Neurofisiologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Advertisements

SISTEMA NERVOSO.
Curso: Técnico de Contabilidade
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Revisão Neuroanatomia
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Profª Adriana Amorim Colégio MV
Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO SN CENTRAL SN PERIFÉRICO Encéfalo
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO Células do Tec. Nervoso Morfologia do Neurônio
TIPOS DE CÉLULAS DIVISÕES
Transmissão do impulso nervoso em neurônios mielínicos
Sistema Nervoso Central
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
DIENCÉFALO E TELENCÉFALO
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Edilene , Carol e Ana Laura
Componentes do Sistema Nervoso Central
Prof. Regis Romero.
Centro de comando corporal
Ciências A coordenação nervosa– cap. 07 (8ª série)
SISTEMA NERVOSO.
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Edilene , Janaina e Ana Laura
CÉREBRO Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso humano.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Neuro-hormonal
Sistema Nervoso Prof. Juliano Dande
Sistema Nervoso e a fisiologia dos órgãos dos sentidos
Morfofuncional V.
Anatomia Humana Profa Camila
SISTEMA NERVOSO Prof. Víctor Pessoa.
FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO.
Sistema nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
FUNÇÃO SENSITIVA FUNÇÃO INTEGRADORA FUNÇÃO MOTORA
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 3º bimestre - 8º ano
Sistema Nervoso.
BIOLOGIA I.
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
SISTEMA NERVOSO.
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
Tecido Nervoso.
Sistema Nervoso.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Sistema Nervoso.
PROFESSORA: ROSANA MORAES
O Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Aula Tema: Sistema Nervoso.
Diencéfalo.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Células NEURÔNIOS IMPULSO NERVOSO SALTATÓRIO FORMADA PELOS OLIGODENTRÓCITOS – SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) FORMADA.
Sistema Nervoso Profª Ana Gardênia 2. Sistema Nervoso Profª Ana Gardênia 2.
Sistema Nervoso BALA 2011.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso – parte 1
Transcrição da apresentação:

Neurofisiologia

O Sistema Nervoso Central O SNC divide-se em encéfalo e medula. O encéfalo corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo, e tronco cefálico O tronco encefálico se divide em: BULBO, situado caudalmente; MESENCÉFALO, situado cranialmente; e PONTE, situada entre ambos.

Conduz impulsos nervosos Neurônios aferentes Neurônios eferentes Fisiologia 2 SNC - Medula espinhal Conduz impulsos nervosos Neurônios aferentes Neurônios eferentes Reflexos

O Sistema Nervoso Central Os órgãos do SNC são protegidos por estruturas esqueléticas (caixa craniana, protegendo o encéfalo; e coluna vertebral, protegendo a medula - também denominada raque) e por membranas denominadas meninges, situadas sob a proteção esquelética: dura-máter (a externa), aracnóide (a do meio) e pia-máter (a interna).

Sistema Nervoso Central

O Sistema Nervoso Central

SNC Seu funcionamento depende da integridade dos neurônios, suas conexões e dos NT

Neurotransmissor definição São substâncias liberadas pelo terminal do axônio de um neurônio pré-sináptico após desencadeamento do potencial de ação. Estas substâncias através da sinapse atinge a célula alvo, inibindo-a ou excitando-a

Neurotransmissor classificação Excitatórios (aminas , catecolaminas, acetilcolina) Inibitórios ( GABA e Glicina)

Neurotransmissores Neuromoduladores Outros (NO Adenosina) Aminas Biogênicas Aminoácidos GABA, Glutamato Peptídeos endorfinas,etc Monoaminas Acetilcolina Serotonina Catecolaminas Dopamina Noradrenalina Adrenalina http://www.sbis.epm.br/dfisio/fisioneuro/ciencias.htm 11

Neurotransmissores (fontes) Triptofano: carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas Tirosina : O leite e os produtos lácteos são excelentes fontes. Em relação a fontes vegetais, apenas o arroz contém quantidades significativas deste aminoácido.

O Telencéfalo O encéfalo humano contém cerca de 35 bilhões de neurônios e pesa aproximadamente 1,4 kg. O telencéfalo ou cérebro é dividido em dois hemisférios cerebrais bastante desenvolvidos. Nestes, situam-se as sedes da memória e dos nervos sensitivos e motores.

