Exercícios.

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exercícios

1-Coloque na ordem do mais barato para o mais caro os modais: 1-Rodoviário 2-Aquaviário 3-Marítimo 4-Dutoviário 5-Aéreo 6-Ferroviário

2-Defina MULTIMODALIDADE 3-Defina INTERMODALIDADE

4-Quais as vantagens e desvantagens em fazer um contrato de distribuição do tipo intermodal e multimodal? 5-Quando fazer uma distribuição através de uso de vários modais?É mais prático? 6-Em termos de custos qual é o mais caro? 7-Em termos de rapidez de entrega qual o melhor?

8-Faça um ranking do melhor quesito para o pior quesito em importância para escolha de um modal para distribuição física: 1-Custos envolvidos no transporte 2-Natureza da carga a ser transportada- líquido,gás,sólido,vidro,etc. 3-Prazo para a entrega(tempo em trânsito) 4-Disponibilidade do serviço na rota estabelecida 5-Possibilidade do armazenamento da carga no transporte 6-O clima (natureza) no momento do transporte 7-Situações das estradas e do espaço aéreo no momento do transporte 8-Consegue unitização?

1- 2- 3- 4- 5- 6- 7- 8-

9-Explique o uso do transporte aquaviário até 12 milhas da costa marítima nacional? Para que a embarcação vai até lá? 10-Trajeto entre portos? Quando isso é viável? Poderia dar um exemplo da necessidade de uma embarcação de pequeno porte usada geralmente em rios(navegação branda) para navegar em oceano? 11-Pq o transporte aquaviário é ideal para rios?

13-(V) ou (f) Considerando o transporte por rios: ( )Mais barato de todos ( )Atende público alvo específico de fácil acesso ( )Se adapta fácil a maioria das regiões navegáveis 13-

14-É exclusividade do transporte marítimo: ( )Transporta grande quantidade de carga por viagem ( )Percorre longas distâncias ( )transportam produtos perigosos, carga à granel, líquido, gasoso, veículos, containeres,etc. ( )Custos operacionais menores entre todos ( )produtos com menor valor agregado ( )nra

15- marque a opção falsa quanto ao transporte marítimo: ( )Não serve para cargas pequenas ou emergenciais ( )Perda de tempo nas descargas e transferência de transporte ( )Altos níveis de danos sobre a mercadoria ( )Tempo de transito curto ( )Baixa Freqüência / Periódica

16-CONSIDERANDO O TRANSPORTE POR TRENS MARQUE A OPÇÃO VERDADEIRA: ( )baixos custos fixos ( ) são exemplos de custos variáveis:locomotivas, vagões e trilhos. ( )o diesel é custo variável ( )usada para pequenas distâncias ( )a embalagem é fundamental para esse modal

18-Marque os itens que não atendam aos modais marítimos e ferroviários ao mesmo tempo: ( )Transportam grande quantidade de carga por viagem –altas tonelagens ( )Percorrem longas distâncias ( )Flexível quanto às mercadorias ( ) a velocidade é aceita boa para longas distâncias ( )Não são prejudicadas pelo tempo ou tráfego ( )Aceita transportar container

A-Tem freqüências de saídas limitadas 19-Considerando os itens: A-Tem freqüências de saídas limitadas B-Ineficiente para curtas distâncias C-Os custos de manuseio são altos D-Não serve para serviço à domicílio E-as embalagens geralmente sofrem danos. Estamos descrevendo qual modal? 1-aquaviário 2-ferroviário 3-marítimo 4-hidroviário 5-dutoviário

22-Qual o modal é mais difícil renovar por Idade elevada por uso? 20-Invasão da faixa de domínio do modal pela população tem acontecido ultimamente em que tipo de modal? 21-Qual modal não aceita compartilhar transporte de carga com transporte de pessoa? 22-Qual o modal é mais difícil renovar por Idade elevada por uso? 23-A interação operacional eficiente entre modais semelhantes e o traçado de suas rotas de acordo com a necessidade do mercado iria beneficiar quais tipos de modais?

