fazer pelo mundo?

Atos 4:9-12.
Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
O teatro Popular em Portugal Gil Vicente (1465 – 1537)
O AUTO DA BARCA DO INFERNO (GIL VICENTE)
AUTO DA BARCA DO INFERNO Gil Vicente
Carta de Paulo a Filemon
AUTO DA BARCA DO INFERNO
→ elementos paratextuais
HUMANISMO O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Como o próprio nome.
Auto da Barca do Inferno Auto da Barca do Inferno
Auto da Barca do Inferno O “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente é um clássico da literatura que retrata a sociedade portuguesa do século XVI e ao.
Transcrição da apresentação:

AUTO DA BARCA DO INFERNO

RIDENDO CASTIGAT MORES RINDO SE CASTIGAM OS COSTUMES

GIL VICENTE, CONSIDERADO O CRIADOR DO TEATRO PORTUGUÊS É UM DOS MAIORES GÊNIOS DA DRAMATURGIA MUNDIAL, APRESENTA NESSA PEÇA UM PAINEL CRÍTICO DA SOCIEDADE E SUA ÉPOCA.

DUAS BARCAS UMA CHEFIADA POR UM ANJO A OUTRA CHEFIADA PELO DIABO E SEU COMPANHEIRO. OS PERSONAGENS SE APRESENTAM COMO SE FOSSE UM DESFILE. CADA UM ENFRENTARÁ O SEU DESTINO.

PERSONAGENS: TIPOS SOCIAIS PERSONAGENS: TIPOS SOCIAIS. SEM CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS PARTICULARES. DETERMINA O COMPORTAMENTO DE SETORES DA SOCIEDADE DA ÉPOCA. POR ISSO, PERSONAGENS ALEGÓRICOS.

TEATRO CENOGRÁFICO EMPREGO DOS MOMOS

PERSONAGENS ANJO – ARRAIS – NAVEGANTE DA BARCA CELESTE DIABO E SEU COMPANHEIRO –BARCA INFERNAL FIDALGO – NOBRES OCIOSOS DE PORTUGAL ONZENEIRO – SIMBOLIZA O PECADO DA USURA

PARVO – POVO PORTUGUÊS, RUDE, IGNORANTE, BOM. FRADE – MAUS SACERDOTES PARVO – POVO PORTUGUÊS, RUDE, IGNORANTE, BOM. FRADE – MAUS SACERDOTES. BRÍSIDA VAZ – CAFETINA, FEITICEIRA. JUDEU – INFIÉIS, ALHEIOS À FÉ CRISTÃ.

CORREGEDOR E PROCURADOR: ENCARNAM A BUROCRACIA JURÍDICA CORREGEDOR E PROCURADOR: ENCARNAM A BUROCRACIA JURÍDICA. ENFORCADO: SÍMBOLO DA FALTA DE FÉ, PERDIÇÃO. QUATRO CAVALEIROS: REPRESENTAM AS CRUZADAS CONTRA OS MOUROS, FÉ CATÓLICA.

TRIPLO MOVIMENTO DA MAIORIA DAS PERSONAGENS: BARCA DO INFERNO BARCA CELESTIAL

O PRIMEIRO – FIDALGO “QUEM REZE SEMPRE POR TI. HI-HI-HI-HI-HI-HI O PRIMEIRO – FIDALGO “QUEM REZE SEMPRE POR TI?... HI-HI-HI-HI-HI-HI!... E TU VIVESTE AO TEU PRAZER, CUIDANDO CÁ GUARECER (ENCONTRAR ABRIGO, SALVAÇÃO) PORQUE REZAM LÁ POR TI? EMBARCA!, OU EMBARCAI!, (FINAL) MANDAI METER A CADEIRA QUE ASSIMPASSOU VOSSO PAI”.

ONZENEIRO (AGIOTA) TRAZ CONSIGO UMA BOLSA, SÍMBOLO DE SUA GANÂNCIA ONZENEIRO (AGIOTA) TRAZ CONSIGO UMA BOLSA, SÍMBOLO DE SUA GANÂNCIA. PARVO – POVO PORTUGUÊS – CHULO - INOCENTE

“FURTA CEBOLAS. HIU. HIU. EXCOMUNGADO DAS IGREJAS “FURTA CEBOLAS! HIU!HIU! EXCOMUNGADO DAS IGREJAS! BURRELA, CORNUDO SEJAS! TOMA O PÃO QUE TE CAIU, A MULHER QUE TE FUGIU PERA ILHA DA MADEIRA! RATINHO DA GIESTEIRA, O DEMO QUE TE PARIU!”

DEPOIS DO PARVO SEGUE O SAPATEIRO DEPOIS DO PARVO SEGUE O SAPATEIRO. LEVA FERRAMENTAS, SÍMBOLO DE SEU OFÍCIO E DE SUA MANEIRA DE GANHAR DINHEIRO DA NECESSIDADE ALHEIA. POR CONFESSAR OS PECADOS, CRÊ NA SALVAÇÃO. CONDENADO POR HIPOCRISIA, UMA VEZ QUE EXPLORAVA SEUS CLIENTES.

O FRADE: SE APRESENTA COM SUA AMANTE (FLORENÇA) UMA DAS PERSONAGENS MAIS RIDICULARIZADAS DA PEÇA, PELO DIABO E PELO PARVO. BRÍSIDA VAZ (ALCOVITEIRA) APETRECHOS: HÍMENS POSTIÇOS, PEÇAS DE ENCANTAR OS HOMENS, ARTIGOS DE FEITIÇARIA, CHAMA O ANJO DE BARQUEIRO, MANO, MEUS OLHOS.

