I – Autor – Machado de Assis (Biografia):

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Características da Obra
Advertisements

COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi
Vanguardas e Modernismo
Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e.
O valor de uma história.
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
CONTO Professora: Josiane.
Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho Cântico dos Cânticos 1: 2.
Rute a Moabita Época dos Juízes.
Tente ler sem chorar!!!.
___ ___ _________ (Mateus 14,31).
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
Uma linda idéia a ser imitada......
Assim é a Vida....
Origem e desenvolvimento da crônica
O GESTO DE AMOR.
Não deixe para amanhã
Um Gesto de Amor.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
Ua de Joana Ana Luís Melo Nº1 Elsa Oliveira Nº8 Fábio Margarido Nº9.
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
Aula 7. Denotação e Conotação.
A Verdadeira Perfeição! CLICAR No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem.
A CISTERNA DE DEUS.
O nó de afeto.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
A BONECA.
Certa feita um dois irmãos se aproximaram de Jesus e gritaram: Parábola de Lucas 12: Mestre! Ajuda-nos a dividir a herança entre nós! Jesus replicou:
Amor sem Limite!.
DEUS EXISTE E ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
Podemos fazer a diferença...
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
Assim é a Vida....
“Ide, pois, aprender o que significa:
(Mateus 14,31).
A existência de Deus.
O exemplo do menino Osvino Toillier. O exemplo do menino Osvino Toillier.
João e Mário ..
Desconheço o autor.
Em outra oportunidade, volto a lhe perguntar.”
A vida em Cristo.
O casamento de Isaque e Rebeca
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A PERFEIÇ ÃO. No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida.
São José Pai adotivo de Jesus, Esposo de Maria
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
O perigo de perder a si próprio
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
A menina dos olhos castanhos
Desenvolvimento 1. O pai é o sacerdote do lar. Qual deve ser a sua função diária? LA, O pai é em certo sentido o da família,
Damico era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior.
Palavra de Vida Chiara Lubich – Junho de 2010 "Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará" (Mt 10,39)
As épocas que os escritores viviam
As marcas ideológicas dos textos
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
Damico era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior.
Podemos fazer a diferença... EDUCAÇÃO Pressione ENTER.
Cordel Educativo História de Um Campeão
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

I – Autor – Machado de Assis (Biografia): Nascido em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, Joaquim Maria Machado de Assis se tornou um dos maiores nomes da literatura brasileira. Passou uma parte de sua infância com a madrinha rica, que era dona da Chácara do Livramento, já que perdera a irmã aos seis anos e a mãe aos 10. O pai casou-se novamente e aos 14 anos, com a morte do pai, passou a vender doces junto com a madrasta para sustentar a casa. Mesmo sem ter acesso aos estudos e aos cursos regulares, empenhou-se em aprender. Antes de se tornar jornalistas e cronista, foi caixeiro de livraria, tipógrafo e revisor. Em 1855, teve sua primeira poesia, “A Palmeira”, publicada no Marmota Fluminense, jornal editado numa livraria. Em 1860, passou a fazer parte da redação do Jornal Diário do Rio de Janeiro e assumiu um emprego público, ascendendo na carreira burocrática paralelamente à sua consagração como escritor. Em 1904, com a morte da esposa e companheira de 35 anos, o escritor entra em depressão e vêm a falecer em 1908, também no Rio de Janeiro.

II – Estilo Individual – O Contista Machado de Assis: O estilo do nosso grande contista Machado de Assis, tem característica de uma narrativa curta, como todo conto. As Obras de Machado de Assis tem toda uma originalidade, que era despreocupada com as modas literárias dominantes de seu tempo. Como exemplo, o autor busca identificar e expor o caráter mais psicológico e inerente do ser humano, como visto no conto “O Alienista” o cientista de Simão Bacamarte interna os moradores de sua cidade numa tentativa de ajustar os problemas psíquicos expostos nas supostas características que o cientista via em cada personagem e busca representar como era o idealismo de mulher para os homens na sociedade do Sec. XIX, no Uns braços é bem retratado esse assunto, com o amor de Inácio por D. Severina.

III – Enredo Compartilhado: É a história de Inácio, jovem de 15 anos que vai trabalhar como ajudante do ríspido solicitador Borges, morando na casa do mesmo. É lá que acaba se encantando com os braços de D. Severina, companheira do seu patrão. Deve-se lembrar que na época em que se passa a história, 1870, não era comum uma mulher exibir tal parte do corpo. Mas, antes que se pense que ela era despudorada, deve-se lembrar que só o fazia por passar por certas dificuldades que tornava o seu vestuário falto de peças mais adequadas. Ainda assim, os breves momentos em que via a mulher e principalmente os braços dela eram, para Inácio, o grande alívio diante de um cotidiano tão massacrante.

III – Enredo Compartilhado: Até que um dia D. Severina percebe o interesse que desperta no moço. Demora a aceitar, pois o considerava apenas uma criança. Mas, quando vê o homem já na forma do menino, entra num sentimento conflitante, misto de vaidade e pudor. Por isso oscila entre tratar mal o rapaz e mostrar preocupação com o seu bem-estar. Até que num domingo ocorre a cena mais importante da história. D. Severina encontra Inácio dormindo na rede. Dá-lhe um leve beijo na boca. A senhora não sabe que naquele exato instante o garoto sonhava com o beijo dela e ele não sabe que era beijado realmente enquanto estava mergulhado na fantasia do seu sono. Pouco tempo depois, Borges dispensa o garoto de forma admiravelmente amistosa. O menino não vê mais D. Severina, guardando a sensação daquela tarde como algo que não ia ser superado em nenhum relacionamento de sua existência.

IV – Sociedade da Época (Brasil): A posição subalterna ocupada pelas mulheres na sociedade brasileira oitocentista constitui o saber do senso comum, que se conservou no essencial até pelo menos os anos 50 do século XX. A personagem feminina do conto “Uns braços” ocupa papel semelhante ao que foi escrito/dito acima. Dona Severina, na tentativa de recusa e rejeito, não se conforma com esta posição, permitindo que, através de ações e movimentos contraditórios, revele-se a vontade de ser desejada por um outro homem e, por sua vez, a de desejá-lo também. Trata-se de um adultério suavemente contado por Machado de Assis, cuidadoso que é na estruturação de suas histórias, nunca ferindo as vistas dos leitores.

V – Características dos Personagens: • Inácio: Desleixado, preguiçoso, sonhador e distraído. • D. Severina: Calma, elegante e silenciosa. • Solicitador Borges: Ríspido, impaciente e trabalhador.