Ecologia da Paisagem Prof. Herondino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Extinção e Recolonização Da ilha ao Continente De Ilha a Ilha
Advertisements

“Ecologia quantitativa”
ECOLOGIA Por Domingos A. Lammoglia.
Introdução: Física aplicada à Ecologia
BIOGEOGRAFIA Profª Marisa Dionísio.
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Finalidade das UCs Unidades de Conservação da Natureza são espaços onde as atividades humanas são restritas e manejadas para garantir a conservação da.
Domínios e Paisagens Biogeográficos
GEOGRAFIA.
Ecologia.
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
MATA ATLÂNTICA.
Grupo de Trabalho 1: Cenários e Sustentabilidade para a Amazônia
Geografia bíblica Introdução.
O que é Biogeografia? Prof. Raul
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
Art. 3º - É da competência do Geógrafo o exercício das seguintes atividades e funções a cargo da União, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios,
Introdução à Geomorfologia
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Gestão Ambiental Aplicada
Origem da diversidade biológica
FLORESTAS URBANAS, ECOLOGIA DA PAISAGEM E QUALIDADE DE VIDA
Universidade Federal do Amapá - UNIFAP Ciências Ambientais - CCAMB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Ecossistemas.
O uso de métricas da paisagem como indicador da dinâmica da paisagem no Estado do Pará entre 1986 e 2000 Autores: Suyá Quintslr – UFF Cláudio Bohrer –
A diversidade da vida.
Profª Lucia Helena Amim
A general theory of ecology A. Sheiner & M. Willing.
O que é biodiversidade? A diversidade se expressa nos mais diversos níveis de organização biológica. É a soma de toda a variabilidade biológica desde os.
Realizado por: Ricardo Francisco.
Meio Ambiente e Edificações
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques Disciplina: Biogeografia FACCAMP
BIOGEOGRAFIA.
Resumo das Correntes Teóricas em Biogeografia
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
Fundamentos em Ecologia Townsend; Begon; Harper (2010) Capítulo 1
Teoria do Desenvolvimento organizacional
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário Definições consideradas “Causa, mecanismo ou restrição que explica um padrão (arranjo de entidades ou eventos no tempo.
Escalas Espaciais e Temporais
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
Problema 01 Grupo 02. Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a.
OBJETIVOS CONTEÚDO.  Agregar conceitos básicos de ecologia, termos e padronização  Capacitar o profissional com uma visão ambiental, ampliando seu raio.
Produção Vegetal Fatores de Produção
Problema 6.
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Gestão Estratégica de Pessoas
Biodiversidade e Conservação 2006/2007 Horas/semana: 3,5 h Teóricas: 2h Práticas: 1,5 h Créditos: 2,5 Maria Helena Almeida 27/2/2007 Ano: 3º Semestre:
Profa. Dra. Karina Schmidt Furieri
Profª Adriana Braz Moreira
Embrapa Monitoramento por Satélite / Indiana University-ACT
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Ciências Naturais – 8.º ano
Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Maria Aparecida Salles Franco
Ecologia de comunidades Padrões e processos
Curso de Ciências Biológicas Licenciatura 5º Período Ecossistemas do ES Professor: Danilo 04 de Março de 2013 Ecossistemas do ES.
Diversidade Biológica
FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
CST304 & SER342- Fundamentos de Ecologia e de Modelagem Ambiental aplicados à conservação da Biodiversidade Responsáveis: Dalton M. Valeriano & Silvana.
Biogeografia e conservação. CE=crisis ecorregions; BH= hotspots; EBA= endemic bird areas; CPD= centers of plant diversity; MC=megadiverse countries; G200=
Transcrição da apresentação:

Ecologia da Paisagem Prof. Herondino

Introdução Ecologia da paisagem é a ciência que estuda e procura melhorar o relacionamento entre os processos ecológicos no ambiente e ecossistemas particulares.  Isto é feito dentro de uma variedade de escalas de paisagem, desenvolvimento de padrões espaciais e níveis organizacionais de pesquisas e políticas. É uma ciência interdisciplinar, integrando biofísica e enfoques analíticos com perspectivas humanísticas e holísticas através das ciências naturais e sociais.

Paisagens Paisagens são áreas geográficas espacialmente heterogêneas, caracterizadas por diversas interações de ecossistemas, desde sistemas aquáticos e terrestres relativamente naturais como as florestas, campos e lagos, até ambientes dominados pelo homem, incluindo cenários urbanos e agrícolas.

Tópicos de pesquisa Os principais tópicos de pesquisa nesta área incluem fluxos ecológicos nos mosaicos de paisagens, uso e mudança da cobertura do solo, a relação do padrão das paisagens com os processos ecológicos, conservação da paisagem e sustentabilidade.

Ecologia da Paisagem O termo ecologia de paisagem(Landshaft ökologie) foi cunhado por Carl Troll, um geógrafo alemão, em 1939 (1950-1960). Ele desenvolveu esta terminologia e muitos conceitos primordiais da ecologia de paisagem como parte de seus primeiros trabalhos, que consistiam em aplicar interpretação de fotografias aéreas a estudos de interação entre o meio e a vegetação.

Heterogeneidade Heterogeneidade é a medida do quanto as partes de uma paisagem se diferenciam de outra quanto à sua configuração espacial. A ecologia de paisagem observa como esta estrutura espacial afeta a abundância dos organismos no nível da paisagem, assim como o comportamento e o funcionamento da paisagem como um todo. Isso inclui o estudo sobre a influência do padrão, ou da ordem interna de uma paisagem no processo, ou a contínua operação das funções dos organismos

Desenvolvimento Teórico Uma teoria central da ecologia de paisagem originou-se de The Theory of Island Biogeography, de MacArthur e Wilson. Tal trabalho considerou a biodiversidade em ilhas como resultado da competição de forças ocorrendo na colonização de uma unidade continental e da extinção estocástica

Biogeografia de Ilhas Os conceitos de biogeografia de ilhas foram generalizados de ilhas físicas para partes abstratas de habitat pelo modelo de metapopulação de Levin. Essa generalização permitiu o crescimento da ecologia de paisagem provendo aos biólogos de conservação uma nova ferramenta para explicar como a fragmentação do habitat afeta a viabilidade das populações. Crescimentos recentes da ecologia de paisagem devem muito ao desenvolvimento dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e a existência de dados sobre habitats em grandes extensões (por exemplo, dados obtidos por sensoriamento remoto).

A Disciplina A ecologia de paisagem se desenvolveu na Europa, através de planejamentos históricos em paisagens humanas. A teoria geral da ecologia e suas sub-disciplinas se focavam no estudo de unidades de comunidade mais homogêneas e discretas, organizadas em estrutura hierárquica (tipicamente como ecossistemas, populações, espécies e comunidades), a ecologia de paisagem foi construída considerando-se a heterogeneidade no espaço e no tempo.