“Lixo Zero leva a Alimentação Saudável ”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Advertisements

PRIMEIRO PRINCÍPIO: O SOLO TEM VIDA MANEJO ECOLÓGICO DO SOLO
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
E.E. ABADIA FAUSTINO INÁCIO
Reciclagem de lixo orgânico
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
Lixo Orgânico Componentes: Catarina Lima Daniel Lima
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado.
PASSE O LIXEIRO Professora :Rita de Cássia Pizoni Freitas
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
PROJETO RECICLAR COLÉGIO CRUZ E SOUSA – FLORIANÓPOLIS
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Campanha São Luís lixo orgânico zero Moisés Matias
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Projeto: Lixo Zero 2013 Bombinhas – SC Prof. Rogério.
Reciclagem de Embalagens.
Protege a Natureza! Recicla.
DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Segurança geral e pessoal
Processo de Reciclagem do Vidro
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Prof. Dra. Susane Chang Higiene Coletiva.
Oficina de Compostagem
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
CTR Nova Iguaçu.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Missão Criar condições para o correto tratamento e descarte de todos os resíduos na FEC, promovendo a cultura de uma cidadania responsável em sua comunidade,
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba – junho de 2014 Logística reversa de resíduos sólidos em Ituiutaba: responsabilidades.
RESÍDUOS SÓLIDOS.
Lixo Brasileiro.
Semana do Meio Ambiente
HORTA SUSPENSA BEATRIZ 4º ano E.
TRABALHO RESÍDUOS SÓLIDOS E RECICLAGEM
Coleta Seletiva e Reciclagem
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Bruna Pacheco Keldmy Obrownick
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Água – fundamental para vida.
Reduzir, reutilizar e reciclar
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Compostagem Doméstica
Transcrição da apresentação:

“Lixo Zero leva a Alimentação Saudável ” Permacultura : uma cultura que permite a volta completa do ciclo vital da natureza, de modo a que tudo que se extraia seja aproveitado e retorne de alguma forma à sua origem.

RESUMO O projeto “Lixo Zero leva a Alimentação Saudável ”, poderá ser viabilizado através de convênio firmado com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Prevê a Implantação de horta Comunitária usando a técnica da Permacultura, em um teto verde no Prédio da Prefeitura. Serão implantadas lixeiras ecológicas, onde o lixo orgânico, papel, papelão e poeira se transformam em adubo para a horta. Também serão ministrados cursos e palestras para os funcionários utilizarem canecas e garrafas d’água dispensando o uso de copos descartáveis, dentro da sede da prefeitura, creches, escolas, etc. O Projeto atenderá 13 famílias acompanhadas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) , na horta modelo, em um teto verde. Além da implantação da horta com benefício direto as famílias, e funcionários, haverá técnicas de como Manusear a Lixeira, Cultivo, Ecologia e Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Remédios Caseiros. A produção de alimentos pode chegar a 3,6 kg de hortaliças por família por mês aumentando a disponibilidade de alimentos ricos em nutrientes para as famílias envolvidas, e reciclar mais de 30% do lixo orgânico dos órgãos da prefeitura. Palavras Chaves: Lixo zero, Segurança alimentar; agroecologia, hortas; alimentação saudável.

JUSTIFICATIVA Em 2010, o governo brasileiro instituiu a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos, que estipulou, em 2014, o prazo para que todos os municípios do país tenham uma destinação correta dos seus resíduos, substituindo todos os lixões por aterros sanitários. As prefeituras precisam apresentar seus projetos para que o Governo Federal ofereça parte dos recursos necessários para a sua implementação. Infelizmente, o Brasil não conta com um maior suporte institucional para a coleta seletiva do lixo, que representa a coleta de materiais passíveis de serem reutilizados, reciclados ou recuperados, como papéis, plásticos, metais, vidros, entre outros. No entanto Bombinhas poderá sair a frente, fazendo com que aproximadamente 40% do seu lixo orgânico possa ser reutilizado pela própria população, reaproveitando o fertilizante gerado pelo processo das lixeiras, em hortas comunitárias, hortas particulares e agricultura familiar.

PROPOSTA Hoje, o lixo seco já tem mercado, virou dinheiro, não se acha mais latinha de alumínio pela rua. Mas o lixo orgânico, que é quase 70% da lixeira doméstica, é mal administrado e joga gás metano na atmosfera e chorume nos lençóis subterrâneos”. As vantagens do sistema que proponho, tem a inexistência de restrição podendo ser usado em lugares fechados como apartamentos, por ser compacto; a ausência de mau cheiro; e o fato de não atrair ratos e baratas.

Outros Benefícios da Lixeira Ecológica: O método mais barato do mercado, o custo é de R$ 80,00 a unidade; Tem 3 tamanhos diferentes 40L, 20L e 10L; Ergonômico com alça para transporte; Elimina o lixinho orgânico ; Não tem cheiro; Fácil de montar; Pode ser colocado dentro da cozinha; Sistema fechado que impede a saída das minhocas; Pode ser usado para produzir iscas para pesca; Ecologicamente correto por diminuir a quantidade de lixo úmido produzido; Produz biofertilizante líquido que é um ótimo adubo para as plantas; Produz húmus (terra preta) também é muito bom quando misturado a terra dos vasos de plantas;   Inclui: Torneira para retirada do líquido Inoculador de microorganismos Minhocas Dois recipientes de composto de 10, 20 ou 40L Um recipiente de coleta de biofertilizante Um manual explicativo E essas minhocas, operárias da sustentabilidade, podem passar três meses sem alimentos. Não morrem, apenas param de reproduzir.

OBJETIVOS DA HORTA   Promover a Segurança Alimentar e Nutricional através do aumento da oferta de alimentos de elevado poder nutritivo como hortaliças a grupos sociais vulneráveis à fome. Promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis, através da educação nutricional. Criar um espaço de convivência sustentável na sede prefeitura, através de um teto verde, cuidando assim da saúde e da disposição de todos, onde haverá palestras sobre reciclagem.

Kátia Carolina Novaes Assistente Social CRESS/SC 004516 Tel. (47) 33939534 Secretaria d-e Assistência Social - Bombinhas - SC