Faço de VOCÊ uma LUZ para as nações..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
Advertisements

O VERBO FEZ-SE CARNE E HABITOU ENTRE NÓS
JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
VOCAÇÃO E MISSÃO Jeremias 1,
- O assunto é vocação A meta da vida humana (não só religiosa) é a transcendência de si mesma: o ser humano não é.
VOCAÇÃO E MISSÃO Jeremias 1,
Conscientização Vocacional
C ATEQUESE 27 CREIO.
A VOCAÇÃO.
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
JESUS: O AMOR DE DEUS DESCENTENTE
no Evangelho de S. Marcos
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
Caminhada do Povo de Deus
A Revelação e sua transmisão
traz à Igreja novo vigor!
Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor".
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2012
Uma Morada para o Senhor
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
O servo, sua missão e sofrimento no livro de Isaías
Batismo de Jesus.
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
Rainha dos Apóstolos.
TOQUE DE JESUS.
Rainha dos Profetas.
Mãe do Salvador.
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
Maria - Um modelo de fé.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
1.
VOCAÇÃO RELIGIOSA.
O Profeta.
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Pescadores de homens.
O Chamado.
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
RESUMO DA LIÇÃO ANTERIOR
A Voz de Deus.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
Fala com Autoridade.
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
O Profeta.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Batismo de Jesus.
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
Eis o Cordeiro de Deus.
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
Mãe de Deus.
JOÃO é seu nome.
Mestre, onde moras.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
Batismo de Jesus.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
As Leituras de hoje falam de DOIS PROFETAS, que enfrentaram a rejeição, por serem fiéis à sua Missão... A Palavra de Deus é importante na vida do Povo.
Testemunhas.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
O Chamado.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Neste tempo de Páscoa, a liturgia apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que deveriam continuar a sua obra salvadora.
Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos.
Transcrição da apresentação:

Faço de VOCÊ uma LUZ para as nações.

O que significa ser LUZ para as Nações?

Que tipo de Luz eu sou? (Na minha família, no trabalho, na comunidade de fé, enfim no meio em que vivo.)

a sermos luzes à LUZ de Cristo. Somos convidados/as a sermos luzes à LUZ de Cristo.

A vocação de cada um consiste em ser sal da terra e luz que brilha e ilumina. VAI! EU ESTOU CONTIGO! Vocação é compromisso à luz da palavra de Deus: VOCAÇÃO = Escuta do chamado COMPROMISSO = Responder ao chamado A LUZ DA PALAVRA DE DEUS = Ilumina e aprofunda chamado.

Deus tem vocação e se compromete com ela chamando a todos nós.

A vocação de Deus é o grito do povo oprimido! Deus foi chamado pelo povo sofrido e deixou que o chamado entrasse Nele. (Ex 2, 23-25)

O Documento de Aparecida diz que o Serviço de Animação Vocacional é responsabilidade de todo o povo de Deus. INICIA na família, CONTINUA na comunidade cristã, dirige-se as crianças e especialmente aos jovens. Finalidade dessa pastoral é ajudar a “descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um/a, acompanhando-os em seu processo de discernimento”.

É importante que cada um de nós para dar uma resposta adequada analise a própria vida, e sua vocação perfazendo os mesmos passos que Deus percorreu para dar uma resposta adequada à sua vocação:

Os passos de Deus Ouvir = Deus ouviu o clamor Aprender a escutar o grito calado do pobre, dos acontecimentos, das pessoas... Lembrar = Deus se lembra da aliança com Abraão, Isaac, Jacó. A lembrança do passado ajuda a dar uma resposta coerente aos apelos que recebemos hoje.

Conhecer, indica uma experiência prática obtida pela convivência. 3. Ver = Deus viu a miséria do seu povo. Vemos as coisas mas não percebemos, nos acostumamos e nos tornamos insensíveis diante dos problemas. 4. Conhecer = Deus conheceu os sofrimentos. Conhecer, indica uma experiência prática obtida pela convivência.

5. Descer = Deus desceu para libertar o seu povo. 6. Decidir = Deus decidiu fazê-lo subir a terra fértil e espaçosa. Deus começa agir tomando decisões concretas a partir da posição do outro.