O JUDEU: APARECE COM UM BODE, POR NÃO SER CRISTÃO, NÃO COMPREENDE O QUE ESTÁ ACONTECENDO, INICIALMENTE, AMBOS OS BARQUEIROS O REJEITAM. O DIABO O LEVA, MAS A REBOQUE. ANTISSEMITISMO DA ÉPOCA.

CORREGEDOR E PROCURADOR: CHEGAM COM LIVROS E PROCESSOS, SÃO CORRUPTOS EFALAM EM UMA LINGUAGEM REBUSCADA, CHEIA DE CITAÇÕES LATINAS, QUASE SEMPRE ERRADAS, SÃO DESPREZADOS PELO PARVO. SÃO MANDADOS À BARCA DO INFERNO, CADA VEZ MAIS CHEIA.

CORREGEDOR: Ó ARRAIS DOS GLORIOSOS, PASSAI-NOS BESTE BOTE CORREGEDOR: Ó ARRAIS DOS GLORIOSOS, PASSAI-NOS BESTE BOTE! ANJO: OH PRAGAS, PERA PAPEL PERA ALMAS ODIOSAS COMO VINDES PRECIOSOS, SENDO FILHO DA CIÊNCIA!

CORREGEDOR: OH HABETATES, CLEMÊNCIA EPASSAI-NOS COMO VOSSO CORREGEDOR: OH HABETATES, CLEMÊNCIA EPASSAI-NOS COMO VOSSO! PARVO: HOU HOMEM DOS BREVIÁRIOS! RAPINASTIS COELHORUM ET PERNIS PERDIGOTORUM E MIJAIS NOS CAMPANÁRIOS!

O ENFORCADO: ESPERAVA ENCONTRAR SALVAÇÃO, UMA VEZ QUE FORA LUDIBRIADO, POIS DISSERAM-LHE QUE IRIA PARA O CÉU, SE ABRISSE MÃO DA VIDA.

O AUTO SE ENCERRA COM QUATRO CAVALEIROS TRAZENDO UMA CRUZ, INDICANDO QUE MORRERAM NAS CRUZADAS, DEFENDENDO A FÉ CRISTÃ. “QUEM MORRE POR JESUS NÃO NUMA BARCA COMO ESSA”. VÃO PARA A BARCA CELESTE.

TEMPO E ESPAÇO SEM DEFINIÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO. DIMENSÃO MÍTICA TEMPO E ESPAÇO SEM DEFINIÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO. DIMENSÃO MÍTICA. ÀS MAGENS DO RIO DA MORTE, O RIO LETES. POR SE TRATAR DE OBRA ALEGÓRICA.

ANJO: EU NÃO SEI QUEM TE CÁ TRAZ ANJO: EU NÃO SEI QUEM TE CÁ TRAZ... BRÍSIDA: PEÇO-VOS DE JOELHOS CUIDAI QUE TRAGO PIOLHOS ANJO DE DEOS, MINHA ROSA!? EU SO AQUELA PRECIOSA QUE DAVA AS MOÇAS A MOLHOS

A QUE CRIAVA AS MENINAS PERA OS CÔNEGOS DA SÉ A QUE CRIAVA AS MENINAS PERA OS CÔNEGOS DA SÉ... PASSAI-ME, POR VOSSA FÉ, MEU AMOR, MINHAS BONINAS, OLHOS DE PERLINHAS FINAS! E EU SOM APOSTOLADA, ANGELADA E MARTELADA, E FIZ COUSAS MUI DIVINAS. SANTA ÚRSULA NOM CONVERTEU TANTAS CACHOPAS COMO EU (...)

RESPONDA ÀS PERGUNTAS EM FOLHA SEPARADA RESPONDA ÀS PERGUNTAS EM FOLHA SEPARADA. 1 EXPLIQUE A FRASE: “RINDO SE CASTIGAM OS COSTUMES”. 2 COMO OS PERSONAGENS SE APRESENTAM NA PEÇA? 3 O QUE SÃO PERSONAGENS ALEGÓRICOS? 4 O QUE SÃO MOMOS?

5 ESCREVA SOBRE O QUE REPRESENTAVAM PERSONAGENS: FIDALGO: ONZENEIRO: PARVO: BRÍSIDA:

FRADE: CORREGEDOR E PROCURADOR: JUDEU: 6 QUAL ATITUDE DOS BARQUEIROS REVELA QUE O JUDEU É O PERSONAGEM MAIS REPUDIADO?

7 QUAIS PERSONAGENS TIVERAM A SALVAÇÃO E POR QUÊ 7 QUAIS PERSONAGENS TIVERAM A SALVAÇÃO E POR QUÊ? 8 EXPLIQUE A TRIPLA MOVIMENTAÇÃO NA PEÇA DE GIL VICENTE:

9 POR QUE O SAPATEIRO CRÊ NA ABSOLVIÇÃO 9 POR QUE O SAPATEIRO CRÊ NA ABSOLVIÇÃO? 10 LEIA A ESTROFE A ATRIBUA, POR MEIO DA LINGUAGEM, O NOME DA PERSONAGEM E A QUEM ELEREPRESENTA.

“FURTA CEBOLAS. HIU. HIU. EXCOMUNGADO DAS IGREJAS “FURTA CEBOLAS! HIU!HIU! EXCOMUNGADO DAS IGREJAS! BURRELA, CORNUDO SEJAS! TOMA O PÃO QUE TE CAIU, A MULHER QUE TE FUGIU PERA ILHA DA MADEIRA! RATINHO DA GIESTEIRA, O DEMO QUE TE PARIU!” NOME E REPRSENTAÇÃO: