A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
REVISÃO.
A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
A idade dos Metais.
Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13
Os primeiros habitantes da América
As Sociedades Recolectoras
PRÉ-HISTÓRIA Professor Sebastião Abiceu 6º ano
A origem: Do universo e do homem.
A Pré-História: os primórdios da evolução humana

TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
PRÉ HISTÓRIA.
A Arte no Mundo Ocidental Pré- História
Página 28 do livro: História das cavernas ao terceiro milênio.
PRÉ-HISTÓRIA A Arte do período PALEOLÍTICO SUPERIOR (Pedra Lascada)
O Powerpoint seguinte insere-se num conjunto de propostas de trabalho, no âmbito da temática, O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO, e está direcionado para as turmas.
Pré-História e História
ARQUEOLOGIA.
Os Vestígios dos seres vivos
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
Grupo: 1 Capítulo: 3 Tema: A pré-história
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História.
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
HISTÓRIA Prof. Antonio Ive
Descrever as características de cada período da pré-história.
DESCOBERTA DO FOGO, ARMAS, ARTESANATOS, ESCRITA;
AS ORIGENS DO SER HUMANO
Colégio da Polícia Militar.
Pré-História da América
Origem e Evolução Humana
Pré-História Geral.
Professora Taiane História
História – Pré-história
Pré-História Supervisora: Maria Helena
A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.
História Contemporânea Séc. V d.C.
ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES
A Pré-História.
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.
História Geral.
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
HISTÓRIA Capítulo 1: O nascimento das civilizações Prof.: Ítalo Gomes.
Prof. Renato Denadai da Silva
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
A PRÉ-HISTÓRIA.
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA.
As Primeiras Sociedades Humanas
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA.
Do surgimento do homem à invenção da escrita
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO A PRÉ– HISTÓRIA
PALEOLÍTICO, NEOLÍTICO E IDADE DOS METAIS
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
História E.E.B PROF.GRACINDA AUGUSTA MACHADO. Para início de conversa...
EVOLUÇÃO HUMANA.
Unidade 1 A História antes da Escrita
Periodização da História
Pré-História Prof. Alan. A Pré-História faz parte da História? Sim. Porém, se entende como Pré- História o período em que não havia escrita. A escrita.
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
Pré-História IIi.
Transcrição da apresentação:

A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA: NOME PERÍODO CRÂNIO LOCAL CARACTERÍSTICA Australopithecus 4,2 – 1,4 milhões 700 cm3 África Postura semi-ereta, uso de ferramentas. Homo habilis 2 – 1,5 milhões 750 cm3 Fabricação de artefatos rudimentares. Homo erectus 1,5 milhões – 300 mil 900 cm3 África, Ásia, Europa Coluna ereta, controle do fogo, caçador habilidoso. Homo sapiens neandertalensis 200 – 40 mil 1300 – 1600 cm3 Fala, religiosidade, cerimoniais fúnebres. Homo sapiens sapiens 100 mil - hoje Todos. Todas as atuais.

A mais conhecida ossada de Australopithecus foi encontrada em 1974 na Etiópia. Ela tinha 3,5 milhões de anos. Era uma fêmea adulta e recebeu o nome de Lucy em referência à musica dos Beatles “Lucy in the Sky with Diamonds”, o maior sucesso da época. Crânio de Lucy

No dia 12 de setembro de 1940, quatro meninos de Montignac, uma localidade do sudoeste da França, brincavam entre os pinheiros e castanheiras de uma colina, quando viram um pequeno buraco no chão. Curiosos, eles aumentaram o buraco o suficiente para que pudessem entrar rastejando. Chegaram a um corredor estreito de pedras e continuaram seguindo mais ao fundo. Ao erguerem sua lamparina a óleo levaram um susto: as paredes e o teto estavam recobertos de pinturas de touros, cavalos, veados e outros animais. Os arqueólogos concluíram que as pinturas da caverna de Lascaux tinham entre 11 e 15 mil anos de idade.

AS FASES DA PRÉ-HISTÓRIA O Paleolítico ou Pedra Lascada (4 milhões – 10 mil a.C): Artefatos rudimentares (pedra sílex); Caçadores e coletores; Nomadismo (bandos); Divisão sexual do trabalho; Sem propriedade privada; Abrigos naturais; Controle do fogo; Pinturas rupestres;

Entre 50 e 10 mil a.C: chegada do homem ao continente americano; Estreito de Bering; Ilhas da Polinésia.

B) O Neolítico ou Pedra Polida (10 mil – 4 mil a.C.): Fabricação de artefatos mais cortantes (polimento); REVOLUÇÃO NEOLÍTICA – desenvolvimento da agricultura; Desenvolvimento do pastoreio; Sedentarização (margens dos rios); Produção de excedentes; Aumento da população e da média de vida; Cerâmicas, arado de bois, barco a vela, carro de rodas; Construção de casas (madeira, barro, couro...); REVOLUÇÃO URBANA - primeiras cidades; Hierarquização social: guerreiros (exército) – dominantes; sacerdotes (intermediários entre população e os deuses) – dominantes; camponeses (trabalhadores) – dominados. Centralização do poder - ESTADO: Rei ou Imperador = sacerdote + chefe militar C) A Idade dos Metais (4500 a.C – 2500 a.C.): Cobre; Bronze (cobre + estanho); Ferro.

Stonehenge é o monumento pré-histórico mais importante da Inglaterra e não há nada semelhante a ele em todo o mundo. Este altar de pedras tem sido usado há 5000 anos e até hoje não se tem certeza absoluta qual era sua finalidade. Rituais Druidas, cerimônias em homenagem ao sol, ou portal para seres de outros planetas são algumas das possibilidades sempre lembradas. As “pedras azuis” usadas para construir Stonehenge foram trazidas de até 400 km de distância, nas montanhas de Gales, com direito a travessia marítima, quando não faltavam pedreiras na vizinhança. Algumas pesam 50 toneladas e tem 5 metros de altura. Se alguém traçar uma linha no chão, passando no meio do círculo formado pelas pedras, vai ver que esta linha aponta para a posição do nascer do sol de verão.