Desenvolvimento de Ambientes Virtuais Prof. Dr. Alexandre Cardoso www.compgraf.ufu.br/alexandre alexandre@ufu.br
Fundamentos Ambientes Virtuais Usuário percebe-se dentro do ambiente 3D gerado pelo computador Pode ser visualizado de diferentes pontos de vista Alterações em tempo real Objetos: comportamentos e funções (que podem ser similares ao mundo real) Possível uso de dispositivos não convencionais
Quando?? Situações de risco à segurança Treinamento especializado, envolvendo custos e riscos elevados Alta interatividade, com o estímulo de múltiplos sentidos Interação real com objetos virtuais Atividades irrealizáveis no mundo real Atividades com acesso difícil ou restrito.
Espaço e Situação definidos Fundamentos Espaço e Situação definidos Interação 3D Sintético – tempo real Ambiente Virtual Multisensorial Imersivo Realístico Usuário Presente
Multisensorial
Interativo
Desenvolvendo AVs Exigências AV: deve ser adaptado para a tarefa Avaliar questões de interface Avaliar fatores humanos Avaliar o projeto em si Limites de desempenho – conflito com as anteriores!!!
Metáforas Referem-se à maneira com a qual o usuário se relaciona com o AV Metáforas convencionais: pouco aplicáveis Trata-se de uma tarefa crítica Uma metáfora não se aplica a todos os domínios – fundamentar a mesma em cada caso particular!!!
Metáforas Para o ambiente em si Para representação da informação Aparência total do ambiente Para representação da informação Como será entregue a informação ao usuário Para interação Como o usuário interage com o ambiente
Engenharia de Requisitos Desenvolvimento do AV Engenharia de Requisitos Projeto Implementação Avaliação
Engenharia de Requisitos Requisitos Gerais do AV Modelos conceituais Requisitos Específicos Características específicas do AV Igual ao Mundo real? Diferente do mundo real? Não há equivalência com aspectos reais.
Engenharia de Requisitos Requisitos não funcionais Aspectos de software, hardware ou restrições do comportamento do AV considerado considerar: usabilidade, portabilidade, confiabilidade etc Imersão, interação e navegação
Projeto Tecnologias de Entrada Tecnologias de Saída Tecnologias de Hardware Tecnologias de Software Projeto de objetos, comportamentos e interações
Implementação Obtenção e preparação de imagens Construção dos objetos 3D Execução do Ambiente Virtual
Avaliação Avaliação do desempenho do sistema Latência total: acúmulo de atraso gerados pelos componentes do sistema Taxas de atualização do display Robustez Tolerância a falhas
Avaliação Avaliação da usabilidade Avaliação da segurança Avaliação do valor da tarefa e da aplicação
Exemplos de AVs
Exemplos de AVs