Logística de Armazenagem e Distribuição de Combustível
Pier
Atracação Transpetro Disponibilidade de atracação, fila; Calado; Análise e descarga.
DEMURRAGE Demurrage é uma multa que o afretador paga ao fretador se o navio permanece com ele por mais tempo do que o acordado. Quando ocorre um afretamento de navio, esta é sempre uma das cláusulas estabelecidas no Charter Party, sendo rara a sua exclusão.
Navio de Granéis líquidos
Manifoldes de Terra
Linhas de Pier
Terminal Marítimo
Terminal Marítimo Tipos de combustível : Óleo Diesel >>>S-1800 – Interior e S-50 – Metropolitano Biodiesel >>> 2008 2%, em Jul. 2008 3%, de Jul. a dez 2009 4% e em 2010 5%. Gasolina C >>> Gasolina A + Álcool anidro Etanol hidratado Querosene de aviação >>> QAV Gasolina de aviação>>> GAV Óleo combustível Gás Liquefeito de Petróleo>>>GLP Querosene Iluminante
Vendas Pelas Distribuidoras dos Derivados de Combustíveis Dados Volume em m³ 2005 88.807.392 2006 90.672.794 2007 97.785.715 2008 105.972.513 2009 108.802.854 2010 117.951.824
Volume movimentado em m³
Volume Movimentado Esse volume representa um crescimento da ordem de 24,71% em cinco anos
Crescimento por Região em 5 anos Crescimento m³ Crescimento % Centro Oeste 3.066.595 10,52 Norte 3.492.075 11,98 Sul 3.930.549 13,49 Nordeste 5.599.061 19,21 Sudeste 13.056.154 44,80
Crescimento na região NE Estado Crescimento m³ Crescimento % Alagoas 212.803 3,80 Sergipe 246.046 4,39 Rio Grande do Norte 320.893 5,73 Piauí 330.254 5,90 Paraíba 349.499 6,24 Maranhão 735.644 13,14 Ceará 854.949 15,27 Pernambuco 1.009.955 18,04 Bahia 1.539.018 27,49
Como vamos atender essa demanda crescente na nossa cadeia de distribuição? Como acontece hoje ?
Cadeia de distribuição Refinarias e Usinas Bases Primárias Clientes Bases Secundárias Centro de Estudos em Logística - COPPEAD
Cadeia de distribuição Deficiência na estrutura de distribuição Gera impactos na Logística de distribuição Aumentando de custo e afetando a economia do país Centro de Estudos em Logística - COPPEAD
Cadeia de distribuição Origem Destino Distância Modal Replan Paulínea 80 m Dutoviário S.J. do Rio Preto 419 Km Ferroviário Barretos 165 Km 338 Km Rodoviário 2,8% 5,4% 2,6% % frete preço Bomba Duto ferroviário Rodoviário Diferença Centro de Estudos em Logística - COPPEAD
Cadeia de distribuição Todo crescimento de volume irá para o modal rodoviário. Estudos mostram uma necessidade de 3.000 veículos a mais por ano. Que encontrarão péssimas Condições nas estradas brasileiras Afetando a cadeia logística de combustíveis tanto nas transferências quanto nas entregas Centro de Estudos em Logística - COPPEAD
Conclusões Gargalos na infra-estrutura de logística do País afetam de forma significativa a Logística dos combustíveis Gasolina, Álcool e Diesel, onerando os elos da cadeia de suprimento e afetando os preços para o consumidor final; Os principais gargalos de infra-estrutura identificados no sistema atual foram a falta de capacidade das ferrovias em atender à demanda e as péssimas condições das rodovias. A não concretização de novos traçados ferroviários e extensões de linha já planejados, também gera ineficiências no transporte; Centro de Estudos em Logística - COPPEAD
Conclusões Grande parte dos investimentos necessários nas ferrovias e rodovias não serão justificados somente pelos volumes de combustíveis, mas sim por cargas mais representativas como minério e as do agronegócio. É importante, portanto, que diversos setores da economia se mobilizem para que os investimentos ocorram; A burocracia, distorção já tão reconhecida e de enorme abrangência no Brasil, também afeta a eficiência da logística de combustíveis: seja na documentação de tráfego, nas licenças para construção de novas bases, nos estudos de novos dutos, ela está presente em diversos processos, causando atraso em atividades e morosidade nas decisões. Centro de Estudos em Logística - COPPEAD
Carlos Schobiner de Azevedo azevedocarlos71@hotmail.com ?