PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Misturas e Soluções.
Advertisements

TÉCNICA DE AMOSTRAGEM DOS RESÍDUOS MATÉRIA: TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E GASOSOS. PROFESSOR: REGINALDO MILANI.
Tipos de separação de misturas
Processos de separação de misturas PROF. Eduardo Ulisses
Elementos Básicos de Elétro-Hidráulica
Crescimento das gotas por Colisão e Coalescência
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador);
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: As técnicas de controle avançado, como o Controle Preditivo (CP), são cada vez mais utilizadas na indústria de petróleo devido.
Estudo dos Sistemas Dispersos
Estudo dos Sistemas Dispersos
AVALIAÇÃO E MODELAGEM REOLÓGICA DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÁGUA
Fernando Berlitz Weinmann Laboratório Porto Alegre, RS
TRATABILIDADE DE EMULSÕES
Programa de Recursos Humanos ANP Nº43
Estas misturas podem ser HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS
PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA
MODELO FLUIDODINÂMICO PARA O FLUXO MULTIFÁSICO EM UM PRATO PERFURADO
Alótropos: o mesmo elemento forma substâncias diferentes
Substâncias e Métodos de Separação
Trabalho : Plano de Aula Matéria: Química Nome do Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: Colegiais.
Experiência no laboratório
A primeira lei da Termodinâmica para um Volume de Controle Inercial
Processos de separação
Escoamento de Líquido na esteira de uma bolha de taylor
“Classificação da matéria”
Processos Unitários RETENÇÃO DE GORDURA.
Ciências da Natureza Enem 2012
PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA
Aplicações da equação da continuidade e da energia
CENTRIFUGAÇÃO.
EMULSIFICAÇÃO E HOMOGENEIZADORES
Armazenamento e Transmissividade
Fracionamento de misturas
Processos de separação de misturas PROF. GIL KENEDY
Processos de separação de Misturas
Aula 2 Lays Omena – Química.
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Figura 3 – Potencia media ponto a ponto Tabela 1 – Potencias médias No CCC, através de um sistema realimentado, os momentos cruciais para formação de respingos.
SISTEMAS HETEROGÊNEOS: POSSUEM DOIS OU MAIS COMPONENTES E DUAS OU MAIS FASES. HOMOGÊNEOS: POSSUEM DOIS OU MAIS COMPONENTES E APENAS UMA FASE. SÃO TAMBÉM.
Tratamento de Águas Residuárias
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
Pré-sinterização ativada por plasma
Leandro B. Resende (bolsista); Agustinho Plucenio (orientador)
Processos de separação de Misturas
FÍSICA - 1º Bimestre 2011.
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
Separação de misturas Prof. DIEGO MAINARDI 1 1.
Adjuvantes São substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades.
André de Oliveira Traple (bolsista); Daniel Juan Pagano (orientador)
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O desenvolvimento de um medidor de fração de água é motivado por ser um equipamento pequeno se comparado aos volumosos separadores.
MATÉRIA: TÓPICOS NO MEIO AMBIENTE – OPERAÇÕES UNITÁRIAS
Comportamento reológico de dispersões aquosas de bentonita e de polímeros utilizadas como fluidos de perfuração José Augusto da Costa Júnior Bolsista ANP.
Filtração 20 de Março de 2007.
Processos Unitários SEPARADOR ÁGUA-ÓLEO.
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
Professoras: Camila e Ayla
COLETORES GRAVITACIONAIS E CICLONES Prof. Marcelo José Raiol Souza
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Prof. Fernando Antonio Antunes de Oliveira
ABSORÇÃO Profa. Kelly Tafari Catelam Operações Unitárias
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Pré-tratamentos do leite:
Trocadores de Calor Casco e Tubos – Correção da DTML
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1º ANO EM PROF. REGIS EVARISTO.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
CENTRIFUGAÇÃO.
CARACTERIZAÇÃO DE SÓLIDOS
MATERIAIS BETUMINOSOS APLICADOS NA PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA AGENCIA NACIONAL DE PETRÓLEO PARA O SETOR PETRÓLEO E GÁS PRH–ANP/MME/MCT Tema: Sistemas Mecânicos aplicados ao tratamento de emulsões na indústria do petróleo. Autor: Gustavo Cristovão Siqueira Orientador: Prof. Marcos Aurélio de Souza

Objetivo da pesquisa Analisar o escoamento e comparar os resultados da separação da emulsão no separador óleo/água montado no laboratório da Mecânica.

