Arte Cristã-Primitiva

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Transcrição da apresentação:

Arte Cristã-Primitiva Catacumba (lugar onde se enterravam os mortos): na fase que antecede a oficialização do Cristianismo, os cultos eram escondidos. Não havia arquitetura ou escultura desenvolvidas. As produções artísticas se restringiam a crucifixos e símbolos como o peixe

Arte Cristã-Primitiva Basílica de Santa Sabina– A produção artística se concentrava no interior, onde aconteciam os cultos. Influência da arte clássica (greco-romana) – coluna com capitel coríntio e arco romano; E arte Pagã: as pinturas no teto, vitrais, etc.

Arte Cristã-Primitiva Representação de Cristo como o Bom Pastor, com influências pagãs: loiro, jovem e angelical.

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Bizantina

Arte Islâmica (Muçulmana) Traços estilísticos de povos conquistados Omeíades (661-750) – arco em ferradura, minarete, mosaico Abássidas (750-1258)- arcos trabalhados, Iwan, mausoléis, muqarnas e cerâmica.

Arte Islâmica Pérsia e Índia (Mongóis) Iwan Monumental Dinastia Persa dos Safávidas – miniatura, tapeçaria Império Otomano – usou todas experiências arquitetônicas Artes maiores (pintura e escultura pouco desenvolvidas

Arte Islâmica - Cerâmica Azulejos vidrados Tamerlão (Ásia Cnetral e Afeganistão) Calígrafo, geométrico, floral e arabesco em mosaico Colorido brilhante Decoração de igrejas Cristãs na Idade Média Pisanello e Gentile Bellini

Arte Islâmica - Arquitetura Técnicas Sassândidas Ligado ao solo Turcos e mongóis Caráter pictório Ornamentos nas superfícies Discreto Friso contínuo

Arquitetura Colunas esguias, arcos em ferradura, cúpulas decoradas por mosaicos e arabescos Conquista de Constantinopla (1453) sistema de cúpulas Geômetra/ Arquiteto Geometria/Misticismo

Mosaicos Desenhos multicoloridos Simbologia numérica Paredes recobertas Bizâncio e Pérsia Antiga Representação figurativa/ folhas, flores, letras Arabesco

Arte Islâmica - Tapetes Nômades Forrar lugares sagrados, decoração, sinal de riqueza, bom gosto, material para exportação Irã, Sul da Ásia, Turquia, Cáucaso, e Ásia Central Mulheres tecem/ homens cuidam do rebanho Tintas (plantas e insetos) Turcos – oração Caucasianos – geometria

Arte Islâmica - Caligrafia Unidade, beleza e poder Instrumentos: penas de junco, pincéis, tesoura, faca, tinteiro e apontador Cores: preto e marrom (+), amarelo, vermelho, azul, branco, prata e ouro Escrita transmite a mensagem de Alá Ornamental Calígrafos estimados por soberanos

Arte Islâmica – Pintura e Gráfica Poucas se conservaram Afrescos e miniaturas Decorar paredes de palácios e edifícios públicos Cenas de caça e vida cotidiana da corte Influência indiana, bizantina e chinesa

Arte Celta

Arte Celta

Arte Celta

Arte Celta

Arte Celta

Arte Normanda - Bracelete

Broche feminino de prata

Ornamento – denmark museum

Runestone

Broches

Ship de embarcação

Sino

Helmet

Embarcação - Norway

Guerreiro

Utensílios

Pintura – séc. XVIII

Casa vinking

Pedra

Ao mar

Taça

Erik, o desbravador

Trajetória

Broche de serpente

Fadas

Castelo Normando

Casa cortada

Knorrs

Mote Blay

Drakkar

Forte

Castelo na Escócia

Navio Viking

Estátua de Odin

Vila

Pedra

Palácio em Palermo

Tapete

Tapete 2

Sapatos normandos

Guerreiro

Aduelas

Sol da meia-noite

Arte Carolíngia A figura política mais poderosa da Alta Idade Média foi Carlos Magno. De 760 a 814 seus exércitos assumiram o controle de extensos territórios no norte da Europa. Embora mal soubesse escrever era fluente em latim e compreendia grego. Queria que os artistas ao seu serviço expressassem não só a mensagem cristã mas também o esplendor e a importância do império Carolíngio.

Arte Carolíngia Encomendou diversos exemplares dos Evangelhos em latim, com gloriosas iluminuras. Parte desses trabalhos são de proporções grandiosas. Enviou artistas a Ravena, onde podiam estudar os murais e mosaicos cristãos primitivos e bizantinos, que demonstravam um desenvolvimento mais apropriado ao desenvolvimento religioso do novo império do que a arte greco-romana.

Arte Carolíngia Carlos talvez tenha contratado artistas gregos para trabalharem nas iluminuras de alguns de seus Evangelhos. Nelas, pode-se ver a influencia bizantina, junto com elementos da arte cristã primitiva, anglo-saxônica e germânica.

Arte Carolíngia – Evangelhos dourados Harley Foi produzido no reinado de Carlos e deve seu nome a um colecionador, lorde Harley. São Mateus escreve seu evangelho num cenário emocionalmente equilibrado. Um anjo paira sobre ele com igual aprumo, expressando a mesma felicidade serena do Santo.

Arte Carolíngia

Arte Otomana

Arte Otomana

Arte Otomana – Caligrafia I

Arte Otomana – Caligrafia II

Arte Otomana - Arquitetura