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SISTEMA DE INDICADORES DE MANUTENÇÃO

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Apresentação em tema: "SISTEMA DE INDICADORES DE MANUTENÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE INDICADORES DE MANUTENÇÃO
15ª Reunião dos comitês técnicos da Alamys São Paulo - Junho/2010

2 SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO
OBJETIVO Estabelecer um conjunto de indicadores que permita analisar a evolução das atividades de manutenção dos diversos participantes da Alamys Instituir ferramenta para o desenvolvimento de estudos de benchmark SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

3 SUB-SISTEMAS A SEREM ACOMPANHADOS Material rodante Sinalização
Máquinas de chave Alimentação elétrica Elevadores Escadas rolantes Bloqueios eletrônicos SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

4 SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO
INDICADORES DE APOIO Carro x km – somatório da distância percorrida por todos os carros em operação Trem x km – somatório da distância percorrida por todos os trens em operação Nota: alguns operadores possuem trens com formação variável, em função das características da frota, da linha em que circulam, da tecnologia, etc. Idade média dos carros – média ponderada da idade dos carros em operação SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

5 SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO
INDICADORES DE APOIO Idade média dos elevadores – média ponderada da idade dos elevadores em operação Idade média das escadas rolantes – média ponderada da idade das escadas rolantes em operação Idade média dos bloqueios eletrônicos – média ponderada da idade dos bloqueios eletrônicos em operação SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

6 Trem x km no período INDICADORES DE MATERIAL RODANTE
MKBF – representa a quilometragem média percorrida pelos trens entre falhas constatadas Trem x km no período MKBF = Total de falhas constatadas no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

7 INDICADORES DE MATERIAL RODANTE
MTTR – representa o tempo médio necessário para reparo das falhas constatadas. Considera-se para efeito de cálculo, todo o tempo decorrido entre a entrega do trem para a manutenção até sua devolução à operação. Tempo total de atuação no período MTTR = Total de falhas constatadas no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

8 INDICADORES DE MATERIAL RODANTE
Dfrota – Disponibilidade média da frota, calculado pela relação entre o total de horas de trens disponibilizados pela manutenção à operação em relação ao total de horas programadas de operação dos trens ∑ Horas x trem em manutenção no período Dfrota = 1 - ∑ Horas x trem em operação no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

9 INDICADORES DE MATERIAL RODANTE
Custocarroxkm – Custo médio de manutenção da frota, calculado pela relação entre o custo total de manutenção própria e terceirizada da frota (incluindo peças, serviços e mão de obra) e quilometragem total percorrida pelos carros operacionais Custo total de manutenção da frota no período Custocarroxkm = ∑ Carro x km no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

10 INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS
SINALIZAÇÃO MTBF – Tempo médio entre falhas , calculado pela relação entre o total de horas do período e a quantidade de falhas de sinalização constatadas neste período por quilômetro de via. Excluem-se as falhas em máquinas de chave e nos centros de controle operacional Total de horas no período MTBF = (Total de falhas de sinalização no período) / E E = extensão total das vias sinalizadas, incluindo pátios e via principal SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

11 Total de horas indisponíveis da sinalização no período
INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS SINALIZAÇÃO Dsinalização – Disponibilidade média do sistema de sinalização, calculado pela relação entre o total de horas indisponíveis do sistema de sinalização e o total de horas do período. Exclui-se máquinas de chave e centro de controle Total de horas indisponíveis da sinalização no período Dsinalização = 1 - Total de horas no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

12 ∑ tempos de restabelecimento da sinalização
INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS SINALIZAÇÃO TMRsinalização – Tempo médio de restabelecimento, calculado pela relação entre o total de horas necessárias para o restabelecimento das condições operacionais do sistema de sinalização e o total de ocorrências registradas. Excluem-se ocorrências de máquinas de chave e centro de controle. ∑ tempos de restabelecimento da sinalização TMRsinalização = Total de ocorrências no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

