Escultura da Grécia Antiga

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO
Advertisements

NATHAN 6 ANO D PROF:MARINA
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Neoclassicismo.
ARTE ROMÂNICA.
MATEUS E LUCAS PROFESSORA: ARIANA 6º C
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
ARTE NA GRECIA.
Escultura Mármore e bronze, marfim e madeira.
Arte Egípcia Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
RENASCIMENTO.
Arte no Egito Antigo.
A Arte no Mundo Ocidental Pré- História
A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.
ARQUEOLOGIA.
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Prof. Everton da Silva Correa
Creta - primeira civilização que surgiu na Europa (3000 – 1100 a.C.)
A História da Matemática
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
Avaliação Mensal 6º A.B : 31/10 6º C : 01/11
A ARTE GREGA.
Arte Antiga TÓPICO 2 Figuras do Texto 1 - A Arte Clássica na Historiografia da Arte.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
ARTE NA GRÉCIA Produção cultural mais livre.
Colégio Da Polícia Militar Trabalho Apresentado ao professor Arthur e Ailton na Disciplina de Historia e Geografia. Trabalho Apresentado ao professor Arthur.
Reviver os ideais da cultura greco-romana
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
CAPÍTULO 3 A ARTE NA GRÉCIA.
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
RENASCIMENTO.
Grécia principais características
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Grécia – séculos VII-V a.C. Pintura
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº. Arthur de História e Ailton de Geografia Victória Melo nº. 31.
Antiguidade Clássica Grécia e Roma Disciplina História da Arte
Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia.
Grécia – séculos VII-V a.C. Escultura
Luiz Henrique Silva de Freitas Nº17 1ºAM Profsº Arthur e Ailton
História da Cultura e das Artes
Grécia                                     
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
O M UNDO C LÁSSICO HISTORIA DA ARTE E DO DESIGN. G RÉCIA O RDEM E H ARMONIA.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Arte da antiguidade clássica
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
EGITO.
Pré - História Profª Patricia.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
Grécia Antiga: O Despertar
Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA.
Arte Grega Trabalho realizado por: Cristiana Araújo Turma:10º12
É formada quer por estátuas, quer por relevos.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
A ARTE GREGA.
Arte grega A arte como patrimônio da humanidade
História da arte: breves considerações
Egito Manifestação artística que teve a sua supremacia na religião durante um longo período de tempo, estendendo-se aproximadamente pelos últimos 3000.
Pré-História Brasileira Prof. Alan. Questionamentos: Como datar a Pré-História Brasileira? Podemos usar a teoria da origem da Escrita como marco de divisão?
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
ARTE GREGA.
Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA.
Transcrição da apresentação:

Escultura da Grécia Antiga Trabalho realizado por: João Gonçalo No âmbito da disciplina de: História da Cultura e das Artes

Índice Escultura Grega Os Perdidos Estilísticos da Arte Grega Período Geométrico (900-700 a.c.) Período Dedálico (650-600 a.c.) Período Arcaico (600-500 a.C.) Período Severo (500-450 a.c.) Período Clássico (450-323 a.C.) Período Helenístico (323-27 a.C.) Os Materiais Utilizados

A Escultura da Grécia Antiga é uma matéria muito vasta que, se fossemos rigorosos podia-mos verificar que a “produção” de esculturas começou desde a Pré-história até à Idade Média mas usualmente fala-se da arte grega a partir do período Dedálico (c. 650-600 a.C.) até ao período Helenístico a cerca de 100 a.C. (quando o país já estava sob domínio romano) porque foi espaço de tempo em que a arte grega começou a ganhar e a definir um estilo próprio. Mais tarde a arte grega teve grande influência na arte romana, em Culturas do Norte de África e alastrou-se à Índia (durante a época de Alexandre, o Grande), definiu muitos dos principais parâmetros de arte da Renascença e do Neoclassicismo e ainda hoje mantém a sua relevância ao nível de toda a cultura do Ocidente.

Os Períodos Estilísticos Da Arte Grega

Período Geométrico (900-700 a.c.) Os primórdios da escultura grega pode ser estabelecida pelo Período Geométrico (c. 900-700 a.C.), quando aconteceram importantes transformações sociais que conduziram á formação das cidade-estado e do núcleo social urbano de onde apareceu a maior parte das obras de arte posteriores a esta época.a Estatueta de guerreiro do século VIII a.C., Staatliche Antikensammlungen,  Munique.

Nesta época, são desenvolvidas muitas coisas entre as quais, o alfabeto árabe, a intensificação do comércio e a Ásia Menor juntamente com o sul da Itália, fundaram muitos templos. A herança que nos foi deixada por este período foram objectos como armas, cerâmicas e estatuetas mas ainda não há vestígios de estatuária de grande porte.

Período Dedálico (650-600 a.c.) Nesta época houve uma evolução em relação ao tamanho das estátuas, vindo provavelmente de uma influência Síria que, naquela época mantinha algum contacto com a grécia e fez notórios desenvolvimentos na estatuáriaficando assim como um referências para as regiões asiáticas romanas. Kore dedálica chamada de Dama de Auxerre, c. 635 a.C., Louvre

O Egito é apontado como outra influência O Egito é apontado como outra influência. Registros informam que escultores de Samos aprenderam a sua arte em oficinas egípcias. O estilo hierático, impessoal e frontal dos egípcios tem semelhanças com as primeiras estátuas de grande porte concebidas pelos gregos durante este período, já com um estilo caracteristicamente grego(xorpo modelado achatado e o desenho simplificado da anatomia), o que reforça a suposição. Mesmo com estas influências prováveis, a escultura grega é em boa parte uma criação original.

Período Arcaico (600-500 a.C.) No Período Arcaico os gregos começaram a esculpir, em mármores, grandes figuras de homens. Primeiramente aparecem esculturas simétricas, em rigorosa posição frontal, com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas. Esse tipo de estátua é chamado Kouros (palavra grega: homem). Kouros Anavyssos, c. 530 a.C., Museu Arqueológico Nacional de Atenas

Príodo Severo (500-450 a.c.) Os braços fanham liberdade e o torço flexibiliza-se em forma de “s” invertido e aparece um melhor detalhe da anatomia. O peso do corpo repousa sob a perna esquerda e a direita mantém o equilibrio. O sorriso é substituido por uma expressão séria nos lábios e aparece a representação da velhice. Cópia moderna do Apolo do Templo de Zeus emOlímpia. O original está noMuseu Arqueológico de Olímpia

Período Clássico (450-323 a.C.) No Período Clássico começou-se a procurar movimento nas estátuas, para isto, começou-se a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore para poder fixar o movimento sem se partir. Surge o nudes feminina, pois no período arcaico, as figuras de mulher eram esculpidas sempre vestidas.  Leocarés: Apolo Belvedere, c. 350-325 a.C.

Período Helenístico (323-27 a.C.) No Período Helenístico podemos observar crescente aproximação ao natural: os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um determinado momento. A grande conquista da escultura do período helenístico foi a representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que detenham nelas a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados.. Laocoonte e seus filhos, c. 200 a.C., Museus Vaticanos

Os Materiais Utilizados Ao longo dos tempos os materiais de “construção” da escultura grega foi evoluindo, conforme as suas nessecidades. Começõu-se, no inicio, por utilizar a Madeira o marfim e metais preciosos evoluido para a terracota, de seguida para o bronze, o mármore e na fase final desta evolução dá-se tambem a utilização das pedras raras como elementos decorativos da escultura.

Fim