América Latina A construção da ideia de América Latina e a América Latina no mundo global Prof. Tiago Fuoco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
David Justino e Sílvia de Almeida
Advertisements

INDEPENDÊNCIA DOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS.
1 - Independências das nações latino-americanas:
O IMPERIALISMO.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Estamos na América Latina ?
OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
Independência da América Latina
A ocupação da América e do Brasil
GEOGRAFIA América Latina.
A Independência das Colônias Latino-americanas ( )
A HISTÓRIA DA GEOPOLÍTICA
8ºANO.
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
Ana Gabriele Geraldo Orientador Prof. Marcelo Buzetto 2009
Ocupação, povoamento e subdesenvolvimento
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
Ligação entre o sul em desenvolvimento e o norte desenvolvido
AMÉRICA LATINA, BLOCOS ECONÔMICOS E A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
A América Espanhola Formação.
INDEPENDÊNCIAS LATINO- AMERICANAS
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Independência da América espanhola
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
América Latina Professora Rosaine Lima
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
CONGRESSO DE VIENA.
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
REGIONALIZAÇÕES DO CONTINENTE AMERICANO
Independência da América Espanhola
América.
CAP. 2 – Os países hispano-americanos no início do século XX
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Colonização das Américas Grupo 06 – Capítulo 09
América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural
Independência dos Estados Unidos
OS EUA Século XIX.
Habitantes (milhares)
Independência da América Espanhola
Geopolítica da américa latina
Independência da América Espanhola
Revisão 3° EM – Abril de 2014.
Independência da América Espanhola
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
PRP 2 período Geografia 8 ano Prof. José Victor Gaylussac.
O Continente americano
Revisão 8º ano.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Colonização Africana Colonização Africana.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Quadro geral da transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
A importância da disciplina
Doutrina Monroe A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente estadunidense James Monroe (1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro.
Raízes do crescimento econômico norte-americano
CANADÁ E MÉXICO.
LUTAS SOCIAIS NO MÉXICO
Agora vamos mudar o nosso olhar
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA.
Século XIX: a independência das colônias latino americanas Faculdades Curitiba Curso de Relações Internacionais Professor Renato Carneiro.
Independência da América Espanhola Prof. Alan
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
História da América Latina UNICURITIBA Relações Internacionais Professor Renato Carneiro 6º período.
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan.
América Latina: herança colonial e diversidade cultural
FORMAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
Transcrição da apresentação:

América Latina A construção da ideia de América Latina e a América Latina no mundo global Prof. Tiago Fuoco

A ideia de Am. Latina A concepção de uma América Latina surge em meados do século XIX, com o objetivo de garantir os interesses dos países europeus e EUA em relação a influência cultural, política e econômica sobre os novos países independentes da América do Sul e Central. América Latina: países localizados ao sul do Rio Grande, fronteira entre EUA e México, de mesma origem cultural, relacionada a colonização espanhola e portuguesa. Doutrina Monroe

A invenção de Am. Latina A invenção desse termo “América Latina”, como um único espaço, comum e de mesma origem cultural, surge, portanto, a partir do agrupamento de algumas características: espaço contínuo e contíguo desde o México ao extremo sul do continente sul-americano; países de origem colonial espanhola e portuguesa essencialmente sociedades indígenas até o século XV.

Um recorte histórico A partir de um recorte histórico, é possível percebermos a diversidade continental e ao mesmo tempo as tentativas de agrupamento dos territórios latino-americanos num único espaço geográfico. AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA (antes do séc. XV) império inca; tupis; guaranis; quéchuas; caraíbas...

Um recorte histórico AMÉRICA COLONIAL (pós séc. XV) América Espanhola; América Portuguesa; Povos indígenas praticamente dizimados.

Um recorte histórico Da América Espanhola à fragmentação territorial: Dividida em diversos vice-reinados: ( fragmentação política interna) A partir do séc. XIX: Luta pela independência grande importância das Elites locais Simon Bolivar San Martin PROJETO DE UNIFICAÇÃO DOS PAÍSES INDEPENDENTES

Um recorte histórico Mundo contemporâneo (pós 2ª G. M., segunda metade séc. XX): políticas de integração da América Latina base econômica, comercial e política. inserção da América Latina no mundo globalizado CEPAL (Comissão Econômica para América Latina) formação de blocos econômicos: Mercosul Nafta Alca CEPAL e apropriação da ideia de América Latina

Um olhar geral 3 “vertentes” de unificação da América Latina América Colonial América independente e os projetos de unificação de Simon Bolivar e San Martin América contemporânea e os projetos de integração econômica.

Blocos econômicos Blocos econômicos em tempos de globalização. Os blocos são agrupamentos de países que têm como objetivo a integração econômica e/ou social dos países membros; Em geral os blocos econômicos são formados por países de um mesmo continente, facilitando a integração regional e territorial dos países-membros; Surgem como estratégia de desenvolvimento regional.

Fechamento

Prova Mensal Conteúdo para a prova: Capítulo 6 (páginas 104 à 110) Anotações de caderno Arquivo Power Point Tarefas realizadas em sala e casa.

Doutrina Monroe América para os Americanos A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente estadunidense James Monroe em sua mensagem ao Congresso dos EUA, em 2 de dezembro de 1823: Julgamos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia […] América para os Americanos

CEPAL A CEPAL é uma organização que reúne grandes economistas dos países latino-americanos. Propunha que a industrialização era o principal caminho para superação do subdesenvolvimento dos países da América Latina. Nesse sentido, era importante para apropriar-se da ideia de “América Latina”, agrupando os países não apenas por suas origens culturais, mas também pelos seus estágios de desenvolvimento, em um mundo cada vez mais globalizado. América Latina: países localizados ao sul do Rio Grande, fronteira entre EUA e México, de mesma origem cultural, relacionada a colonização espanhola e portuguesa, e com semelhante grau de desenvolvimento econômico e social.