13 INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS
MÁQUINA DE CHAVE MTBF – Tempo médio entre falhas , calculado pela relação entre o total de horas do período e a quantidade de falhas em máquinas de chave constatadas neste período. (Total de horas no período) x M MTBF = Total de falhas de máquinas de chave no período M = total de máquinas de chave operacionais SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

14 Total de horas indisponíveis das máquinas de chave no período
INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS MÁQUINA DE CHAVE Dmaq.chave – Disponibilidade média das máquinas de chave, calculada pela relação entre o total de horas indisponíveis do conjunto de máquinas de chave e o total de horas do período. Total de horas indisponíveis das máquinas de chave no período Dmaq.chave = 1 - Total de horas no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

15 ∑ tempos de restabelecimento do conj. maq. chave
INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS MÁQUINA DE CHAVE TMRmaq.chave – Tempo médio de restabelecimento, calculado pela relação entre o total de horas necessárias para o restabelecimento das condições operacionais do conjunto de máquinas de chave e o total de ocorrências registradas. ∑ tempos de restabelecimento do conj. maq. chave TMRmaq.chave = Total de ocorrências no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

16 INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS
RETIFICADORAS MTBFretificadora – Tempo médio entre falhas , calculado pela relação entre o total de horas do período e a quantidade de falhas em subestações retificadoras constatadas neste período. (Total de horas no período) x R MTBFretificadora = Total de falhas em subestações retificadoras no período R = total de subestações retificadoras SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

17 Total de horas indisponíveis das retificadoras no período
INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS RETIFICADORAS Dretificadora – Disponibilidade média das subestações retificadoras, calculada pela relação entre o total de horas indisponíveis do conjunto de subestações retificadoras e o total de horas do período. Total de horas indisponíveis das retificadoras no período Dretificadora = 1 - Total de horas no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

18 INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS
SUBESTAÇÕES AUXILIARES MTBFauxiliar – Tempo médio entre falhas , calculado pela relação entre o total de horas do período e a quantidade de falhas em subestações ou cabines auxiliares constatadas neste período. (Total de horas no período) x A MTBFauxiliar = Total de falhas em subestações ou cabines auxiliares no período A = total de subestações ou cabines auxiliares SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

19 INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS
SUBESTAÇÕES AUXILIARES Dauxiliar – Disponibilidade média das subestações ou cabines auxiliares, calculada pela relação entre o total de horas indisponíveis do conjunto de subestações ou cabines auxiliares e o total de horas do período. Total de horas indisponíveis das subestações ou cabines auxiliares no período Dauxiliar = 1 - Total de horas no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

20 INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS
REDE AÉREA MTBFrede aérea – Tempo médio entre falhas , calculado pela relação entre o total de horas do período e a quantidade de falhas em rede aérea de alimentação dos trens constatadas neste período. (Total de horas no período) x E MTBFrede aérea = Total de falhas em rede aérea no período E = Extensão da rede aérea (inclui pátios e vias principais) SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

21 Total de horas indisponíveis da rede aérea no período
INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS REDE AÉREA Drede aérea – Disponibilidade média da rede aérea de alimentação dos trens, calculada pela relação entre o total de horas indisponíveis da rede aérea e o total de horas do período. Total de horas indisponíveis da rede aérea no período Drede aérea = 1 - Total de horas no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

22 ∑ tempos de restabelecimento da rede aérea
INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS REDE AÉREA TMRrede aérea – Tempo médio de restabelecimento, calculado pela relação entre o total de horas necessárias para o restabelecimento das condições operacionais da rede aérea e o total de ocorrências registradas. ∑ tempos de restabelecimento da rede aérea TMRrede aérea = Total de ocorrências no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

23 INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS
TERCEIRO TRILHO MTBF3º trilho – Tempo médio entre falhas , calculado pela relação entre o total de horas do período e a quantidade de falhas no terceiro trilho de alimentação dos trens constatadas neste período. (Total de horas no período) x E MTBF3º trilho = Total de falhas em terceiro trilho no período E = Extensão do terceiro trilho (inclui pátios e vias principais) SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

