IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
Advertisements

A Guerra Fria.
A GEOGRAFIA DO PODER.
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
Coréia do Norte.
GUERRA FRIA.
Socialismo.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
As questões ambientais
Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Guerra fria.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
Geopolíticas Asiáticas
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Coreia do Norte.
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
TERÁ CHEGADO O MOMENTO DE SENTIR SAUDADES DA SEGURANÇA RELATIVA DA GUERRA FRIA?
GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE
2º Guerra Mundial.
Guerra Fria Guerra Fria
Reconstrução e Politica de Blocos
Descolonização Afro-Asiática
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Os Conflitos durante a Guerra Fria
2ª Guerra Mundial.
II Guerra Mundial.
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
GUERRA DA CORÉIA ARTILHARIA EUA E CORÉIA DO SUL
A ESCALADA ARMAMENTISTA E O INICIO DA ERA ESPACIAL
Tecnologia Bélica na Atualidade
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A trajetória da Coreia do norte
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
Brasil de 1964 a 1985 Ditadura Militar. ATOS INSTITUCIONAIS.
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
RELAÇÕES INTERNACIONAIS Prof. Rafael Pons Reis Guerra Fria e a Ordem Bipolar Prof. Rafael Pons Reis Guerra.
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
- Em 6 e 9 de agosto de 1945, o presidente dos EUA, Henry Trumann, ordenou o bombardeio atômico sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. No.
A humilhação e reação dos norte-americanos
Episódios da Guerra Fria
Da queda da monarquia à formação da URSS.
História “Guerra Fria”.
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
Características e Conlfitos
GUERRA FRIA.
 O Japão, seguindo as idéias expansionistas das potências do Eixo na 2ª guerra mundial, invadiu a China  Durante este período as idéias opostas existentes.
CUBA Estou AQUI!!!.
A GUERRA DA CORÉIA (1950 – 1953) 9º Ano A e B – (3º Bimestre)
Guerra Fria.
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
Guerra Fria.
Política Externa Brasileira
Guerra Fria – 2ª parte Revolução Chinesa 1949
Capitalismo versus Comunismo
Coreia do Norte Coreia do Sul
A Segunda Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Coréia do Norte (Socialista) X Coréia do Sul (Capitalista)
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GUERRA FRIA.
Coreia do Norte e Bomba H No dia 6 janeiro de 2016, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou terremoto de 5,1 graus na escala Richter,
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
Características do capitalismo e Características do socialismo. Capitalismo Economia de Mercado (o preço aumenta ou abaixa de acordo com a Lei da Oferta.
Transcrição da apresentação:

IMAGENS DO TIBETE

REVOLUÇÃO DA CORÉIA

Evolução geopolítica da Coréia Até o início do século XX a Coréia era dominada pela China; Em 1910 o domínio passou para o Japão; Após a derrota do Japão na 2ªguerra mundial, o país foi dividido em duas partes: Coréia do Norte sob a influência do comunismo soviético e a Coréia do Sul dentro do regime capitalista, liderado pelos EUA. O conflito começou em 1950, dentro do contexto da Guerra Fria

Em 1950 os comunistas do Norte invadiram o Sul, com o objetivo de unificar o país Os norte-americanos entraram em defesa do Sul Os chineses passaram a apoiar os comunistas do Norte O conflito que durou três anos (1950 – 1953) é um dos mais dramáticos da Guerra Fria. Foi assinado um acordo que confirmava a existência de duas Coréias, divididas pelo paralelo 38° Armistício de Panmunjon O conflito é caracterizado pela idéia geopolítica de conter o avanço socialista da época.

CORÉIAS HOJE No final da década de 1990, pela 1ª vez na história, as Coréias realizaram um processo de aproximação político-econômico Em 2000 o dirigente sul-coreano visitou a Coréia do Norte Foi promovido o encontro entre famílias separadas durante a guerra Em 2001 foi assinado um acordo para a reconstrução da estrada de ferro ligando as duas Coréias.

Coréia do Norte:uma nova guerra fria? Muito se especula a respeito das recentes ações militares da Coreia do Norte, mas a verdade que sustenta esta ditadura proletária ainda é bastante nebulosa e vem lá de trás, uma herança da Guerra Fria, quando as tropas soviéticas ocuparam o norte da península e as americanas o sul. Desde então, ainda que sob armistício declarado em 1953, a Guerra da Coreia não cessou oficialmente, e as negociações vêm enfrentando décadas de um precário aperto de mãos. A Coreia do Norte tem um Exército de 1 milhão de soldados, mais de 4 mil tanques e cerca de 18 mil peças de artilharia, de acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos. A fronteira entre as duas Coreias é uma das mais militarizadas do mundo e milhares de peças de artilharia estão voltadas para a capital sul-coreana, Seul, que não fica longe dali.

CRONOLOGIA ATUAL Setembro de 2008 - Kim Jong-il não comparece a uma importante parada militar, levando a especulações sobre seu estado de saúde. A Coréia do Norte acusa os Estados Unidos de não cumprirem sua parte no acordo de ajuda em troca de desarmamento e diz que está se preparando para reativar o reator de Yongbyon. Outubro de 2008 - Os Estados Unidos retiram a Coréia do Norte de sua lista de países que patrocinam o terrorismo. Em troca disso, o governo norte-coreano concorda em abrir o acesso a suas instalações nucleares. Dezembro de 2008 - O governo norte-coreano diz que vai tornar mais lento o trabalho de desmantelamento de seu programa nuclear em resposta à decisão dos Estados Unidos de suspender a ajuda energética. Os Estados Unidos suspenderam a ajuda depois do fracasso de conversações internacionais para encerrar as atividades nucleares da Coréia do Norte. Janeiro de 2009 - A Coréia do Norte diz que está suspendendo todos os acordos militares e políticos com o sul e acusa o governo sul-coreano de ter "intenções hostis". Abril de 2009 - A Coréia do Norte lança um foguete levando o que diz ser um satélite de comunicações. Seus vizinhos acusam o país de testar tecnologia de mísseis de longo alcance. O Conselho de Segurança das Nações Unidas critica o lançamento, e a Coréia do Norte abandona as conversações multilaterais para pôr fim a seu programa nuclear. Maio de 2009 - A Coréia do Norte diz que realizou um novo teste nuclear. (Fonte: BBC Brasil)