Telencéfalo Em seu desenvolvimento, o córtex ganha diversos sulcos para permitir que o cérebro esteja suficientemente compacto para caber na calota craniana, que não acompanha o seu crescimento.

Corpo Caloso

Telencéfalo A região superficial do telencéfalo, que acomoda bilhões de corpos celulares de neurônios (substância cinzenta), constitui o córtex cerebral, O córtex recobre um grande centro medular branco, formado por fibras axonais (substância branca). Em  meio a este centro branco (nas profundezas do telencéfalo), há agrupamentos de corpos celulares neuronais que formam os núcleos (gânglios) da base ou núcleos (gânglios) basais, envolvidos em conjunto, no controle do movimento.

O Telencéfalo

ESQUEMA DE UM CORTE DO CÉREBRO, MOSTRANDO A SUBSTÂNCIA CINZENTA (CÓRTEX CEREBRAL) E A SUBSTÂNCIA BRANCA A camada externa do cérebro, formada por esta substância cinzenta, denomina-se córtex cerebral.  A parte interna é formada pela substância branca. (exceção bulbo e medula)

Entre os hemisférios, estão os VENTRÍCULOS CEREBRAIS Entre os hemisférios, estão os VENTRÍCULOS CEREBRAIS. São reservatórios do LÍQUIDO CÉFALO-RAQUIDIANO, (LÍQÜOR)

Líquor . O líquor é um líquido claro, com pequenas quantidades de proteína, potássio, glicose e cloreto de sódio. Se o crânio for subitamente deslocado, a densidade do líquor serve para reduzir o impacto entre o encéfalo e os ossos do crânio, reduzindo por meio disso, danos concussivos. Funções Sustentação Amortecimento "limpar" resíduos do metabolismo, drogas e outras substâncias que se difundem no cérebro através do sangue meio de difusão de células de defesa imunológica e de anticorpos.

PIC O crânio é como uma "caixa rígida". Quando a pressão intracraniana é aumentada (por injúria ou hidrocefalia), o crânio se torna excessivamente preenchido (tecido cerebral inchado, sangue, ou líquor) e pode aumentar a pressão sobre o tecido cerebral.

Telencéfalo (função) O córtex cerebral está dividido em mais de quarenta áreas funcionalmente distintas, sendo a maioria pertencente ao chamado  neocórtex.  Cada uma das áreas do córtex cerebral controla uma atividade específica.

Telencéfalo  

Fisiologia 2 Córtex cerebral Homúnculos

Algumas estruturas do encéfalo e suas funções Córtex Cerebral Os lobos são as principais divisões físicas do córtex cerebral: frontal é responsável pelo planejamento consciente e pelo controle motor. temporal tem centros importantes de memória e audição. O lobo parietal lida com os sentidos corporal e espacial. o lobo occipital direciona a visão.

Algumas estruturas do encéfalo e suas funções Córtex Cerebral Pensamento Movimento voluntário Linguagem Julgamento Percepção

Cortex e a trasmissão da dor

Corpúsculos de Ruffini = termo Corpúsculos de Meissner= tato Corpúsculos de Pacini = pressão Corpúsculos de Krause = frio

ARCO REFLEXO

DOR Faz da tua alma um diamante. Por cada novo golpe uma nova face, para que um dia ela seja toda luminosa. (Rogelio Stela Bonilla)

PAUSA PARA O Café

O DIENCÉFALO (tálamo e hipotálamo)

Fisiologia 2 Diencéfalo Figura de Köpf-Maier (2000)

O DIENCÉFALO (tálamo e hipotálamo) Todas as mensagens sensoriais, com exceção das provenientes dos receptores do olfato, passam pelo tálamo antes de atingir o córtex cerebral. Esta é uma região de substância cinzenta localizada entre o tronco encefálico e o encéfalo.

O DIENCÉFALO (tálamo e hipotálamo) O tálamo atua como estação retransmissora de impulsos nervosos para o córtex cerebral. Ele é responsável pela condução dos impulsos às regiões apropriadas do cérebro onde eles devem ser processados. O tálamo também está relacionado com alterações no comportamento emocional; que decorre, não só da própria atividade, mas também de conexões com outras estruturas do sistema límbico (que regula as emoções).

O DIENCÉFALO (tálamo e hipotálamo) O hipotálamo, também constituído por substância cinzenta, é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, sendo um dos principais responsáveis pela homeostase corporal. Ele faz ligação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas endócrinas.