24 Total de horas indisponíveis do terceiro trilho no período
INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS TERCEIRO TRILHO D3º trilho – Disponibilidade média do terceiro trilho de alimentação dos trens, calculada pela relação entre o total de horas indisponíveis do terceiro trilho e o total de horas do período. Total de horas indisponíveis do terceiro trilho no período D3º trilho = 1 - Total de horas no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

25 ∑ tempos de restabelecimento do terceiro trilho
INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS TERCEIRO TRILHO TMR3º trilho – Tempo médio de restabelecimento, calculado pela relação entre o total de horas necessárias para o restabelecimento das condições operacionais do terceiro trilho e o total de ocorrências registradas. ∑ tempos de restabelecimento do terceiro trilho TMR3º trilho = Total de ocorrências no período SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

26 INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS
ELEVADORES MTBF – Tempo médio entre falhas , calculado pela relação entre o total de horas do período e a quantidade de falhas em elevadores de mesma tecnologia ou fabricação, constatadas neste período. (Total de horas no período) x EL MTBF = Total de falhas em elevadores no período EL = Número de elevadores de mesma tecnologia ou fabricação SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

27 Total de horas indisponíveis dos elevadores no período
INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS ELEVADORES Delevadores – Disponibilidade média do conjunto de elevadores, calculada pela relação entre o total de horas indisponíveis dos elevadores e o total de horas do período. Total de horas indisponíveis dos elevadores no período Delevadores = 1 - Total de horas no período x EL EL = Número de elevadores de mesma tecnologia ou fabricação SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

28 INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS
ESCADAS ROLANTES MTBF – Tempo médio entre falhas , calculado pela relação entre o total de horas do período e a quantidade de falhas em escadas rolantes constatadas neste período. (Total de horas no período) x ER MTBF = Total de falhas em escadas rolantes no período ER = Número total de escadas rolantes SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

29 Total de horas indisponíveis das escadas rolantes no período
INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS ESCADAS ROLANTES DER – Disponibilidade média do conjunto de escadas rolantes, calculada pela relação entre o total de horas indisponíveis de escadas rolantes e o total de horas do período. Total de horas indisponíveis das escadas rolantes no período DER = 1 - Total de horas no período x ER ER = Número total de escadas rolantes SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

30 INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS
BLOQUEIOS ELETRÔNICOS MTBF – Tempo médio entre falhas , calculado pela relação entre o total de horas do período e a quantidade de falhas em bloqueios eletrônicos constatadas neste período. (Total de horas no período) x BE MTBF = Total de falhas em bloqueios eletrônicos no período BE = Número total de bloqueios eletrônicos SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

31 INDICADORES DE SISTEMAS FIXOS
BLOQUEIOS ELETRÔNICOS DBE – Disponibilidade média do conjunto de bloqueios eletrônicos, calculada pela relação entre o total de horas indisponíveis de bloqueios eletrônicos e o total de horas do período. Total de horas indisponíveis de bloqueios eletrônicos no período DBE = 1 - Total de horas no período x BE BE = Número total de bloqueios eletrônicos SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

32 QUADRO RESUMO DOS INDICADORES
MATERIAL RODANTE MKBF – quilometragem média entre falhas MTTR – tempo médio de restabelecimento DISPOP – disponibilidade operacional CUSTOCARROxKM – custo de manutenção / carro x km SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

33 QUADRO RESUMO DOS INDICADORES
SISTEMAS FIXOS SISTEMA MTBF DISPONIBILIDADE TMR SINALIZAÇÃO SIM MÁQUINA DE CHAVE RETIFICADORA AUXILIAR REDE AÉREA 3º TRILHO ELEVADORES ESCADAS ROLANTES BLOQUEIOS ELETRÔNICOS SISTEMA DE INDICADORES DE OPERAÇÃO

34 MUITO OBRIGADO Mário Fioratti Coordenador do Comité de Manutenção


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