( )Eficiente na entrega “porta a porta”; 24-Considerando agora o transporte rodoviário marque a alternativa falsa: ( )Eficiente na entrega “porta a porta”; ( )Transporta produtos acabados ; ( )Curtas distâncias; ( )É recomendado para mercadorias de alto valor ( )Prejudicado pelo congestionamento; ( )seguro de carga mais barato

25-Ainda considerando o transporte rodoviário podemos afirmar que: ( )Custos Fixos altos(muita pavimentação de estradas) ( )Custos Variáveis altos(gasolina e diesel caro) ( )ideal para longas distâncias ( )tempo de trânsito alto em relação aos outros modais ( )nra

26-No transporte aéreo podemos não podemos afirmar que: ( )Custo Fixo Alto ( )Custo Variável Alto ( )geralmente é o mais rápido de todos ( )geralmente é o mais caro de todos ( )sua disponibilidade para entrega é ilimitado

27-Marque a falsa em referência ao modal aéreo: ( )exemplos de seu transporte:artigos eletrônicos e relógios ( )muito usado para transportar perecíveis,medicamentos e pequenos animais. ( )transporte a granel é inviável ( )transporte emergenciais são os indicados ( )fácil multimodalidade

28- Explique no transporte aéreo o paradoxo: alfândega ser um obstáculo a esse modal( evita roubo) e o seguro da carga ser o mais barato entre os modais.

29-Marque a falsa quanto ao transporte por dutos: ( )Custo Fixo (muito) Alto ( )Direitos de acesso quase impossível ( )Custo Variável Baixo ( ) bom para de transporte de gases e grãos ( ) transporte rápido e barato em relação aos outros modais ( )nra

Brasil Rodoviário(a) 55% Ferroviário(b) 17% Aquaviário(c) 8% 30-marque a opção com dado estranho a realidade brasileira: Brasil Rodoviário(a) 55% Ferroviário(b) 17% Aquaviário(c) 8% Dutoviário(d) 18% Aéroviário(e) « 2%

Definir função objeto; Definir as restrições;   Definir função objeto; Definir as restrições; 3) Definir as equações dos itens 1 e 2; 4) Validar do modelo; 5) Normatizar o modelo. 31-A pesquisa operacional é um grande facilitador para o traçado de rotas . Abaixo é mostrada uma sugestão para execução de uma rota por PO. Concorda com essa ordem?

32-A definição do problema por PO(FUNÇÃO-OBJETIVO) Não pode ser : Caro e barato Custo e receita Peças boas e peças ruins Com qualidade e sem qualidade nra

ter quantidades grandes em peças ter preços distintos 33-Materiais intangíveis são obstáculos para os cálculos através de PO devido: ter quantidades grandes em peças ter preços distintos ser difícil a sua contagem Ser fácil quantificar nra

34-Não é uma restrição no cálculo de PO: (a)Horas trabalhadas por semana (b)Produção por dia (c )bonificação paga por produção (d) Sempre estar limpo o ambiente (e)Número de atrasos tolerados

35- Quais são as letras de função objetivo e quais são as letras de restrições obedecendo as definições de PO nos itens abaixo: a)quero fazer 1 peça acabada em 1 hora b) é necessário o uso de 2 máquinas diferentes c)primeiro é usada a máquina 1 depois é usada a máquina 2 d) o tempo máximo de uso da máquina 1 é de 30 minutos e)o tempo máximo de uso da máquina 2 é de 20 minutos f)O manuseio da peça a ser colocada na máquina 1 não pode ultrapassar a 5 minutos g)o manuseio da peça a ser colocada na máquina 2 não pode ultrapassar a 5 minutos h)ao sair da máquina 2 a peça é dita acabada

36- Os consumidores reclamam muito da embalagem do produto comprado 36- Os consumidores reclamam muito da embalagem do produto comprado.O produto é embalado(dentro da fábrica ),estocado em local próximo aos centros urbanos e transportado para os pdvs para a venda aos consumidores. Se afirmarmos que a embalagem sai intacta da fábrica que tipo de árvore deve ser investigada para a solução do problema?explique  

37-Nos percursos a seguir mostre a seqüência de números corretos para as 3 árvores existentes em distribuição física: a)em ordem b)pré ordem c)pós ordem

a) A CD Matriz B G D C E F I ------

b) A CD Matriz B G D Cd matriz E F H I

c) A CD Matriz1 B G D C E F H I

d) 1 CD Matriz 3 Cd matriz 6 2 4 5 7

e) 1 CD Matriz 3 6 2 4 5 7

f) 1 3 6 2 4 5 7 Cd matriz