O N D A S (2) Prof. Cesário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ondulatória PROFESSOR: DUDUNEGÃO.
Advertisements

ÓPTICA GEOMÉTRICA  REFRAÇÃO DA LUZ - Definições
B ELEMENTOS DA ONDA   PULSOS UNIDIMENSIONAIS EQUAÇÃO DA ONDA e e 
ONDAS.
Óptica Enem Ademilton Santos
Colégio Ideal Leis de Refração – Parte 1 Aula de Física
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
ONDULATÓRIA WILD LAGO.
ONDULATÓRIA WILD LAGO.
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Refração da luz ao passar do ar para a água
Ondas Perturbação(oscilação) se propagam.
Tópicos de ondulatória: classificação, princípios e fenômenos
O que você deve saber sobre
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Ondulatória Prof. Me. Márcio Marques.
Ondulatória.
PROF: Elias Junior ONDAS.
Narciso- Michelangelo Caravaggio- 1598
Ótica Prof. Romulo Aulas 5 e 6: 08 e 11/04/13
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
Leis da Reflexão.
REFLEXÃO, REFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DE ONDAS.
ONDAS IVAN SANTOS. Podemos definir onda como uma variação de uma grandeza física que se propaga no espaço. É um distúrbio que se propaga e pode levar.
Professor Ilan Rodrigues
Ondulatória.
Tudo ao nosso redor oscila!!!
ONDAS.
INTERFERÊNCIA EM DUAS DIMENSÕES
REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio.
Prof. carlos eduardo saes moreno
ÓPTICA GEOMÉTRICA  REFRAÇÃO DA LUZ - Definições
O N D A S (1) PROF. CESÁRIO.
REFRAÇÃO DA LUZ A luz ao passar de um meio para outro sofre o fenômeno da refração, com mudança na velocidade, no comprimento de onda e na direção de propagação.
2 – Propriedades e Aplicações da Luz
O N D A S (3).
REFRAÇÃO DA LUZ ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Aula 18 – Índice de Refração e Leis da refração
FENÔMENOS ÓTICOS.
Prof. Wosney Ramos de Souza
MOVIMENTO ONDULATÓRIO -
2.2.2 Fenómenos ondulatórios
Ondas Eletromagnéticas
Refração da luz ao passar do ar para a água
REFRAÇÃO DA LUZ  É o fenômeno que ocorre quando a luz tem a sua velocidade alterada. AR ÀGUA LUZ Há um desvio Professor André.
ONDULATÓRIA.
CURCEP 2014 ONDULATÓRIA 2 FÍSICA B
Refração e Reflexão de Ondas
REFRAÇÃO DA LUZ É o fenômeno que ocorre quando a luz passa através da superfície de separação de dois meios, ocasionando uma mudança na direção de propagação.
ONDULATÓRIA.
ÓPTICA.
Prof Ivã Pedro ONDAS Prof Ivã Pedro
Difração Definição: Fenômeno que se produz quando as ondas qualquer que seja a sua natureza, encontram obstáculos ou aberturas cujas dimensões são da ordem.
Professor Rodrigo Lins.
Fenômenos Ondulatórios
ONDAS.
REFRAÇÃO.
Capítulo 12.3 Leis da Refração Luminosa
EXERCÍCIO 10
Refração de Ondas numa Corda Reflexão com Inversão de FaseReflexão sem Inversão de Fase.
Fenômenos ondulatórios
REFRAÇÃO.
Bem vindos ao mundo da Física...
REFLEXÃO DE ONDAS.
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
BOM DIA E BEM VINDOS!. AULA I ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva.
ÓPTICA GEOMÉTRICA e FORMAÇÃO DE IMAGENS
Refração da Luz Índice de Refração Absoluto Leis da Refração
Prof. Manoel AULAS 5 a 8. Índice de Refração Absoluto Leis da Refração Casos Particulares Conclusões.
1) Considerações preliminares Para que a refração seja o fenômeno predominante, o meio 2 deve ser transparente.
Transcrição da apresentação:

O N D A S (2) Prof. Cesário

Quando o extremo onde a onda se reflete for fixo, 6 – REFLEXÃO DE ONDAS Quando uma onda atinge um anteparo ela retorna ao meio de origem. Este fenômeno é conhecido com reflexão. 6.1 – Reflexão de uma onda em uma dimensão É o caso de ondas em molas ou cordas. Devemos considerar dois casos: reflexão em extremo fixo e, (ii) reflexão em extremo livre. (i) Extremo da mola fixo Quando o extremo onde a onda se reflete for fixo, ela retorna invertida.

(ii) Extremo móvel Quando a extremidade da corda pode se movimentar, a onda volta sem inversão. (Uma argola na extremidade da mola)

i r 6.2 – Reflexão em duas dimensões Ocorre com ondas na água. As ondas incidem nessa direção. e refletem nessa direção i r normal O ângulo de incidência (i) é igual ao ângulo de reflexão (r).

7 - REFRAÇÃO Nas molas e nas cordas, a velocidade depende da densidade linear. Quanto maior a densidade, menor será a velocidade. Assim, numa corda (ou mola) mais pesada, a velocidade da onda diminui. Essa mudança de velocidade em meios diferentes é denominada refração. A onda ao atingir a separação dos dois meios também sofre reflexão. Corda leve Corda pesada Passando da mola leve para a pesada. Onda refletida – invertida e mantém a velocidade. Onda refratada – diminui a velocidade Passando da mola pesada para a leve. Onda refratada – aumenta a Velocidade. Onda refletida – não inverte e mantém a velocidade.

Porque? Na água a refração se dá devido à diferença de profundidades. Em águas mais profundas as ondas caminham com maior velocidade. 2 - As duas ondas mais próximas da areia apresentam uma distância menor entre as cristas. 1 – parte da onda se atrasando por estar em local mais raso. Observe: Porque?

A figura a seguir mostra a direção das ondas produzidas na água ao atravessar de uma região profunda para outra rasa. Obtém-se o efeito colocando uma placa de vidro no fundo de uma cuba de ondas. Direção de propagação da onda. Na parte rasa a velocidade da onda é menor. Parte da onda que permanece na parte profunda mantém a velocidade enquanto que a parte que passou para a parte rasa tem uma velocidade menor. Isto provoca um desvio da onda. 2 raso i r N 1 profundo Com relação às velocidades, os comprimentos de onda e os ângulos i e r com a normal (N) tem-se: n = v2 v1 2 1 sen i sen r = n – é chamado índice de refração.

EXERCÍCIOS 1 – Esboce a onda refletida para a onda indicada na figura, se o extremo é fixo. 2 - Repita o exercício se o extremo for livre. 3 – A velocidade da onda na corda pesada é 40 cm/s, sendo 20 cm, o comprimento de onda. Se o comprimento de onda na corda leve é 50 cm, qual será a velocidade da onda na corda leve? 4 – Uma onda com velocidade de 40 m/s incide na superfície que separa duas regiões com água formando um ângulo  com a normal, tal que sen  = 0,625. Se ao passa a superfície, o ângulo com a normal é de 30º, qual será a velocidade da onda na outra região?