O Futuro dos provedores wireless

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação de redes de computadores
Advertisements

Desafios tecnológicos para a Telefonia IP no Brasil
Wi-Fi – IEEE Curso de Rede de Computadores WI-FI Prof. Rafael Sales.
Redes de Computadores Wandreson Luiz Brandino
Redes Sem Fio e Comunicação Móvel
INFOVIA - Brasília Objetivo:
Aula 02 Topologia de redes Prof. Diovani Milhorim
Apresentação Turma: 2IA Período: Matutino Tempo previsto: 15 minutos
Placas de Rede Wireless
Hardwares Cleber Matos.
Evolução e Inclusão Digital
FACULDADE DOS GUARARAPES
Wireless Mesh Networks: A Survey
Meios sem fio Prof. Vital P. Santos Jr..
Qual é o Foco? Clientes, infraestrutura, qualidade, marketing, aliados? Rodrigo Mendes 01/12/2011.
Regulamentação SCM e o Futuro do Provedor de Acesso à Internet
Advanced Wireless Networks Overview
Wireless N outdoor com Mikrotik & Antenna Enclosures para Mikrotik
USB – Universal Serial Bus
Professor Victor Sotero
CIDADES DIGITAIS FÓRUM TI & GOVERNO MUNICÍPIOS 2007
Oficina de Pesquisa na Rede
Organização da rede da Sala de Desenho Técnico
1. 2 Conhecendo a WorldconnectioN* Empresa com 17 anos no Mercado Internacional de Comunicação de Dados e Banda Larga Pioneira em Serviços Internet, Armazenamento.
Conectividade Prof. Elvis Canteri de Andrade
Meios físicos de Transmissão de Dados
Estrutura de Redes Prof. Samuel Souza.
A Internet em Movimento
WIRELESS Diogo Ferreira de Paula Oliveira
Pepwave.
Meios físicos de transmissão
Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2
Operação de Serviços de Redes
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
GPRS leandro P.Santos.
Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga.
Redes Domiciliares Alunos: Thales de Assis Carvalho
Grupo Diego Esteves Mariana Maso Gabriela Murakami Paulo Scopacasa
Redes de Banda Larga sem Fios
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
REDES DE COMPUTADORES Introdução
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Visão Geral de Meios de Transmissão
WiMax Worldwide Interoperability for Microwave Access ou Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microonda.
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Noções de WLAN Disciplina de Redes de Computadores II
Introdução a redes Wireless
Redes Sem Fio Aula 01.
GOVERNANÇA E GESTÃO DE TI NA PMMA
Fundamentos à Redes de Computadores
Redes Sem Fio Introdução e Ameaças
REDES DE COMPUTADORES II
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
1 TV Link. 2 O que é TV Link TV Link / Miracast é uma rede ponto-a-ponto para enviar conteúdo do seu ALCATEL ONETOUCH de forma sem fio formada por conexões.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
REDES SEM FIO. Redes Wireless (Sem Fio) Permite a comunicação de estações de trabalho, via comunicação sem fio. Os benefícios:  Economia  Flexibilidade.
Rede sem fio.  Wireless (rede sem fio), também chamada de Wi-Fi, é uma alternativa às redes convencionais com fio, que fornece as mesmas funcionalidades,
1 Redes locais Windows - Workgroups - 95
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Redes Sem fio de banda larga
IEEE (WLAN) Camada Física João Paulo Martins de França.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
2 Integrantes André Schäffer Breno Neil (Gerente) Caio Lira Eduardo Cavalcanti Felipe Bartolomeu Felipe Maia Filipe Luiz Monteiro Hugo Calazans João Victor.
Equipamentos de Interligação de Redes
Quem somos | No-Break| Central de Monitoramento | Solução | Produtos | Principais Clientes |
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
A UDIÊNCIA P ÚBLICA – S ENADO F EDERAL EDUARDO LEVY B RASÍLIA, 09 DE J ULHO DE 2013 D ESTINAÇÃO E L ICITAÇÃO DA F AIXA DE 700 MH Z.
Transcrição da apresentação:

O Futuro dos provedores wireless Micro-setorização O Futuro dos provedores wireless Anderson Marin Matozinhos Brumanet Wireless Internet Provider IT Expert Microsoft IT Pro Microsoft Certified Professional http://andersonmatozinhos.eti.br anderson@icorporation.com.br

Agenda CONCEITO: O que é a micro-setorização. Como vender planos de alta velocidade 4 Mbps. Onde aplicar a micro-setorização. Protótipo de uma micro-célula. Conclusão. Perguntas e respostas.