7. Chamou = Deus chamou Moisés e enviou para tirar o povo do Egito. A raiz da vocação de Moisés era preocupação de Deus em ser Fiel à vocação que ele (Deus) estava recebendo do povo e em atender ao chamado dos oprimidos.

Na Bíblia encontramos uma variedade imensa de vocações que trazem luz para iluminar a vocação que sentimos dentro de nós. A maneira de Deus Chamar as pessoas é muito variada. Nenhuma vocação se repete.

Pessoas que receberam o seu chamado. Abraão (Gn 12,1-3;15,1-6; 17,15-22; 22,1-18) Chamado para ser pai de um povo, ri, pois não consegue acreditar em si mesmo e em Sara, no entanto arrisca-se e confia no chamado de Deus. Moisés (Ex 3,11.13; 4,1.10.13) Chamado para libertar o povo, tem medo e arruma várias desculpas, mas acaba aceitando. Samuel (1Sm 3,1-18) Não percebe o chamado; precisa de ajuda de outra pessoa para poder percebê-lo: “Fala, Senhor, teu servo escuta!”

Jeremias (Jr 1,4-10) Na hora percebe o chamado, fica gago e se desculpa: “Sou apenas uma criança!”. Mesmo assim, Deus não cede e mantém o chamado. Jonas (Jn 1,3) É a imagem do profeta que não tem coragem de assumir o chamado e foge. Ele aprende dos pagãos como rezar a Deus. Ester (Est. 2,,15-17; 4,12-17) Chamada a ser rainha pela beleza e arrisca da própria vida libertar seu povo.

Maria (Lc 2,19.51; 1,26-38) Acostumada a ruminar os fatos, percebe e acolhe a palavra de Deus, trazida pelo anjo Gabriel, a ponto de encarná-la em sua própria vida. Isabel (Lc 1,23-25.41-45) Acreditou no chamado, concebeu e tornou-se capaz de reconhecer a presença de Deus em Maria.

João Batista ( Lc 1,11-17 ;1, 59-66; Mt 1,11- 7; Mc 6,17-29) Chamado desde o seio materno assume a missão com coragem. É o primeiro profeta depois de muitos séculos de silêncio. Apóstolos (Mc 3, 3-19) Foram chamados para estar com Jesus para serem enviados em missão. Paulo (At. 9,3-4; 9,1-19) O chamado o derruba na estrada e ele fica cego. Foi chamado num momento em que tudo indicava o contrário, pois era perseguidor.

Jesus (Lc 4,18-19; Is 61, 1-2) Aprofunda sua vocação convivendo com o povo pobre durante seus trinta anos em Nazaré. Assim, o filho de Deus, descobre que o pai o chama para realizar a missão de Messias.

Deus continua chamando Vida e Missão Salvatoriana O CARISMA SALVATORIANO é um dom de Deus concedido ao Fundador, Pe. Jordan e a Bem-Aventurada Maria dos Apóstolos, que foi deixado a nós como herança, para a continuidade da missão de Jesus Cristo, o Salvador, que veio para dar testemunho da LUZ (Jo 1,17).

Carisma Salvatoriano Tornar Jesus Salvador conhecido e amado por todos, em todos os lugares através de todos os modos e meios que o amor inspirar. Missão Salvatoriana Somos chamadas e enviadas em missão para anunciar com o nosso modo de ser e agir a mensagem do Evangelho.

Tornar conhecido e amado o Salvador Elementos - chave do carisma: Tornar conhecido e amado o Salvador Envolver outros na missão. Enfatizar a missão do apostolado leigo. Proclamar o Evangelho a todos os povos, por toda parte e em todos os tempos, com todos os modos e meios que o amor de Cristo inspira. Manifestar a bondade e o amor do salvador.

Atuação - missão Salvatoriana Saúde Educação Formação Pastoral Paroquial, Missionária e Social

Acesse o blog da Animação Vocacional Salvatoriana http://salvatorianas Facebook: vocacional@salvatorianas.org.br Twiter: IrSalvatorianas@ Página: www.salvatorianas.org.br Animadora vocacional: Wanderleia Dalla Costa E-mail: wdallacosta@yahoo.com.br Fone: (49) 3223-1691 Lages/SC

"Crê, espera, confia, ama e vá em frente". (Pe. Jordan)