Introdução à Relatividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeira Lei de Newton.
Advertisements

Lorde Kelvin ( ) Físico inglês
Energia Potencial e Conservação da Energia
Relatividade Restrita
Universidade Católica de Goiás
Estudo das causas do movimento
Capítulo 38 Relatividade.
Capítulo 38 Relatividade z z  z2
RELATIVIDADE ESPECIAL
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Tópico Avançado: A teoria Geral da Relatividade.
Leis de Isaac Newton.
REA OS POSTULADOS E AS CONTRADIÇÕES
Tempo e Espaço Após estudar um pouco a dilatação do tempo e a contração do comprimento uma série de duvidas podem passar pela nossa cabeça: É o espaço.
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Prof. carlos eduardo saes moreno
Movimento vertical no vácuo; Lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo. Professor Dante Deon.
Teoria da Relatividade
Questões - Física Prof.: Haroldo Candal.
Física!!! A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
Introdução à Relatividade
Introdução à Relatividade
TEORIA DA RELATIVIDADE
Mecânica Cinemática escalar.
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Cap Relatividade Relatividade; Efeito Doppler para a luz;
Prob. 1: Qual deve ser o momento linear de uma partícula, de massa m, para que a energia total da partícula seja 3 vezes maior que a sua energia de repouso.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Teoria Da Relatividade
REFRAÇÃO DA LUZ A luz ao passar de um meio para outro sofre o fenômeno da refração, com mudança na velocidade, no comprimento de onda e na direção de propagação.
Queda Livre e Lançamento Vertical
Professor: Diones Charles
Vetores e movimento em duas dimensões
O FIM DA FÍSICA? DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
Espaço, Tempo e Relatividade
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Cinematica Prof° Ale Esta é uma parte da física clássica, onde caracterizamos e classificamos um possível estado de movimento ou repouso de um objeto observado,
Revisão Cinemática Escalar e Vetorial. Cinemática Trajetória Referencial Repouso Movimento.
As Leis de Newton.
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Leis de Newton.
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais.
Aula-6 Teoria da Relatividade Restrita II
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
LEIS DE NEWTON.
Índice Um pouco de história Tempo e Espaço Massa & Energia Sair
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
Bacharelado em Engenharia Civil
TRABALHO DE UMA FORÇA DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
LEIS DE NEWTON.
Generalizando as Coisas
FORÇA MAGNÉTICA PARTE I
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
Origem do Universo.
Introdução à Relatividade
DILATAÇÃO – Parte I DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO
CONCEITOS DE RELATIVIDADE RESTRITA
Professor: Fábio Jaime Raimundo
EXPERIMENTO DE MICHELSON-MORLEY
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Física - Ondas Iniciar.
Teoria da Relatividade Especial
Teoria da Relatividade Especial
* Teoria da relatividade * Descoberta do elétron
1 CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Mecânica da Partícula PROFº: MSc. Demetrius Leão CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Mecânica da Partícula PROFº:
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço SIMONE CAARMO.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Relatividade DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO Temporada 2013 EPISÓDIO 1

UM RELATO GERAL O começo... Einstein nasceu na cidadezinha de Ulm, no sul da Alemanha, em 14 de março de 1894. Sua mãe era culta e gostava de tocar violino. Ela tinha apenas 21 anos quando ele nasceu. Seu pai, Hermann, era um homem sociável e afável que adorava uma boa cerveja alemã e gostava de recitar poesia. Ele trabalhava com materiais elétricos.

Os estudos Logo a família de Einstein se mudou para Munique. Quando criança, era considerado uma criança lerda e sonhadora. Certo dia, ganhou de seu pai uma bússola – objeto que o deixou muito intrigado. Aos 16 anos ingressou na ETH para cursar engenharia, mas se seu pai permitiu que cursasse física. Einstein passou a noite acordado no dia em ganhou a bússola se questionando como a força magnética atravessava o espaço

Os postulados da Relatividade Especial

postulado  s. m. 1. O que se considera como fato reconhecido, como axioma, como verdade indemonstrável, mas certa ou necessária. 2. [Matemática]  Princípio que, não tão evidente como o axioma, se admite todavia sem discussão. 3. Tempo de provação que precede o noviciado. axioma |acsi|  (latim axioma, -atis, do grego axíoma, -atos)  s. m. Proposição tão evidente que não precisa ser demonstrada.

1º Postulado ou Princípio da Relatividade: As Leis da Física são as mesmas em todos os sistemas de referência inerciais. 2º Postulado ou Princípio da Constância da Velocidade da Luz: A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c para todos os sistemas de referência inercial.

Refletindo sobre o primeiro postulado... Em um referencial inercial, as Leis da Mecânica, como o princípio da Inércia, são válidas.

O planeta Terra pode ser considerado um referencial inercial? Todos os referenciais em repouso ou em Movimento Retilíneo uniforme (MRU) são considerados referenciais inerciais. Lembrando somente que os conceitos de movimento e repouso são relativos, ou seja dependem de um referencial! Para refletir... O planeta Terra pode ser considerado um referencial inercial?

Referenciais inerciais x Referenciais não-inerciais Um carro fazendo uma curva, mesmo que com velocidade escalar constante, a pessoa é arremessada para fora da curva sem a existência de uma forma de verdade na horizontal.. Uma pessoa no interior da caixa não saberia explicar o motivo da esfera ir para trás. Em referenciais acelerados e/ou que executam curvas, o princípio da inércia não se mostra válido, como nessas figuras.

1º Postulado ou Princípio da Relatividade: As Leis da Física são as mesmas em todos os sistemas de referência inerciais.

Refletindo sobre o segundo postulado... 2º Postulado ou Princípio da Constância da Velocidade da Luz: A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c para todos os sistemas de referência inercial.

A ideia de referencial... Quantas trajetórias possíveis podemos imaginar para o projétil?

O movimento relativo =] VR = VA + VB VR = VB - VA

forem próximas à velocidade da luz??? E se VA e VB forem próximas à velocidade da luz???

A velocidade da luz é a velocidade limite da natureza A velocidade da luz é a velocidade limite da natureza. Nenhuma partícula que possui massa pode atingir essa velocidade, apenas as propagações eletromagnéticas.

O movimento relativo a altas velocidades=]

forem próximas à velocidade da luz??? E se VA e VB forem próximas à velocidade da luz??? Não importa a velocidade dos referenciais, a soma das velocidades não pode ultrapassar o valor da velocidade da luz . Além disso, para qualquer referencial inercial, a velocidade da luz é sempre a mesma: c.

1ª Consequência da Teoria: A contração dos espaços Corpos que se desloquem a altas velocidades (velocidades próximas à velocidade da luz no vácuo) contraem-se na direção do seu deslocamento.

Relatividade do comprimento: Contração das Distâncias

Exercícios (1) Em uma espaçonave terrestre, cujo comprimento próprio é 30 m, um astronauta decide preparar seu almoço, hidratando uma deliciosa sopa de legumes. Supondo que a nave viaje com velocidade de 0,8c, (ou seja, 80% da velocidade da luz), calcule: a) O comprimento da nave para um observador na Terra, medido na direção do seu deslocamento.

Vamos fazer alguns exercícios do livro Vamos fazer alguns exercícios do livro? Capítulo 48: A3, A4, V3 E V4 BONS ESTUDOS!