Micro-setorização O barramento wi-fi tem limitações físicas que limitam muitas conexões de alta velocidade simultâneas. Um barramento 802.11G ou A tem o limite nominal de 54Mbps. Se pensarmos que a velocidade em nível de aplicação mais alta só é alcançada em ambientes indor, por conta das interferências e outros problemas. Para ambientes outdoor um cliente alcançaria 30Mbps em A e uns 20Mbps em G nas melhores condições. (throughput).

Micro-setorização Se montarmos nossa infra em 802.11 A teremos: Alto custo de implantação. Limitação de apenas 12 clientes se forem planos de 4Mbps (nas melhores condições) Área de cobertura reduzida pela tecnologia.

Micro-setorização Se montarmos nossa infra em 802.11 G teremos: Custo de implantação barato. Limitação de apenas 5 clientes se forem planos de 4Mbps (nas melhores condições) Área de cobertura maior graças a tecnologia. Sensível a interferências.

Se micro-setorizarmos teremos: Micro-setorização Se micro-setorizarmos teremos: Custo de implantação barato. Limitação de clientes depende da quantidade de micro-setores instalados. Área de cobertura maior e com possibilidade de não precisar instalar kit-cliente (antena, placa ou cpe).

Micro-setorização Do que se trata? Primeiro passo para a micro-setorização. Mudança de conceito. Ao invés do modelo atual de estações poderosas de alto custo com muitos clientes conectados a velocidades limitadas.

Micro-setorização Modelo atual

Micro-setorização Do que se trata? Vamos falar de pequenas estações (células), com poucos clientes conectados com velocidades de até 4Mbps podendo chegar a 10Mbps flex. Com até 5 clientes simultâneos por micro-setor. Seria mais ou menos assim:

Modelo micro-setorizado Micro-setorização Modelo micro-setorizado

Micro-setorização Onde aplicar: Qualquer local com aglomeração de clientes. Bairros com clientes próximos uns dos outros. Condomínios fechados. Pequenas cidades.

Micro-setorização Onde aplicar: Mostro a seguir locais com micro-setorização em funcionamento. Casos de sucesso de implantações da micro-setorização.

Onde aplicar Caso real

Onde aplicar Caso real

Protótipo

Protótipo

Protótipo Tela da RB

Protótipo Tela do rádio link

Protótipo Tela do rádio AP

Protótipo Tela do rádio AP

Protótipo Tela de autenticação

Protótipo No protótipo usei: 01 - RB450 02 – CPE 802.11B/G de boa qualidade. (ou 3 para 3 micro-setores) Recomendo CPE Microwave 01 CPE 802.11A de boa qualidade. 01 – Bateria para no-break 12V – 7,2ah 01 – Carregador de baterias inteligente

Protótipo

Conclusão Concluímos que com a micro-setorização: Conseguimos manter o investimento já feito até o momento na infra. Pois não terão que ser trocados os kits cliente. E em muitos casos algumas antenas serão removidas. Repetidores atuais poderão ser desativados com o tempo e virando alimentadores de micro-células. Conseguiremos vender planos de alta velocidade (4Mbps e até 10Mbps) sem investimentos astronômicos em fibras, etc. Conseguiremos uma infraestrutura mais flexível. A ampliação da rede fica dependendo da demanda da região de maneira barata e fácil. Melhora na qualidade de conexão do cliente com o repetidor. Muitos menos interferências sofridas. Migração relativamente simples. Sem impacto no sistema em funcionamento. Custo de implantação relativamente baixo se comparada a demais tecnologias para alta velocidade e ao preço de uma boa estação atual.

Perguntas e respostas Anderson Marin Matozinhos Brumanet Wireless Internet Provider IT Expert Microsoft IT Pro Microsoft Certified Professional http://andersonmatozinhos.eti.br anderson@icorporation.com.br

Obrigado a todos pela presença Anderson Marin Matozinhos Brumanet Wireless Internet Provider IT Expert Microsoft IT Pro Microsoft Certified Professional http://andersonmatozinhos.eti.br anderson@icorporation.com.br