Introdução Nesta pesquisa será analisado o método de tratamento gravitacional, sendo dividido em duas partes: estudo teórico sobre emulsão e equipamentos; e testes com um separador gravitacional.

Teoria da emulsão Emulsão é um sistema líquido heterogêneo consistindo de dois líquidos imiscíveis com um dos líquidos intimamente disperso na forma de gotículas no outro líquido. Quando a água forma uma emulsão estável com o óleo e não pode ser removida em tanques de armazenamento convencionais, deve se utilizar os métodos de tratamento de emulsão.

Métodos utilizados no tratamento de emulsão Três passos básicos são requeridos para separação de emulsão óleo/água em duas fases distintas, tais como: Desestabilização do agente emulsificante. Geralmente feito adicionando calor ou química na mistura. Após a quebra das películas, as gotículas começam a coalecer. Agitação moderada ou aplicação de campo elétrico auxiliam este processo. Certo tempo em repouso as gotas coalesceram, a partir da diferença de densidade entre as fases, os líquidos começam a se separar.

Equipamentos utilizados no tratamento da emulsão de petróleo A característica da emulsão a ser tratada deve ser entendida antes do sistema de tratamento ser selecionado. Os equipamentos existentes no mercado para tratamento de fluido são: Separador gravitacional; Tratador de emulsão vertical e horizontal; Hidrociclone; Centrífuga; Tratador de emulsão eletrostático;

Separador gravitacional óleo/água O fluido é levado ao tanque de decantação, onde ficará armazenado por um certo tempo. Por diferença de densidade os fluidos irão se separar. Aquecimento e adição de agentes químicos auxiliam a separação.

Teste no separador gravitacional - Descrição do Projeto O separador gravitacional foi desenvolvido para visualizar o comportamento da emulsão durante todo o percurso desta. Todas as amostras coletadas serão levadas a um aparelho que realiza a medida do tamanho das gotas pelo princípio do espalhamento da luz laser (marca Malvern, modelo mastersize). Os valores obtidos serão comparados com os valores do diâmetro crítico para cada ensaio.

Descrição do separador O separador gravitacional foi desenvolvido para visualizar o comportamento da emulsão durante todo o percurso desta.

Foto do separador

Foto do separador Na foto abaixo pode se notar os vórtices no escoamento causados na entrada do separador. A turbulência se propagou por todo o escoamento até que no final torna se laminar, permitindo a separação do óleo, no tamanho de gota previsto em projeto.

Formulação teórica de Plat Robert Plat desenvolveu formulas que a partir da vazão (Q) e outras variáveis pode se determinar um diâmetro máximo que o separador consegue separar, também conhecido como diâmetro crítico. A formula é a seguinte:

Análise das amostras Resultados obtidos no 1º ensaio: Entrada Saída

Entrada modificada com diâmetro crítico = 23,16 μm Análise das amostras Resultado obtido na entrada do 1º ensaio modificada com o diâmetro crítico da formula de Plat: Entrada modificada com diâmetro crítico = 23,16 μm Entrada

Análise das amostras 1º ensaio: Dcent = 23,16 μm Após análise no equipamento, pode se observar os resultados obtidos. 1º ensaio: Dcent = 23,16 μm

Análise das amostras 2º ensaio: Dcent = 25,23 μm

Análise das amostras 3º ensaio: Dcent = 19,07 μm

Conclusão Esta pesquisa permitiu um melhor entendimento sobre o problema da separação da emulsão enfrentado pela indústria do petróleo por todos estes anos. Com os resultados obtidos em análise no aparelho Malvern e com o diâmetro crítico, pode se concluir que: houver uma redução dos diâmetros na saída do separador em comparação com a entrada; os valores dos diâmetros na saída e na entrada modificada são aproximados; a variação dos diâmetros na saída do separador é devido ao coalescimento das gotas próximo a saída e/ou no momento da coleta das amostras.