O DIENCÉFALO (tálamo e hipotálamo) É o hipotálamo que controla a temperatura corporal, regula o apetite e o balanço de água no corpo, o sono e está envolvido na emoção e no comportamento sexual.

O DIENCÉFALO (tálamo e hipotálamo) Aceita-se que o hipotálamo desempenha, ainda, um papel nas emoções. Especificamente, as partes laterais parecem envolvidas com o prazer e a raiva, enquanto que a porção mediana parece mais ligada à aversão, ao desprazer e à tendência ao riso incontrolável. De um modo geral, contudo, a participação do hipotálamo é menor na gênese do que na expressão dos estados emocionais.

Algumas estruturas do encéfalo e suas funções Tálamo Integração Sensorial Integração Motora

Algumas estruturas do encéfalo e suas funções Tálamo Recapitulando...  O tálamo recebe informações sensoriais do corpo e as passa para o córtex cerebral. O córtex cerebral envia informações motoras para o tálamo que posteriormente são distribuídas pelo corpo. Participa, juntamente com o tronco encefálico, do sistema reticular, que é encarregado de “filtrar” mensagens que se dirigem às partes conscientes do cérebro.

Diencéfalo - hipotálamo Fisiologia 2 Diencéfalo - hipotálamo Figura de Guyton & Hall (2002)

Algumas estruturas do encéfalo e suas funções Tronco Encefálico Tronco Encefálico é uma área do encéfalo que fica entre o tálamo e a medula espinhal. Possui 3 estruturas como o bulbo, o mesencéfalo e a ponte.

Algumas estruturas do encéfalo e suas funções Tronco Encefálico Funções Básicas: Respiração Ritmo dos batimentos cardíacos Pressão Arterial

O TRONCO ENCEFÁLICO Possui : circuitos nervosos que transmitem informações da medula espinhal até outras regiões encefálicas e, em direção contrária, do encéfalo para a medula espinhal Aprenda: lado esquerdo do cérebro controla os movimentos do lado direito do corpo; lado direito de cérebro controla os movimentos do lado esquerdo do corpo)

O TRONCO ENCEFÁLICO Possui três funções gerais: recebe informações sensitivas de estruturas cranianas e controla os músculos da cabeça regula a atenção, função esta que é mediada pela formação reticular

O TRONCO ENCEFÁLICO Além destas 3 funções gerais, as várias divisões do tronco encefálico desempenham funções motoras e sensitivas específicas.

Diencéfalo Anatomia

O DIENCÉFALO (tálamo e hipotálamo)

O TRONCO ENCEFÁLICO

Algumas estruturas do encéfalo e suas funções Tronco Encefálico Bulbo: recebe informações de vários órgãos do corpo, controlando as funções autônomas (a chamada vida vegetativa): batimento cardíaco, respiração, pressão do sangue, reflexos de salivação, tosse, espirro e o ato de engolir. Ponte: centro de transmissão de impulsos para o cerebelo. Serve ainda de passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro à medula. Mesencéfalo :locomoção

CEREBELO Anatomia Situado atrás do cérebro está o cerebelo, que é primariamente um centro para o controle dos movimentos iniciados pelo córtex motor (possui extensivas conexões com o cérebro e a medula espinhal). Como o cérebro, também está dividido em dois hemisférios. Porém, ao contrário dos hemisférios cerebrais, o lado esquerdo do cerebelo está relacionado com os movimentos do lado esquerdo do corpo, enquanto o lado direito, com os movimentos do lado direito do corpo.

O CEREBELO Função O cerebelo recebe informações do córtex motor e dos gânglios basais de todos os estímulos enviados aos músculos. A partir das informações do córtex motor sobre os movimentos musculares que pretende executar e de informações proprioceptivas que recebe diretamente do corpo (articulações, músculos, áreas de pressão do corpo, aparelho vestibular e olhos), avalia o movimento realmente executado.

CEREBELO Função Após a comparação entre desempenho e aquilo que se teve em vista realizar, estímulos corretivos são enviados de volta ao córtex para que o desempenho real seja igual ao pretendido. Dessa forma, o cerebelo relaciona- se com os ajustes dos movimentos, equilíbrio, postura e tônus muscular.

Algumas estruturas do encéfalo e suas funções Cerebelo Movimento Equilíbrio Postura Tônus muscular

O CEREBELO